terça-feira, 22 de maio de 2012

Cidades a belivar

Muita gente me pergunta o que farei depois de dia 21.12.12, quando este meu desafio terminar. E a minha resposta é sempre a mesma: "Não sei." E não sei mesmo, porque isto de viver à troca faz-nos viver de forma mais fluída e logo sem pensar muito sobre o dia de amanhã!

Contudo, há vários sonhos que gostaria de pôr em prática, tais como: escrever um livro sobre o meu projecto; fazer um filme sobre  o meu projecto; viajar pelo mundo; abrir uma "empresa" que pudesse ajudar as pessoas a fazerem a transição e serem mais poupadas, ecológicas, sustentáveis e saudáveis; abrir uma escola em que as crianças ensinassem os adultos a viver e a sonhar e por fim, um dos meus sonhos era tornar-me tão sustentável que pudesse viver para sempre à troca. 

Sei que apesar desta minha nova forma de vida de fluidez e tal, é necessário haver sempre um certo planeamento e por isso, aceitei a proposta de um amigo, quando me falou dos concursos do TED, intitulado The City 2.0. (ver mais http://thecity2.org/index.php). O prazo era até hoje e começámos (eu e dois amigos) a fazer uma proposta de projecto em menos de 24 horas. Tivémos  também a ajuda de mais duas amigas ao nível da tradução e por isso, conseguimos entregar em tempo útil (lá para as 23h58 de dia 21 de Maio de 2012) o nosso projecto.

O projecto Be Life nada mais é do que a associação de duas ideias, a Be Home e a Be School, dois projectos de sustentabilidade, onde o primeiro recupera uma casa no centro da cidade e torna-a um casa comunitária e sustentável com serviços variados à troca. E o segundo, uma escola que ensina novas equipas em várias partes do país e do mundo a fazerem réplicas do projecto Be Home, tornando assim, todas as cidades que queiram, em pontos de convergência comunitário. A minha ideia é que essa casa, tenha serviços à troca, tão variados como: restaurante à troca, livraria à troca, loja de trocas, oficina à troca, dormidas à troca, etc etc... tudo onde a imaginação nos levar. Esta seria a casa que considero como sede Believe e que poderia ser uma réplica em todos os distritos e até mesmo em todos os concelhos, fazendo com que as várias cidades pudessem ter um ponto Believe de apoio comunitário.

Acho que também que seria muito interessante, filmar diariamente a recuperação da casa de forma sustentável, ecológica e à troca para que as pessoas pudessem aprender com essas imagens formas de recuperar também as suas próprias casas sem gastarem muito dinheiro!

Bem... por enquanto é uma ideia... uma ideia que se transformou num projecto... e um projecto que está a concurso... agora, a ver vamos! :) Toca a torcer, pessoal?!

2 comentários:

  1. Sempre sonhei com um mundo assim. Sei que é possível, porque quando era criança, cresci num ambiente mais ou menos assim... A maioria das pessoas viviam do que a natureza lhes dava. Ainda me lembro das mercearias antigas, as pessoas chegavam com ovos como moeda de troca, do papel mate, onde tudo era embrulhado. Não se desperdiçava nada, tudo era aproveitado. Eu quero esse sonho de volta, mas para todos.
    Quando puder, visite o Eco-museu da Lousã, verá como funcionava as comunidades antigas.
    Que os seus projectos se realizem é o que desejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imagina como a Lousã é importante para mim... a ver se um dia vou a esse museu! Por enquanto vou sonhando para que ganhe o concurso...
      Pode espreitar aqui: http://thecity2.org/ideaDetails.php?id=547
      Grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.