sábado, 29 de setembro de 2012

Comunidade 11 - Natha: Escola de Yoga e Tantra

Quase na recta final do meu projecto, cheguei hoje, (depois de ter ido à feira de trocas de Lisboa) ao meu próximo destino, nestas andanças das comunidades, Natha: Escola de Yoga e Tantra que se situa em Lisboa, pertinho do El Corte Inglês. A Natha faz parte de uma rede internacional de escolas espirituais e de Atman (Federação Internacional de Yoga e Meditação), que se dedica ao ensino do Yoga antigo, meditação e Tantra. (Ver mais em http://www.academiadeyoga.pt/web/inicio.html e https://www.facebook.com/NathaPortugal?fref=ts)

Eu já fiz Yoga algumas vezes e até diferentes tipologias de Yoga, mas para vos dizer a verdade não sei as que fiz. Pela pesquisa que fiz na internet há 40 tipos de Yoga (ver mais em http://yogaequalidadedevida.wordpress.com/2009/03/16/40-tipos-de-yoga/), por isso, para uma leiga como eu, é difícil perceber que tipo de Yoga já experimentei! :) 

Yoga quer dizer "união" (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga), união do corpo e da mente! Já Tantra, dividindo o "Tan" que significa "expansão" e o "Tra" que significa "libertação", significa o desenvolvimento integral do ser humano na perspectiva física, mental e espiritual. (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tantra)

E cá estou eu, nesta minha última comunidade, que apesar de ser no centro de Lisboa, define-se como um Ashram, ou seja, "comunidade formada intencionalmente com o intuito de promover a evolução espiritual dos seus membros, frequentemente orientado por um místico ou líder religioso." (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tantra)

Desculpem a quantidade de links, mas nem todos os termos sei explicar por palavras minhas, porque são muitas definições e ainda por cima, com nomenclatura estrangeira... é mais difícil! Mas vou tentar sempre que possível, explicar o melhor que souber.

Cheguei num dia muito interessante, porque hoje, ao final do dia houve duas actividades: meditação em espiral yang e uma palestra sobre 2012, dada pelo Fundador da Escola Natha em Portugal, Swami Mahalayananda.  A meditação em espiral yang é "uma meditação única, onde as pessoas estão de pé numa formação em espiral organizada de acordo com os signos astrológicos. Para apoiar a meditação, pode ser apresentada música dinâmica e a meditação dura cerca de meia hora." E para mim, foi mesmo único. Já tinha feito várias meditações grupais em várias comunidades onde estive e até mesmo noutros encontros onde fui convidada, mas nunca tinha feito nenhuma em espiral, de mãos dadas... Foi muito bom! Senti uma energia muito grande a correr-me pelas mãos e houve até momentos que senti estar a mover-me sem minha intenção corporal, como se fosse apenas e só a força do grupo.

A palestra de 2012 foi muito interessante, também! Falou-se das "previsões" do calendário Maya e de outros tipos de previsões que marcam este ano, como um ano, de possibilidade de mudança e de transição para outros tempos. Não considerados como "fim do mundo", no sentido do fim do mundo, mas sim um "fim do mundo", com possibilidade de nascimento de uma nova era e de um novo mundo, ainda desconhecido de todos, mas à porta para entrar!

O meu projecto acaba no dia "D", o tal dia do calendário Maya, dia 21 de Dezembro, que é visto como o fim do mundo, ou pelo menos o fim "deste" mundo! Para mim, certamente que vai ser o fim do meu mundo de um projecto, que tem a duração de 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto, com 1111€ e muitas trocas... Depois... depois de finalizar às 22h01 (ou seja, 10h01 p.m.) logo verei qual será o meu próximo "novo mundo"!

Mais algumas explicações sobre a Escola de Natha, onde comecei a viver hoje! http://www.youtube.com/watch?v=HEL-kGQSBKk

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.