segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Comunidade 7 - Fojo

By weheartit
Ora bem, eu mais pareço uma hospedeira que anda sempre com a mala às costas, como se de um caracol fosse. Bem, não sou uma hospedeira, porque me transporto por via térrea, mas como não sei se as hospedeiras da "terra" se chamam hospedeiras, fica aqui esse nome. Bem, vocês perceberam a ideia, né? 

O que quero dizer com isto tudo é que não páro quieta e neste mês de Agosto estou a correr tudo e mais um par de botas... aliás, galochas, porque já troquei umas belas galochas esta semana, onde vou estreá-las nesta próxima comunidade: o Fojo. Como diz a descrição do blog da comunidade, "O Fojo é um espaço onde se pode escutar o silêncio interior e partir em busca da realização como seres humanos ao cuidar da terra e das pessoas, com amor e partilha. Através da observação, do design, da acção e das experiências, através da arte e de fazer a nossa parte, pois só assim, juntos e ligados à natureza, podemos crescer. O Fojo é ainda um espaço vocacionado para a realização de cursos, workshops, voluntariado, actividades, encontros, visitas..." (Ver mais em https://www.facebook.com/ofojo.permacultura e http://www.o-fojo.blogspot.pt/)

Estou bastante animada com a minha ida para esta comunidade, porque desde o início que escolhi as comunidades, gostava que houvesse uma, onde aprendesse mais sobre permacultura. Já tive em várias onde têm a permacultura como base, como por exemplo, Tamera, Aldeia das Amoreiras, Awakened Life Project e Simplicidade Voluntária, mas julgo que aqui no Fojo vou aprender mesmo muito, porque tudo o que envolve este espaço, é baseado nos princípios da permacultura, desde a horta, a construção das casas, os espaços e ainda por mais, porque fazem cursos de permacultura várias vezes por ano! Enfim... acho que de uma vez por todas vou aprender mais sobre o que é a permacultura, na permacultura em acção. Assim em traços gerais, sei que a permacultura é uma agricultura permanente, que está verdadeiramente equilibrada com todos os elementos e animais da natureza, mas convenhamos que isto não me ajuda muito a saber como fazer camas elevadas ou como a fazer bio-construção ou a ter as galinhas num galinheiro andante que vai preparando o terreno para o semeio. Por isso, preciso de aprender, mais e mais! (Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Permacultura)

Para saberem mais sobre esta comunidade, faz favor de ler o artigo que a Quercus fez sobre este espaço: https://www.facebook.com/notes/o-fojo-permacultura/o-fojo-na-imprensa-entrevista-a-maur%C3%ADcio-e-filipa-do-fojo-jornal-quercus-julhoag/340653059348079

Vejam também este vídeo, quando a comunidade ainda era "um sonho" em Janeiro de 2010: http://www.youtube.com/watch?v=uJBvMLlXtdI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.