quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mix de improváveis


Como já vos havia dito, no domingo passado fui falar a uma palestra da Universidade de Évora. Como sempre foi muito, mas muito bom, partilhar as minhas ideias e o meu projecto com a malta universitária, que é o futuro da humanidade.

No meio da audiência, estava uma senhora mais velha, que vim a saber que era mãe de um dos alunos. No final da palestra, a senhora disse-me: "Gostei muito de a ouvir e queria-lhe entregar umas coisas!" Perguntei o que queria em troca e ela disse-me: "Um abraço, porque o que deu em troca foi a motivação de deixou dentro do meu filho." :) Bem, qual não é o meu espanto quando me traz uma caixa com coisas "fabulásticas", biológicas, portuguesas, originais, criativas e lindas! Só para vocês ficarem com água na boca: arroz perfumado com pétalas de rosa, arroz aromatizado com poejo, pimentos desidratados, laranja desidratada para bolos, flores comestíveis, açúcar com morangos e baunilha, feijões tradicionais, mistura de farinhas para brôa, etc, etc... (Ver mais em: www.herdadedecarvalhoso.pt) Isto poderia ser uma coisa simples, se não fosse exactamente aquilo que eu penso do futuro: biológico, sustentável, giro, original, criativo e português. 

Pois é... eu muitas vezes penso como é que se pode ter o conforto do mundo moderno sem prejudicar o ambiente? Como se pode ser original sem se ser desperdiçado?... Como se pode ser saudável sem se ser insonso?... Como se pode ser sustentável, continuando a ter tudo a que nos habituamos?... E ao ver isto, parece que vi uma luzinha ao fundo do túnel.

Por falar nestas misturas todas, falaram-me também de um Festival de Transição (ver mais em  http://www.festivaloftransition.net/24-hours-of/possibility) onde tudo é possível... É um dia em que se tenta ser o mais sustentável, ecológico, biológico, saudável, feliz, humano, criativo num só dia! Um dia cheio de carnaval, onde o pessoal pode comer junto, explorando as diferenças, alimentando-se de comida local e partilhando em comunidade. Até se pode experimentar como é viver em 2062! LooooL... 

O futuro que me faz sentido, é um futuro cheio de mix's, um futuro criativo, um futuro visto por olhos de criança num mundo adulto, um futuro onde tudo é equilibrado, mas tudo é confortável e seguro. Um futuro onde tudo é de todos e tudo são todos. Não me faz lógica, se a tecnologia e a medicina, por exemplo, estão tão avançadas, deixar tudo para trás e voltar ao tempo das cavernas. Anseio por um ponto de equilíbrio entre o passado e o futuro, onde o presente e o agora seja o mix de nós todos, em equilíbrio e paz com o nosso mundo!

Gosto de desafios... gosto de mix's... gosto de coisas improváveis... gosto de sonhar! http://www.youtube.com/watch?v=O4oaXgOlCu4&feature=relmfu

4 comentários:

  1. É verdade, os melhores produtos são os biológicos e originais. Foi assim que fui criado.
    Há um tempo atrás, havia um pequeno mercado de produtos biológicos aqui na minha cidade, onde vendiam um azeite muito bom, era daquele que fica coalhado, mas com um sabor intenso a azeitona. Vou se esta Quinta tem deste azeite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas coisas originais (de origem) e originais (de criatividade) são mesmo o mix perfeito!*

      Eliminar
  2. Adorei! E tudo isto faz-noe ter esperança num futuro melhor. :)
    Beijinhos*****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só podemos ter mesmo... só há esse caminho!
      Só esse... numa esperança azul esverdeada com corações vermelhos! :P

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.