segunda-feira, 11 de junho de 2012

1 mês a dividir

Foto by Weheartit
Faz hoje um mês que divido casa. Por incrível que pareça, começou também num dia 11, por isso é fácil de recordar! 

Como havia dito, em troca do pagamento das despesas da casa (água, luz, condomínio e gás) e de cuidar dos meus animais de estimação quando estou a viver por aí à troca, disponibilizei o meu quarto e a minha casa. Desta feita, mudei-me de armas e bagagens para  a sala! Poderia apontar esta, como sendo a troca básica: pagamento das despesas da casa por quarto, mas o que é certo é que mesmo com este tipo de negociação simples e directo, a troca não é só isso. Troca-se sempre muito mais!

Troco pipocas com chocolate às 3h da manhã. Troco limpeza à casa de fio a pavio. Troco uma refeição cozinhada, quando não tenho tempo para a fazer. Troco ajuda no projecto. Troco abraços. Troco apoio. Troco olhos a brilhar a dois (duas). Troco rever-me no outro (na outra), como eu era no meu passado ou já fui ou aquilo que também tenho de mudar em mim. Troco experiências. Troco histórias. Troco mundos. Troco palavras. Troco... bem, trocamos! Porque nas trocas, é preciso sempre dois (duas)!

O fantástico da troca é que uma troca de "serviços" ou de ajudas nunca acabam na troca propriamente dita. Quando troco um produto por outro produto, por exemplo, a troca finda aí, a menos que continue a querer continuar a trocar com a dita pessoa, outros produtos. Mas quando troco um serviço, como uma ajuda ou uma prestação, laços enraízam-se de forma tão profunda, que a troca deixa de ser troca, para ser um estado de espírito, pura e simplesmente para ajudar o outro, que basicamente me ajuda a mim. Não se percebe quem está a ganhar, em quê e porquê, porque a realidade é que não há um resultado de "ganha-perde", mas um resultado de "ganha-ganha". E isso é que é a verdadeira troca.

Com a minha companheira de casa, também já troquei "ansiedades" ou ficar "irritada" por incompatibilidades ou por achar que não nos percebemos em coisas que um dia eu também não percebi (como por exemplo, um dia querer um compostor na cozinha com mil minhocas lá dentro), ou estilos de vida ou formas de estar, ou gostos, ou perfis ou personalidades. 

Aqui em casa já trocámos tudo... desde lágrimas, abraços, desabafos, ficarmos "amuadas" uma com a outra, ou não percebermos onde a outra quer chegar... tudo faz parte, tudo é troca. Tudo é processo, tudo é experiência, tudo é vida! 

O saldo? Muito positivo!!! Quem diria!?... A minha companheira de casa talvez seja a antítese do meu eu, neste momento da minha vida ou um espelho do que eu era na minha antiga vida... e isso faz-me sorrir... perceber quem eu era e como isso me faz sentir... perceber que as pessoas são diferentes, com caminhos distintos, sem certo e sem errado... apenas e só pessoas... apenas e só experiências que têm de acontecer agora... porque o agora é que é a razão de tudo ser. Porque estamos sempre a aprender... porque eu não estou mais certa do que a outra pessoa... porque todos estamos certos no caminho do outro e logo, no nosso próprio caminho. Tudo está certo... O chamado "caos organizado", ou como lhe gosto de chamar o "Perfeitamente imperfeito" ou "Imperfeitamente perfeito"... Mágico!

Grata minha companheira de casa, minha querida Princesa de Ervilha! Grata por estares na minha vida, aqui e agora! http://www.youtube.com/watch?v=E5K0aPGw9Rk

2 comentários:

  1. Mudando de assunto, andava a organizar os favoritos do meu browser e encontrei o seguinte link:
    http://www.movimientoslow.com/pt/filosofia.html

    Porque não juntar vários movimentos e construir uma comunidade mais extensa e sólida?!
    Hoje em dia, a Internet e os smartphones são ferramentas valiosas que deviam ser usadas para gerir grupos de pessoas, comunidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... era uma óptima ideia... pode ser que quando tivermos o edíficio Believe se possa fazer tudo isso.
      Vá juntando ideias... nunca se sabe o dia de amanhã!
      Muito grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.