terça-feira, 12 de junho de 2012

Comunidade 3: Cidadela Arco-íris, a sorrir

Na noite de Santo António, iniciei a minha jornada na terceira comunidade: Cidadela Arco-Íris, pertinho de Alenquer. (ver mais em  http://focolares.org.pt/cidadela) Esta comunidade faz parte do Movimento Focolares, que é um movimento ligado actualmente à igreja católica, iniciado por Chiara Lubich, em Itália, onde define como comunidade focolarina aquela que "É uma pequena comunidade com um novo estilo de vida, que tem como modelo a Família de Nazaré. É composta por leigos, virgens (distintamente homens e mulheres) e pessoas casadas que, vivendo na própria família, se doam totalmente a Deus. O principal compromisso dos membros é viver com radicalismo o mandamento do amor recíproco, para que se mantenha sempre viva aquela presença de Jesus que Ele próprio prometeu a quem estiver unido em Seu nome. (Mt 18.20).

Como sempre, vou cá ficar uma semana à troca, experienciando a vida em comunidade, dia-a-dia. Cheguei hoje. Fui muito bem recebida por algumas focolarinas cá da Cidadela e fui jantar a casa de 5 delas, que moram perto daqui, dividindo a mesma casa. Esta casa tem uma vista fantástica para a Serra de Montejunto, que não conhecia, onde vi um fantástico pôr-do-sol. À troca do jantar, dei uma ajudinha nas lides domésticas, que da minha parte, tentaram compensar a troca do jantar maravilhoso e bem animado, com que fui presenteada. Durante o jantar, lá contei a história do meu projecto, o que me move, o que sonho, o que desejo... E depois de mais uma vez explicar que nunca sei muito bem de onde vem o número 1 ou 11 e este sentimento de trocar e dar sempre mais e mais, por um mundo melhor, uma das focoarinas, disse-me: "O Evangelho diz: "Todo aquele que deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, (...) receberá o cêntuplo (...)." (MC 10, 29s) Isto, porque quando damos verdadeiramente, recebemos sempre 100 vezes mais!" Cêntuplo... Achei novamente "caricato" o valor numérico do 100 e concordo a 111%, que quando damos recebemos o cêntuplo ou então 111 vezes mais! :)

...

Engraçado, desde que cá cheguei, todas as pessoas que se atravessam no meu caminho têm um sorriso do mais aberto e genuíno, que vi até hoje. Será que é o Arco-Íris, símbolo da felicidade que "afecta" de forma tão luminosa os seus moradores? A ver vamos se descubro a resposta. A ver se levo um bocadinho deste sorriso, de volta a Lisboa, quando daqui sair.

Depois do jantar, vim para o meu quarto no Centro de Eventos Mariapólis, que quer dizer, cidade de Maria e onde há alguns quartos onde os visitantes ficam alojados. Vi as instalações onde vou dormir e comer, o espaço de convívio, o espaço para actividades/eventos e também uma pequena capela. A capela pode dizer-se que é mais ou menos similar com outras que conheci, mas as duas esculturas que a capela tem, são lindas! Uma delas é esta que coloco aqui na imagem no post de hoje. Optei por partilhar convosco... (Ver mais em  http://www.centroavearte.it/scultura.html) Sempre gostei de esculturas, especialmente brancas e simples, com traços redondos e com poucos pormenores, mas digo-vos que esta que tive o privilégio de ver é daquelas que me encheram a alma. "Gostos", digo eu!

...

Ainda ontem não sabia bem ao que vinha hoje, para onde vinha, em que condições, a fazer o quê, porquê, etc... Deixei-me vir e pronto. Tinha já contactado esta comunidade há uns tempos e como um dos meus critérios de escolha das 11 comunidades é serem o mais diferentes possíveis, com diferentes religiões, filosofias e estilos de vida, a única coisa que me importava é que me tinham aceite receber e que realmente vivem em comunidade... "O que vinha fazer, como, porquê, em que condições, isso logo virá com o tempo.", pensei eu. Talvez seja isto a felicidade... aceitar e agradecer cada dia, sem fazer muitas previsões ou futurologias sobre o dia de amanhã, porque o hoje, o agora, é que realmente interessa. 

A caminho para aqui, na viagem, passou na rádio esta música que vos coloco aqui e é tão verdade... "Estou a aprender a ser feliz, aquilo que eu vou ser, ninguém me diz"... http://www.youtube.com/watch?v=a_dsM3x5_vo

Até amanhã e bom Santo António... eu hoje, fico com a Maria! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.