quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que o dinheiro não compra...

Como sabem, o meu maior "problema" nas trocas é a necessidade de gasóleo no meu carro para me poder deslocar. E por isso, algumas das trocas são condicionadas à própria necessidade do gasóleo, que sem dúvida implica o dinheiro de outros. E que a meu ver, nas minhas trocas é mesmo a única coisa que implica "indirectamente" dinheiro.

Tenho de resolver esta situação urgentemente, porque quero deslocar-me, mas por outro lado não quero que as pessoas tenham de gastar o seu dinheiro no meu gasóleo mesmo que seja para uma troca. Isto, porque se elas gastam dinheiro no gasóleo, se formos a ver, é dinheiro que se gasta na mesma, certo? Mesmo que seja a troca em si!

Sei que tenho de começar a andar mais de bicicleta, ou fazer umas trocas com a CP ou com a Carris, ou então alterar o meu carro para se deslocar de uma forma mais económica, sem estar dependente do dito gasóleo, até porque ao preço que ele está... ui ui... E também, andar de carro, de ecológico é que não tem nada!!! :( É algo que tenho mesmo de fazer até ao fim do meu projecto. Aí sim, será a sustentabilidade na deslocação! ;)

E por causa deste assunto, hoje pela primeira vez, fiquei com um sentimento amargo (no coração) por causa desta necessidade de ter gasóleo.

O que se passou é que um amigo meu necessita de mim para uma troca numa data específica. E tem de ser uma troca mesmo feita por mim, porque neste caso é necessário que seja mesmo feita pela minha pessoa. (Passo a redundância... lololol...). Acontece que a altura que ele precisa da troca é numa altura que vou estar fora de Lisboa. E ele com a maior descontracção disse-me: "Eu ponho-te gasóleo no carro para vires e voltares."

E foi aqui... que o meu mundo parou!

...

E foi aqui... que senti, que o dinheiro era uma solução prática para tudo na vida, como se a minha vida e a minha vinda e ida a Lisboa depende-se e só do dinheiro, do gasóleo no meu carro, de uma forma simples de resolver uma necessidade de outrém. Na verdade, não era essa a resposta que queria ouvir... não era mesmo! Preferia ouvir: "Fazes-me falta, porque gosto de ti. Seria importante que estivesses nesta troca. Quero-te bem... Vem por favor." Isto tudo dito de forma calorosa e com os olhos nos olhos, em vez de uma frase simples, assertiva, racional e rápida que diz: "Eu ponho-te gasóleo no carro".

É isto... é isto que muitas vezes o dinheiro faz: compra a vontade dos outros, mostra que se tem o poder porque se tem dinheiro... mas esquece-se que o que interessa, no fundo no fundo é a ligação entre as pessoas, o gosto que se tem em estar com as pessoas, a forma de termos aquela pessoa ao nosso lado... isso, o dinheiro não compra!

Não se compram sorrisos, abraços, beijos, lembranças, amigos, colo, afecto, amor, risos com o dinheiro! Pode-se comprar muita coisa, até gasóleo, mas tudo o resto, não se compra!

...

Sei que já coloquei aqui esta música, mas hoje tem mesmo de ser repetida! Faz muito sentido que aqui esteja! "E com um brilhozinho nos olhos, guardei um amigo, que é coisa que vale milhões" http://www.youtube.com/watch?v=aMKHMcS7X3g 


10 comentários:

  1. http://estorias-oldfashion.blogspot.pt/2009/06/como-se-declara-isto.html

    ResponderEliminar
  2. pois a mim me parece simplesmente uma diferença nas linguagens. Porque penso que se ele se ofereceu para te pôr gasóleo no carro, é que quer mesmo que participes nessa troca e que acha que é mesmo importante que estejas nessa troca.
    Faz me lembrar uma história que li duma rapariga que se zangou com o namorado porque para ele uma prova de amor era oferecer-lhe um anel de diamantes, mas para ela seria ele oferecer-lhe um bife com um ovo a cavalo.

