domingo, 22 de julho de 2012

A maternidade é uma coisa mágica!

A minha Luna Olive teve filhotes! Bem, não foi hoje dia 22, mas sim dia 20 mais propriamente quando eu tinha acabado de chegar da vivência da 5.ª comunidade! E são 5 rebentos muito giros!

Filhos do mesmo pai, (porque cá em casa, o casal dos gatos é totalmente monogâmico) saíram 2 laranjas, 1 preto e branco, 1 branco e 1 cinzento muito escuro! O pai é preto e branco, por isso, sabe-se-lá de onde vem o amarelo... Deve ser da mãe que é uma "salganhada" de cores!

Tive muita pena de não os ver nascer... muita mesmo! Nunca assisti a nenhum parto e gostava imenso de ver a sabedoria da minha gata, que ainda nem sequer tem 1 ano, a lidar com esta primeira experiência materna. Mas assim é a vida de trocas, não se pode estar em todo o lado! 

Quando cheguei a casa, tinha a mãe, os filhos e o pai todos na mesma caixinha, feitos família feliz! E do lado de fora, a minha cadela a querer cheirar tudo e a ganir baixinho, porque não estava a perceber os novos sons cá de casa (o miar chorando destes bebés felinos). 

Agora somos 10 bichos cá em casa: eu, a minha companheira de casa, a minha cadela Azeitona, a Luna Olive, o Poppey Olivier e os 5 gatinhos que não têm nome, mas para mim são todos uns "jeitosinhos belivadores"! E são tão fofos! E reguilas (principalmente os laranjas) na competição ao leite! E têm os olhos tão fechadinhos... e tanto pêlo que já têm! (Tudo descobertas que eu fiz, porque não tinha a mínima ideia de como é que os gatos vinham ao mundo.)

Neste momento, a minha vida "ainda" está santa... eles mal se mexem, não saem da cama onde está a mãe, as fezes que fazem a mãe come, só se alimentam do leite materno, por isso, nada de despesas e sujidades... mas daqui nada... Ui... Vai ser lindo, vai!!! 10 bichos num T1! Salve-se quem puder!

(PRECISO DE DONOS BELIVADORES, URGENTE.............. HELP)

Toda esta minha nova experiência fez-me pensar em muita coisa nova... (passando a redundância)
- como a natureza é perfeita, tudo se recupera, tudo está certo, tudo é o que é. O leite serve para amamentar, as fezes dos filhos são comidas pela mãe, as maminhas são muitas para dar para todos,  etc etc etc... 
- como as mães "bichezas" já têm todo o conhecimento inato, do processo pré-parto, parto e pós-parto, sem necessitarem de cursos e cursinhos de acompanhamento da gravidez ou de consultas preventivas da depressão pós-parto, ou problemas de auto-estima corporal e afins... Têm tudo lá dentro... é o que tem de ser... com a aprendizagem ao ter a maior calma do mundo, deixando os bebés chorarem de vez em quando... saindo de ao pé deles para tratar de si... estar totalmente disponível na amamentação... gostar de ali estar (reparei que a minha gata durante o processo de amamentação está constantemente a ronronar...)... ter prazer em ser mãe, sem complicações do "Será que é a altura certa? Será que sou nova? Será que sou velha? Será que vou ter complicações? Será que precisarei de "epidural"? Será que o pai vai aceitar bem as crianças?..." É aquilo que é.... e pronto, é o que temos!
- como os bebés começam tão pequeninos com a competição inata da alimentação e quando já se defendem e procuram naquilo que pretendem alcançar, mesmo sem conseguirem ver... lá vão eles às apalpadelas... porque afinal, viver é andar às apalpadelas em caminhos por vezes pouco seguros! :)
- como cada vez mais, temos de deixar rolar o que a natureza quer e pensou para nós. Por exemplo, disseram-me que geralmente quando as gatas têm muitos filhos (como é o caso da minha) morrem de cansaço e de tanto leite que dão e por isso, muitas pessoas, não deixam viver alguns filhotes para que a gata sobreviva. Quando me disseram que talvez fosse algo para eu fazer... só o facto de pensar sobre isso... me arrepiou os "pelinhos" todos que tenho! Não era/sou mesmo capaz! Por isso, a minha resposta foi que veríamos o que acontecia... veríamos o que a natureza guardava para nós... para a minha gata e para os seus gatinhos. Claro que a primeira noite foi quase toda em claro, cada vez que via um a chorar... lá ia eu ver o que se passava! Dava água e comida à minha gata-mãe, compunha a roupa, etc... mas quando dei por mim, a pensar que devia limpar um "cócó" que um deles tinha feito, pensei: "Andresa, essa não é a tua função... não interfiras." E assim foi... agora estão por conta deles.... mas eu estou de olho e de vez em quando faço umas festinhas à mãe para ela ronronar ainda mais! :)

Cada vez mais tenho pensado em fazer ou não um método contraceptivo para um dos meus gatos... mas sinceramente ainda não me decidi. Não queria fazer operações para que ficassem "incompletos" e também não lhes queria dar químicos... Se soubesse que tinha sempre uns futuros donos belivadormente azuis, tomava a decisão de deixar andar... deixar ser a natureza a comandar! A ver vamos... vou continuar a reflectir!

E hoje deixo-vos o meu vídeo preferido de sempre... com gatos!!!! Espero um dia fazer isto a um dos meus bebés... depois filmo e publico no youtube, boa? Espero que se riam tanto como eu ri... e pus o meus colegas do meu antigo trabalho, a rir! http://www.youtube.com/watch?v=CwFN4bl2wvA

6 comentários:

  1. Oh Andresa... :)
    Percebo que tenhas dúvidas sobre os métodos contraceptivos, mas há tantos, mas tantos gatinhos nas associações a precisarem de donos e são tantos também que morrem eutanasiados nos canis/gatis das câmaras e atropelados... Um horror...
    E já viste que tens uma mãe adolescente?
    Não penses mais e esteriliza-os. Deixa os donos livres para os bebés que não se podem evitar.
    Fala com qualquer vet sobre a questão da esterilização. Não lhes acontece nada de mal... :)

    Agora que já cá estão, aproveita bem a delícia de ver os bebés crescer :) Espero que arranjes óptimas famílias para eles.

    Um beijinho e tudo de bom para ti,

    Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... percebo algumas ideias... mas há outras coisas que não acho correcto ao esterilizá-los! Vou pensar no assunto... aliás, ando a pensar há dias!
      Grata pela preocupação*

      Eliminar
  2. Curioso... há alguns dias veio parar cá a casa um gatinho siamês de olhos azuis. Já o adoptamos. É cá um brincalhão!
    O meu cão também foi adoptado e devo dizer que são os melhores companheiros de 4 patas, pois ficam muito gratos a quem os acolhe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhos azuis?!!?!? Então é mesmo um belivador!!!! E faz companhia ao cão que é muito bom!!!
      A minha cadela adoro os meus gatos todos!
      Besito*

      Eliminar
  3. Ainda sobre a esterilização: http://www.felinus.org/fileDump/FOLHETO_ESTERILIZACAO.pdf

    Beijinho,

    Helena

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.