segunda-feira, 2 de julho de 2012

Comunidade 4 - Awakened Life Project


A minha semana à troca é na chamada Quinta da Mizarela, bem pertinho da Benfeita e que me deu um trabalhão cá a chegar, de tão perdida que andei. Eu bem sabia as indicações do GPS, mas devido aos meus últimos acontecimentos com o dito cujo, nem sequer tentei experimentá-lo. Portanto, um caminho que se fazia em meia hora, foi mais ou menos 1 hora e meia de tanto andar para trás e para a frente nos caminhos da serra. J

O que interessa é que cheguei!... E cheguei a um sítio lindooooooooooooo... uma encosta linda e verdejante com uma paisagem a perder de vista. Umas casas de pedra espalhadas nessa mesma encosta, com hortas, animais e um verde a perder de vista.

Este projecto chama-se Awakened Life Project (ver mais em http://awakenedlifeproject.org/) e vivem por cá 7 pessoas de várias nacionalidades a tempo inteiro, mas durante o ano têm várias estadias de voluntários que vão ficando diversos períodos de tempo. O Awakened Life Project é baseado no estudo de Andrew Cohen e tem como premissa, a evolução consciente, ou seja, uma cultura que ultrapasse o ego (sendo que ego é considerado como a parte de nós que insiste na separação e na limitação).

Em Abril, tinha feito um workshop de um fim-de-semana com este casal que está à frente deste projecto e uma das coisas que eles disseram foi: “Sê a mudança que queres ver no mundo.” (Ghandi) Outra frase interessante foi “Nós só mudamos a outra pessoa, desde que nos estejemos a mudar a nós próprios.” Muito interessante esta tomada de consciência e esta forma de viver em comunidade, tendo como objectivo, cada um de nós ser um melhor ser humano.

Da parte da manhã, ajudei na horta de permacultura... Estive a apanhar a relva que cresce de forma desordenada no meio do terreno cultivado. Bem... realmente é preciso saber-se de tudo, até para se saber arrancar relva, temos de ter conhecimento: arrancar pela raíz, dividir a raíz da parte verde, colocar a parte verde novamente no terreno cultivado e a raiz longe do terreno cultivado. E saber distinguir relva do resto das “coisas” verdes é um grande mistério... porque por exemplo, até é parecida com o milho e por isso não vale a pena nos enganarmos a arrancar aquilo que não é. É assim... tudo na vida tem uma ciência e uma forma de saber fazer! Tudo!

O almoço foi sobretudo comida crua, pois aqui, a alimentação é sobretudo crudívora. Saladas diversificadas algumas com plantas selvagens, mas comestíveis, paté de cenoura, bolachas integrais, azeite para temperar, chá para acompanhar e fruta ou nozes, para sobremesa.

Da parte da tarde, consegui descansar um pouco e depois à tardinha, fui ajudar a fazer o jantar, pois era a minha tarefa do dia. Aqui há várias tarefas diárias, tendo cada pessoa de fazer uma por dia, tais como: fazer pequeno-almoço, almoço, jantar, limpar depois de cada refeição, apanhar os verdes para as refeições do dia. Há também tarefas pontuais de limpeza, nos vários espaços, bem como nos locais onde os animais vivem.

Depois de jantar, houve o momento da meditação e posteriormente a isso, é hora de deitar. O lugar dos voluntários é num compartimento de tendas múltiplas de campismo, que estão colocadas na propriedade. Uma noite descansada... com o barulho das cascatas e o som dos pássaros... um sossego! Bem... a dizer a verdade, também fui presenteada ainda com algumas picadelas das urtigas que fui encontrando misturadas com a relva que arranquei... J

Um vídeo desta comunidade aos 10 minutos e 45 segundos: http://www.youtube.com/watch?v=9z9DVgNfrs8

2 comentários:

  1. Interessante esta comunidade...

    Encontrei este site:
    http://www.trocagratuita.com

    Já conhecia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já conhecia, sim... e até já contactei com o administrador para ver se colocávamos o site dele como aplicação do facebook para o meu grupo de trocas... mas ele nunca mais me respondeu...
      O site está muito completo... mas como é fora do facebook o pessoal não acede tanto! :(

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.