    V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LoooooL... pois, talvez! Nunca sabemos o que vai na cabeça das pessoas se não comunicarmos bem a intenção delas... mas este post, foi apenas um "desabafo" pela facilidade como o dinheiro às vezes se apresenta... só isso!
      Grata pela sua opinião! Vou olhar com outros olhos!*

      Eliminar
  3. Li e Gostei,sem dúvidas :)

    Quero partilhar e deixo uma msg que vale OURO:

    "Obrigado,Vida"

    Eu Herdei um grande Tesouro: o amor no meu coração.
    Quanto mais partilho este tesouro com os outros,mais rico me torno.
    A prosperidade começa por EU me sentir bem comigo MESMO;
    Se eu não me sentir bem COMIGO MESMO,não conseguirei apreciar NADA.
    A minha casa,o meu carro,as minhas roupas,os VERDADEIROS amigos,a minha SAÚDE...
    Independentemente de onde eu esteja ou do que estiver a ACONTECER,a verdadeira Prosperidade,NUNCA consiste numa determinada quantidade de dinheiro; É um estado de ESPÍRITO.


    Bjnho/Abraço

    Ângela Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... o díficil que é encontrarmos o "NOSSO" estado de espírito! :)
      Um dia de cada vez!
      Grata*

      Eliminar
  4. Andresa, tive a 'sorte' de estar com uma amigdalite aguda e confinada em casa e quando me pus a ler uma Visão que andava por aí, que o meu Pai me tinha trazido há uns dias atras.

    Sou uma fã acérrima do couchsurfing e já uso há algum tempo o Freecycle.

    Já tinha ouvido e ate lido sobre trocas mas realmente elas nunca me tinham chamado muito a atenção.... Já estou como aquela pessoa que lhe dizia.... Eu quando e assim, eu dou.

    Pois bem, encontro-me de momento numa situação financeira um pouco 'desafiante' e por muito tempo que tenho andado a pensar e meditar no que posso fazer para ganhar mais dinheiro para conseguir responder a todos os pagamentos que preciso de fazer ao final do mês.


    Li o seu blog de uma assentada... Ok, não foi bem.... Houve ali uma pausa para um jantarinho ;)

    E apareceram varias estrelinhas enquanto li o mesmo... Soluções que me servem e servem aos úteis e que eu ainda não tinha pensado!!

    Muito muito obrigado mesmo por ter o compromisso de escrever detalhadamente como tem sido o projecto.... Ajudou-me imenso a perceber imensas coisas :)

    Com certeza, irei ficar fã no FB e logo logo falaremos mais, com certeza.
    Sinto que posso ajudar, e só perceber no que!

    Beijinhos e boa noite!

    PS - uma das coisas que mais ficou a vibrar no meu espirito e depois de ter lido o blog todo foi..... ESPERANCA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela!

      São feedbacks como os seus que me fazem continuar na "minha" esperança! Ainda bem que tenho sido útil. Fico feliz!

      Começo a perceber que realmente, neste momento em que nos situamos, não basta fazermos mais dinheiro, é melhor é gastar menos dinheiro. Faça trocas! Divirta-se!* Além do mais, partilhar é bom... e não custa nada!

      Falaremos sim, há sempre coisas que em podemos colaborar!!! :) Todos somos jeitosos nalguma coisa!

      Beso grande e muito grata por iluminar a minha noite!
      Andresa

      P.S. E quanto à amigdalite... a vida é assim, às vezes, ficamos doentes porque temos de parar um bocado! Um dia, eu desloquei a minha rótula, parei e por isso, vivi o meu maior amor de sempre... pode ser que um dia conte por aqui! *

      Eliminar
  5. Uma coisa que aprendi acerca das pessoas é que, devemos evitar reagir de imediato ao que nos dizem, ou à forma como dizem... O tipo de comunicação que utilizamos costuma ser mais física, daí os desentendimentos. O ideal é deixarmos a coisa em "lume brando", dar tempo para que a comunicação se revele mais clara.
    Costumo fazer muito "orelhas moucas", porque nem sempre as pessoas falam aquilo que sentem.
    Uma coisa que é urgente conquistarmos na sociedade, é a questão da Energia. Eu tenho a certeza que é possível termos à disposição várias formas de energia livre, gratuita, mas é necessário dar o primeiro passo. Há que juntar técnicos e todas as pessoas que possam contribuir para um projecto comunitário. Eu believo que é possível:
    http://artedeomissao.wordpress.com/2012/04/12/energia-ponto-zero-energia-radiante-energia-gratuita/

    http://novaenergia.pt/

    http://youtu.be/PFGiWiXMHn0

    http://youtu.be/ucKuyOAt3D0

    http://goo.gl/1d0Ms

    Um abraço com muita ENERGIA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... tem toda a razão: comunicar é muito díficil e dizer claramente o que sentimos, também!

      Quanto à energia... uau... eu quero ver se uso uma energia diferente para o meu carro... ai se quero! :)

      Grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.