terça-feira, 10 de abril de 2012

O que é o Troco 1 hora?

Fiz o grupo do "Troco 1 hora" muito tempo antes de achar que um dia ia fazer um projecto pessoal de viver de trocas. Fiz o grupo, porque queria partilhar serviços e objectos que tinha, com os meus amigos... comecei o Troco em Março de 2011 e tinha 100 amigos. Hoje o grupo chegou aos 9324 membros. E eu ainda digo, que quero chegar aos 11111 como meta avaliativa do projecto Believe!
Quando o criei escrevi o seguinte na definição do grupo:
"O ÚNICO grupo no FB, onde pode: Pedir o que precisa, Dar o que tem e Ser feliz no final :)
... E onde deve: Adicionar todos os amigos e inimigos, Divulgar aos 4 ventos, Mudar o MUNDO"

Era (É) simples! É só dizer o que precisamos, darmos o que temos e sermos felizes no final! Nada de regras, limitações, imposições ou o que é ou não é correcto de se fazer. Acredito que toda a gente sabe o que é agir de boa fé. Acredito que toda a gente sabe o que é fazer coisas boas. Acredito que toda a gente sabe como se deve comportar... acredito em tanta coisa! Por isso não são precisas regras. :)

Por exemplo, se vos perguntar se acham importantes os sinais de trânsito que vemos na rua, dir-me-ão que são muito importantes e imprescendíveis. Mas a verdade é que temos imensos acidentes nas nossas ruas, mesmo com tanta sinalização. Se formos ao Cairo (Egipto), quase que não há sinais, não há acidentes, mas o pessoal funciona. (ver em http://www.youtube.com/watch?v=Qw8u0Ze099o) Porque será? Porque as pessoas são cívicas, porque se respeitam, porque têm calma, porque sabem como agir de forma correcta, porque sabem dar a vez, porque sabem pensar nas necessidades do outro.

É por estas e por outras que não concordo com regras. É por estas e por outras que continuo a dizer que o Troco 1 hora deve ser um local com um "trânsito à Cairo" e não "à Lisboa". É por estas e por outras que quando há pessoas que são mal educadas ou tentam vender, não sou eu que tenho de lhes dizer se é certo ou errado, mas sim, todas as pessoas que pertencem ao grupo. Num grupo, todos somos administradores! Nem que seja de nós próprios!
Eu SÓ fiz o grupo do Troco 1 hora. Eu não sou O GRUPO Troco 1 hora. Eu não posso ser 100% responsável por uma coisa que não sou só eu que faço parte. Eu sou 100% responsável no que escrevo aqui no meu blog, porque sou só eu que escrevo.

Em tudo há coisas que correm bem, como coisas que correm menos bem. Por exemplo, por causa do grupo Troco 1 hora, uns elementos do Porto juntam-se semanalmente para fazer trocas presenciais e partilharem serviços. Em Lisboa, em grupo, vamos a casas de uns e de outros a fazer pequenas ajudas domésticas, por exemplo. Há pessoas que diariamente me agradecem porque já não se sentem sozinhas, já conheceram pessoas que lhes dão apoio na sua zona de residência. Outras pessoas, agradecem-me porque estavam com dificuldades financeiras e suprem as suas necessidades com algumas trocas. Há pessoas que foram expulsas de imensos grupos de trocas, porque segundo esses grupos, tinham comportamentos adequados e hoje, depois de algumas conversas e compreensão de parte a parte são pessoas tão ou mais cívicas como as que achavam que se devia eliminar X ou Y pessoa.

"Se fico triste quando as pessoas usam o Troco 1 hora para não trocarem de forma saudável?" Claro que fico... mas não posso fazer muito mais do que dar o meu exemplo dia-a-dia. Não posso fazer muito mais do que acreditar que se as pessoas não sabem agir, talvez seja porque não conseguem mesmo agir por bem. Nunca foram ensinadas dessa forma, a agir de forma altruísta, partilhada e com confiança. Tenho de dar tempo ao tempo... para que a aprendizagem entre nos seus corações.

É um processo, é um caminho... acredito e sei que "Do caos nasce a ordem"... e não tenho medo... nem sinto responsabilidade por o grupo às vezes não parecer o mundo azul em que acredito! Porque afinal eu acredito num mundo azul, num futuro próximo.... mas actualmente eu sei que ele ainda é muito cinzento!
Boas limpezas! ;)

8 comentários:

  1. Dar tempo - o nosso bem mais mais precioso - às outras pessoas é o grande desafio.

    Um grupo onde o respeito impera é o fértil terreno para que cada um, se quiser e só se quiser, se desenvolva individualmente. O respeito recíproco nasce nestes espaços raros.

    É uma troca no fundo: o grupo ofereçe um local seguro, um refúgio, onde os nossos melhores sentimentos podem reaparecer, por vezes das profundezas da nossa alma tão mal-tratada. Em troca, o grupo tem um membro cada vez mais luminoso. Que vai inspirar outros.

    Sem pressões e sem ser pressionado por outros. Basta dar tempo.

    ResponderEliminar
  2. calmos e cívicos no cairo? Não foi o que ouvi dizer a quem lá foi. Disseram me que o trânsito era absolutamente caótico, não respeitavam regras nehumas. Os taxistas diziam se protegidos pelo Corão que transportavam sempre com eles.
    É verdade que isso já foi há uns anos e talvez tenha mudado entretanto, mas duvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheehhe... veja o vídeo que enviei no post! No meio de tanta confusão aparece haver uma ordem, não?
      Grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.