quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alperces em bolas de sabão

O meu dia hoje foi enormemente bom! Vou ter de listá-lo em 11 etapas, porque aconteceu mesmo muita coisa!

1 - Acordei às 6h30 naturalmente com o nascer do Sol. Já não me lembro qual foi a última vez que vi um nascer do sol na janela do meu quarto, e foi maravilhoso.

2 - A minha jornada de hoje foi ajudar numa actividade cá da comunidade, que é confeccionar doces para vender. Hoje o dia foi destinado ao doce de alperce. No total, 3 pessoas (incluindo eu) fizemos 157 frasquinhos de doce de alperce, mais de 50 kilos de alperces. Estou super cansada... quase todo o dia de pé, a cortar alperces, a esterilizar os frascos, a numerá-los, a arrumá-los, a lavar loiça, a provar o belo do doce... ui....... cansadíssima.

3 - Aprendi como se esteriliza os frascos dos doces e como se faz para que a data de validade seja maior.  Deve-se esterilizar o mais possível os frascos no forno ou num panela com água a ferver, durante 10 minutos, mas além disso, dentro da tampa deve pôr-se uma rodela de papel vegetal embebida em aguardente... ehehehe... 

4 - Percebi que quando se faz o doce, enquanto a fruta está a cozer, cria-se por cima do doce, uma espuma que se deve retirar. Quando se tira essa espuma para outro recipiente, vai criando por baixo uma calda fantástica, como se fosse geleia e a espuma em cima pode ser reutilizada com iogurte natural ou então misturada com leite para fazer gelado ou batido... Eu comi a bela da espuma com iogurte e digo-vos foi de "Bradar aos Céus"! :)

5 - Ouvi uma expressão muito caricata: "O trivial e croquetes". Esta expressão tem a ver, quando antigamente recrutavam uma criada e lhe perguntavam o que ela sabia fazer... e a resposta era esta! Ahahaha... adorei!

6 - Conheci uma senhora que iniciou os Focolares em Macau e que está a passar uns dias aqui na Cidadela. É linda, super lúcida, ainda costura à máquina, quase não tem rugas e é minha vizinha, ou seja, mora perto da minha casa, na linha de Sintra! Mas o mais incrivel de tudo: tem 93 anos e parece que tem 63. :)

7 - No final do dia, todos os dias há missa. Das 19h30 às 20h, todas as pessoas que vivem na comunidade, juntam-se no Centro Mariapólis e findam o dia, em missa. Conheci mais alguns focolarinos e ouvi as belas músicas da Canção Nova. Estas músicas são mesmo diferentes... dizem as coisas do dia-a-dia sem falar muito da religião ou do catolicismo... Gosto!

8 -  Durante o tempo que cá vou ficar a viver à troca, disseram-me que vou jantar em casas diferentes, as chamadas focolares. As focolares são as várias casas que há dentro da comunidade. Nesta cidadela, há 3 focolares de focolarinas, mulheres e 1 focolare de focolarinos, homens. Mas hoje, o jantar foi na casa do grupo Gen, que são as jovens que pertencem ao movimento, mas ainda não são focolarinas. Nesta casa, há 5 raparigas que estão na universidade e/ou que trabalham na comunidade em várias áreas, como é o caso de aulas de Pilates, por exemplo.

9 - Essas 5 Gen's ao me convidarem para jantar no focolare delas, disseram-me que o jantar ia ser especial porque ia ser na esplanada. Pensei se havia por ali um café ou um restaurante, mas foi muito melhor que isso, a casa delas tem um terraço enorme, que lhe chamam a dita esplanada, com uma vista magnífica para a Serra de Montejunto no ponto mais alto da comunidade, com direito a pôr-do-sol e depois um maravilhoso céu estrelado...

10 - O jantar foi animadíssimo... a conversa super interessante, acerca do meu projecto e do Movimento dos Focolares, com direito a perceber porque é que Chiara tinha baptizado esta Cidadela, com o nome Arco-íris. A explicação que me deram é que, quando uma gota de chuva (que somos nós) é atravessada pelo sol (Deus) reflectem-se as cores do Arco-Íris. Cada cor tem um significado, como sendo uma parte de nós que tem de ser preenchida para encontrarmos a felicidade. Chiara ao dar o nome a esta Cidadela, mostrou que ela pode ser todas essas cores para que se encontre a felicidade. 

11 - Durante a conversa, uma das focolarinas, estudante de Medicina perguntou-me: "O que gostarias que te fizéssemos para ficares feliz?" Adorei a pergunta. Foi directa, genuína e assim a modos que belivadora... e eu respondi-lhe: "Ainda mais?! Ofereceram-me um óptimo jantar, uma sobremesa que eu adoro - petit gateaux com gelado de baunilha e ainda sou presenteada com bolinhas de sabão, que é das coisas que mais gosto (ver a foto do post de hoje)... que posso eu querer mais!? Hoje em dia, vivo um dia de cada vez, tudo é uma surpresa, fico grata com tudo e fico feliz um bocadinho de cada vez, dia a dia."

2 comentários:

  1. Interessante essa instituição, apesar de estar ligada à Santa Sé...
    Mais uma vez, mudando de assunto, encontrei o seguinte nos meus favoritos: http://dou.pt/
    Trata-se de um projecto belivante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está ligada à Igreja, mas foi iniciada por uma leiga. Só posteriormente a Igreja "acolheu" o movimento como católico, porque tinham por base o Evangelho!

      Quanto ao Dou já conheço... e cheguei a contactar com eles para saber como articularmos... pode ser que tente novamente, porque da primeira vez não houve muito feedback de "link"... Mas somos todos belivadores, sim!*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.