quarta-feira, 25 de julho de 2012

Vergonha de pobreza

"Algumas pessoas são tão pobres, tudo o que têm é dinheiro."
Muitas vezes pergunto-me porque há pessoas pobres... e porque há pessoas ricas! E o que é a riqueza e o que é a pobreza! E se é o que achamos ou o que estamos habituados a pensar que é! 

Bem, isto parece muito filosófico, mas o que  gostava de partilhar hoje é sobre a "verdadeira pobreza". Claro que há pobreza daquela que não há volta a dar... aquela pobreza em que as pessoas estão tão frágeis, doentes fisicamente e mentalmente que não há forma de conseguirem trocar as voltas à vida... Mas há aquela pobreza, aquela que vos quero falar hoje, a pobreza envergonhada!

. Aquela que tem vergonha de dizer que está desempregada porque "o que é que os outros vão pensar..." e por isso fecha oportunidades de emprego!
. Aquela em que a pessoa tem um "grandaaaaaaaa" carro de uma marca muito conceituada, mas depois não tem dinheiro para a gasolina, porque gasta muito na prestação do mesmo e por isso, é melhor ter o grande carrão estacionado à porta em vez de passear com a família no fim-de-semana. Conclusão, todos fechados em casa a ver televisão.
. Aquela que comprou uma casa num zona "in" para poder colocar a morada com o código postal de uma zona fashion, mas no fundo, a prestação é tão alta que mal se tem dinheiro para comer.
. Aquela que vai buscar roupas a lojas de marca para "empréstimo" em eventos públicos, mas que a roupa não é devolvida, ou se é, volta a ser vendida... porque até é fashion alguém comprar uma roupita a centenas de euros, mas usada por alguém de capa de revista.
. Aquela que marca encontros para buscar comida, mas nunca em zonas públicas, porque "o que é que os vizinhos vão dizer"!
. Aquela que almoça e janta todos os dias em restaurantes de luxo, mas fica-se a dever para a vida... 
. Aquela que tem uma grande vivenda, mas que recupera a garagem com uma cozinha, sala e casa-de-banho onde se passa a viver para não se sujar a casa "verdadeira".
. Aquela que se tem várias salas com tudo o que é do bom e do melhor, mas depois essas salas não podem ser usadas pelas "visitas" nem pela família, pois as cadeiras não são para se sentar, nem o chão para se pisar, porque "foi muito caro".
. Aquela que tem dinheiro no banco, muitoooooo, se compra tudo do bom e do melhor, mas depois vive-se isolado, com a família afastada, sem amigos e não se fala aos vizinhos, porque apenas e só porque "ninguém tem nada a ver com a minha vida e eu tenho dinheiro, logo posso ter o que quiser, sem precisar de ninguém."
. Aquela que mete um filho num colégio conceituado, mas depois não se passa sequer 1 minuto por dia com a criança, porque para isso está lá a ama, a professora, a tutora, a explicadora, o golf, a natação, os escuteiros, a catequese, o ATL, a música, o teatro... entre outros! E que sendo assim, realmente não há 1 minuto que sobre!
. Aquela que se casa por dinheiro, para ter a vida assegurada, tudo do bom e do melhor, mas no fim, não se tem nada, porque não se consegue um beijo de forma gratuita...
. Aquela que se tem dinheiro para comprar tudo e mais um par de botas ao nosso filho, desde a playstation, a wii, o computador, o telemóvel, a roupa, os brinquedos, etc etc... mas depois não se sabe há quanto tempo se deu um abraço.
. Aquela em que se "vende" a imagem em beberetes, inaugurações e afins, para se ter roupa assegurada e comida para aquele dia, mas que depois se chega a casa e nem sequer pão há... e em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem... razão!
. Aquela em que fica em casa à espera do subsídio de desemprego e do subsídio social e se vai inscrevendo em cursos e mais cursos, para prolongar o dito subsídio até se chegar aos 50 anos e ter-se trabalhado no máximo 2 anos seguidos. (porque assim se assegura melhor o dito subsídio).

Muitos e muitos mais casos vos podia dar de tudo o que tenho visto e ouvido... e vivido! Não julguem que estes casos são da minha imaginação... nada disso, tudo é baseado na vida real! São casos pobres de vida!!!... 

Ainda nos devemos continuar a queixar que não temos dinheiro? http://www.youtube.com/watch?v=i22DvoyuCOc

4 comentários:

  1. Andas a escrever Português/Brasileiro?

    Muitas vezes me pergunto porque há pessoas pobres!
    Muitas vezes pergunto-me porque há pessoas pobres!

    Beijoca
    Sérgio Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... tens razão... acho que ando toda trocadinha com a língua também... será que o acordo ortográfico se está a apoderar de mim?! Eeheheheh.. Grata pela "correcção"! Besito*

      Eliminar
  2. Eh Eh! Já conhecia essa frase das pessoas que são tão pobres que só têm dinheiro. Quando encontro um avarento rico, costumo usar essa frase:)
    Gostei deste texto!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.