sábado, 21 de julho de 2012

Pinturas "loucas"

Hoje fomos (eu e muitos belivadores... mais do que 11) "pagar" uma troca que havíamos feito em Abril, para empréstimo do espaço da feira de trocas Believe in Smile no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (o  conhecido Hospital Júlio de Matos). Ou seja, a feira de trocas de Abril foi realizada num espaço gentilmente cedido pelo Hospital, e em troca, os belivadores que quisessem pintariam o muro à volta do Júlio de Matos.

Não seria tão interessante, se não fossem considerados os diversos factores:
- pintura do mural, que vai ser considerado, o maior mural artístico da Europa, pois é o que delimita 22 hectares do centro hospitalar
- a pintura ser feita em conjunto com doentes do hospital
- oferta de uma sardinhada fantástica (com direito a caldo verde, pimentos assados e arroz doce) no final do trabalho feito

Bem... foi fantástico! Primeiro, porque os belivadores que apareceram mal se conheciam presencialmente, sendo apenas conhecidos do grupo do Troco 1 hora e depois porque é sempre bom juntar os belivadores em todas as ocasiões e mais algumas. :)

O facto de fazermos esta actividade em conjunto com os doentes do hospital foi também muito enriquecedor... pois, o trabalho de equipa esteve presente, bem como a tolerância para com as pessoas que naquele espaço habitam! Por causa deste assunto, ponho-me sempre a pensar se de facto, os verdadeiros "loucos" são os que estão delimitados por aquele muro de 22 hectares ou andam mesmo é cá fora ao Deus dará, sem ninguém ter noção disso... ?!!?!? Por outro lado, julgo que se formos a comparar a "loucura" de muitos que estão fora dos muros com a "loucura" dos que estão dentro, não sei quem ficará a ganhar... 

Quando tirei a minha licenciatura, estagiei durante um ano, no Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda na secção feminina do internamento. Foi um trabalho super aliciante, mas muito desgastante. Aliciante, porque no meio daquela bela quinta, com gatos em todos os cantos (porque os gatos ajudam a trazer tranquilidade em pessoas que sofrem de doença mental e até noutras doenças... ver mais em http://gatos-e-gatinhos.portais.ws/felinos_ajudam_prev_miocardio.html) havia sempre alguém que acreditávamos ser possível tirar de lá, reabilitar, angariar nova vida e nova força para recomeçar. Por outro lado, desgastante, porque todos os dias se via os mesmos olhos mortiços, as mesmas posições, as mesmas rotinas... numa espera do fim!

Nestes ambientes psiquiátricos não há nada que me faça ter medo, ou receio ou repúdio... nada mesmo! Mas há uma coisa com que lido muito mal... que é com o olhar dos doentes. Aqueles olhares, não têm a ver com a doença propriamente dita, mas têm a ver com a medicação tomada, que tira o brilho dos olhos, a pupila intacta e a ausência da força da ligação entre dois seres humanos! O olhar sente-se na falta!

Apesar de não termos usado o azul nas pinturas, as batas que o hospital forneceu eram azuis... por isso, o espírito da "coisa" ainda ficou mais demarcado e acho mesmo, que deixámos um bocadinho de "belivação", que mais não seja na "assinatura" do mural com a frase: "Acreditar é o que está a dar."

Ainda sobre este tema, aconselho-vos vivamente a lerem um livro fantástico intitulado: "Como tornar-se doente mental" (ver mais em http://www.wook.pt/ficha/como-tornar-se-doente-mental/a/id/182129) onde explica passo a passo, como se de dicas se tratassem, como ser obsessivo-compulsivo, depressivo, bipolar ou esquizofrénico, de forma simples e rápida... Leiam e divirtam-se... é mesmo muito cómico e bem disposto, além de que tem um fim, "fabulástico"!

"São os loucos... de Lisboa..." http://www.youtube.com/watch?v=IEUkv7tLALM


2 comentários:

  1. Grande Andresa ! Parabéns pelo magnífico projecto ! :) A troco de nada fica aqui um grande beijinho azulado cheinho de saudades! Que continue tudo a correr sempre pela melhor! João de Vasconcelos ( comp.dos loucos :) ) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Um sorriso em troca do beijinho azulado!!!
      Fica bem!!!!!!!!!!! ****

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.