sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Desapareci do Facebook

Pois é... hoje, por instantes desapareci do Facebook. Demorou menos do que 30 minutos, mas para dizer a verdade pareceu uma eternidade. Não sei porquê nem porque sim, mas de uma hora para a outra, o meu facebook bloqueou e  pôs-me a pedir que identifica-se uma data de amigos e depois... puff! Foi mesmo ao ar!

Naqueles instantes, fiquei a modos que "em pânico".. será que posso dizer que esse foi um estado que me acompanhou!?!?!... Bem, não digo pânico-pânico, porque não há nada de grave em se deixar de ter um perfil de facebook: ninguém fica doente, ninguém morre, ninguém fica desnutrido... mas a verdade é que uma pessoa sem facebook parece que deixa de ter referências e que fica completamente só e no vazio! Já estava a dar por mim, a pensar como se chamavam os meus 2 mil e tal amigos, as mensagens que tinha pendentes, os contactos para isto e para aquilo, as reuniões e os projectos que tinha pendentes... bem, um sem número de coisas que o facebook nos oferece, mas que de um momento para o outro parece que de forma simples e rápida nos diz "Não! Eu é que tenho o poder na mão!" E é verdade!

Imaginam a quantidade de informações que um facebook tem?! A quantidade de pessoas, dados, referências que o facebook nos dá? Mesmo nos casos de pessoas que não o usam muito... Pois é, tudo é para o bom e para o mal! E hoje, garanto-vos que fiquei a modos que atrapalhada!

Depois, lá segui os passos que me pediram, nomeadamente enviar o meu nome completo com um documento de identificação a cores! Bem, achei esquisito... "Então vou mandar o meu cartão do cidadão para o facebook?" E mandei... e claro que mandei, porque realmente eu e todos nós, estamos nas mãos do facebook... e quando dizemos do facebook, dizemos do gmail, da net, do nosso utilizador do pc, de alguém que entra no nosso computador e que fica com acesso a tudo! Neste momento, a informática é uma rede que nos conhece melhor do que nós mesmos a nós!

Se formos a ver... temos o cartão de débito que diz o que comprámos, onde comprámos... e depois a via verde que nos diz onde andámos... e o nosso telemóvel que tem um código que diz onde estamos... e o nosso gps... e as facturas do telemóvel e telefone que diz os números para onde ligámos... já para não falar do nosso cartão do cidadão que tem um chip, mas não sabemos ainda para quê!... 

Ui... isto é que é uma vida! Qualquer dia vamos viver como no filme do Gatacca! Se não viram, não percam, mesmo!!!! http://www.youtube.com/watch?v=e3-UC-VEaFI


4 comentários:

  1. Espero que não tenhas mandado mesmo! Porque, como é óbvio, se nunca o FB te pediu uma confirmação de identidade, porque iria pedir agora? Trata-se um virus, ao que sei,resultado de uma qualquer aplicação que instalaste.
    Quanto ao resto, o Big Brother que descreves, há anos que o combato, mas ninguém é santo na sua própria terra, muito menos se for avisando que as "comodidades" modernas são perigosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o que lá dizia era para enviar um documento com a foto e nome completo, mas como os restantes dados rasurados... pois e foi o que fiz!!! :(
      Não instalei nada de nada... e não percebo porque fui bloqueada.. concerteza o melhor é avisar o próprio facebook para me tirar de desenganos...
      Grata pelo aviso! :)

      Eliminar
  2. Fiquei preocupado com essa situação porque que eu saiba o Facebook não anda a pedir documentos de identificação a ninguém. Há pouco tempo atrás, soube de um familiar que não conseguia aceder ao Gmail, então apareceu uma mensagem a dizer que se quisesse ter acesso devia enviar um documento de identificação, e ele enviou.
    O que aconteceu consigo, com o meu familiar e outras pessoas é um crime e como tal deve ser comunicado à polícia judiciaria.
    Veja o Help do Facebook relacionado com a segurança: http://www.facebook.com/help/phishing

    Aconselho-a a criar uma password comprida e complexa, do género: a1B?37UxT... ainda mais comprida! Altere também a pergunta/resposta para recuperação da password, se tiver.
    Seja no que for, evite passwords simples. Infelizmente, o Mundo não tem apenas azul. A prudência faz parte da sabedoria, use-a!
    Mais uma vez, aconselho-a a comunicar o sucedido à PJ, porque algum mafioso roubou-lhe o seu documento de identificação mais importante.
    Fique bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... o facebook disse para enviar o documento, com o nome completo e foto, mas com os restantes dados rasurados... e foi o que fiz! Estive a ler isso que me enviou...
      Vou fazer o que me aconselha e perguntar ao facebook... a ver se tal situação é possível.
      Grata pela preocupação! *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.