domingo, 19 de agosto de 2012

Dias trocados

A minha vida tem sido tão diferente e com mudanças tão repentinas, que eu nem sei muito bem o que é rotina, normalidade, casa ou vida! Bem, vida é tudo isto e nada disto... O que quero dizer é que a única coisa que sei neste momento é para as comunidades que vou. Agora quando vou, o que vou fazer entre as comunidades, como vou lá chegar, o que lá vou fazer nelas, etc... Nunca sei... não sei nada de nada! Saídinha do Fojo julgava que ia directamente para a 8.ª comunidade, mas nada disso... optei por descansar dois dias na casa da tal minha amiga, na Casa Raíz em Avecasta, que já aqui tinha falado e que volto a falar... porque isto é mesmo um descanso para a alma! (Ver mais em: https://www.facebook.com/pages/Casa-Raiz-Guest-House/222880011107886)

Hoje o dia foi de puro descanso... comidinha maravilhosa ao ar livre, internet para actualizar as minhas publicações no blog, leitura do meu livro, ida a um rio lindo chamado Rio Nabão na Nossa Senhora das Lapas, uma sesta da parte da tarde, etc etc.... só coisas para confortar a alma e o corpo do cansaço físico que venho a sentir.

E porque vos digo que os meus dias estão todos trocados, como se de vidas diferentes se tratassem? Ora vejamos as diferenças entre locais onde vou habitando:
. Num local sem electricidade, passo para umas torradinhas com manteiga, a sair da torradeira
. Num local onde durmo na tenda de campismo partilhada com a minha cadela, cheia de pêlos e folhas e terra, passo para uma cama com lençóis lavados num quarto que tem quatro vezes o tamanho da minha tenda
. Num local onde há um tanque onde se lava a roupa à mão, passo para roupa lavada na máquina de lavar com um detergente muito cheiroso
. Num local onde bebo água de uma fonte maravilhosa (porque a verdade é que não quis beber o vinho maravilhoso que por lá havia) bebo sangria de champanhe com amoras 
. Num local onde lavo os dentes com pasta de pó de argila, passo para a pasta de dentes com sabor a mentol
. Num local onde vejo um céu lindo e maravilhoso cheio de estrelas, passo para um pôr-do-sol vermelho com nuvens desenhadas no ar

Não consigo dizer que um sítio é melhor que o outro... um onde me sinto melhor do que o outro. Nada disso. Não é isso que se prende nesta minha associação de ideias, mas sim, de que a minha vida muda em fracções de segundos de um oposto para outro, como se fossem vidas diferentes. E eu gosto! Gosto da mesma forma da água da fonte fresquinha e com um sabor verdadeiro a água e ao mesmo tempo adoro a sangria de champanhe... finíssimo! Gosto de dormir no meio do campo e abrir o fecho éclair da porta da minha tenda e conseguir ver as estrelas deitada no meu colchão de ar, mas também gosto de abrir a janela do quarto e ver as borboletas na rua... E gosto de andar descalça no chão de tijoleira, mas também no meio da terra e das pedrinhas, ainda que não esteja totalmente habituada! E gosto de tudo... e gosto do melhor dos dois mundos... e sinto-me pertencente aos dois.. e sinto-me bem e una com tudo e com todos... (Bem, tem dias... há dias e dias, claro!)

... E para finalizar este dia de descanso do guerreiro, quero partilhar convosco um parágrafo que li, do livro do "Dormi nu é ecológico" onde me revejo até ao tutano... aqui vai:

"Antigamente ficava ansiosa com as coisas que tinha de fazer, as lojas a que tinha de ir, as pessoas com quem tinha de me encontrar, os produtos que tinha de comprar, as ementas que tinha de elaborar e por aí adiante. Agora sei que um frigorífico vazio não se traduz num estômago vazio, nem tão pouco uma carteira vazia significa armário vazio - na verdade, quanto menos coisas tiver na minha vida, mais preenchida me sinto, o que pode parecer budista e forçado, mas nem por isso deixa de ser verdade." (Vanessa Farquharson)



5 comentários:

  1. É sempre bom ler o "Diário de bordo" das suas aventuras. É um sinal de mudança positiva, que afinal há luz, além das trevas dos telejornais.
    Li esse livro quando saiu, porque me identifiquei com ele, pelo menos numa coisa: há muito tempo que durmo nu. Apesar disso, tenho muitos pijamas, que a minha mãe fazia questão de me oferecer, mas não os uso, pois gosto de dormir livre, até mesmo no Inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troque os pijamas... ainda ha quem nao durma nu! Eheheheeh...

      Eliminar
  2. Mas porque e que as pessoas nao sao todas "geniais" como a Andresuska ou pelo menos mais banais dentro da linha conservadora, nao pensar usar o Believe para promoçao dos seus interesses pessoais, negocios expressos,e trocassem ideias,ouvissem os sentimentos preocupaçoes dos outros, isto e, fose um espaço partilhado,fraterno,enriquecedor.Eu sou a Amelia e se nao achar isto bonito nao levo nada a mal a exclusao.Bjs ja lhe enviei uma surpresza minha para o seu mail!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas sao todas diferentes... e eu tambem nao sou perfeita... :) Logo que puder e tiver mais net vou ver o seu email com amor e carinho, sim? Besito*

      Eliminar
  3. Tens uma cadelinha muito querida!
    Infelizmente, em pouco mais de uma semana fiquei sem as minhas duas, já velhinhas…
    Julgo que uma morreu com saudades da outra.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.