quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Padecer de normose ou de loucura saudável?

Sou completamente adepta da loucura saudável... aquela que não magoa ninguém, não fere ninguém, só faz sorrir e nos deixa ser nós próprios. Aquela que nos faz sonhar acordado, pensar que o mundo já é azul e que todos podemos ser felizes por um estalar de dedos... magia!

Desde que me conheço que sempre me disseram que eu era original, diferente, criativa, energética, louca saudável... Sempre foi com muito agrado que recebi todos estes elogios... isso deixava uma marca em mim, de como podia ser eu própria sem ter de me encaixar em gavetinhas ou grupinhos... em que podia ser realmente eu! Quando era pequena, era super mega agitada (como ainda hoje) e por vezes digo, que se fosse hoje tinha sido rotulada de hiperactiva e medicada com "catrefadas" de ritalina, porque tinha de acalmar... mas acalmar porquê se o meu "eu" é assim?!!?!?... bem... adiante...

Gosto de ter esta loucura saudável que me faz rir quando me apetece, que me faz sorrir sem mais nem menos, que me faz ter ideias completamente descabidas que são uma surpresa... gosto... gosto... like... like... :)

E hoje quando estava no facebook a trabalhar (sim, porque eu trabalho no facebook... eheheh) uma pessoa começou a falar comigo no chat e disse-me: "Então já estás curada da normose?"... E eu: "Quê? Normose, que é isso?"... Bem, normose é nada mais nada menos, segundo a Wikipédia, do que: "O conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria em uma deteminada sociedade e que provocam sofrimento, doença e morte. É óbvio que nem todo o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou agir, que são aprovados por consenso ou pela maioria provoca alguma patologia que leve a sofrimento, doença e morte. Este conjunto (o normal para determinada sociedade, comunidade ou indíviduo num espaço tempo bem definido) pode também trazer benefícios ou simplesmente terem consequências neutras."

Pois bem, padecer de normose é ter a "panca" de que se tem de ser normal... vestir as marcas de roupa que todos usam; ir ao restaurante X porque é fashion; fazer terapia porque só assim nos conhecemos a nós próprios; usar cremes anti-rugas porque mesmo que tenhamos 60 anos temos de parecer que temos 20; ter X pares de sapatos, porque só 1 ou 2 é pouco; sair às 6as feiras à noite porque é noite de folia; andar de fato e gravata porque só assim somos respeitados... bem... normose é uma "trabalhose"!

Durante anos e anos da minha vida tentei padecer da dita "normose" por opção própria... e digo-vos que a minha "vontade" de ser normal era um sofrimento: usar saltos altos para parecer mais adulta e formal, usar a dita marca de roupa para ser aceite num grupo, ser magra para me sentir bem comigo própria face à imagem feminina da nossa sociedade, comprar casa nova porque era "bem", tirar uma licenciatura em alguma coisa (porque saber fazer de tudo um pouco não era vida para ninguém), deixar de fazer teatro durante anos da minha vida porque isso não era de acordo com a minha profissão de "psi"... que prisão ser "normal"!!!!

Felizmente, decidi dar o salto (alto)... e afirmar publicamente que não quero padecer de normose, prefiro a "originalose"!

Ser feliz é ser eu mesma... mostrar que se sofre quando se sofre, que se é feliz quando se dá uma gargalhada, ou que se está desmotivado com a vida porque se espera algo mais... ser feliz é ser autêntico! Ser feliz é ser-se "normal" e se se tiver coragem, é ser-se "louco", também!


P.S. E como eu não sofro já de normose, quero dizer-vos que hoje tive 5 horas a aprender a andar de bicicleta... mas ainda não consegui pedalar! Estou no bom caminho, mas como tinha uma reunião tive de sair da aula sem este feito alcançado. Admito: sou humana e como nunca andei de bicicleta, estou a modos que pesadota e o desporto não é o meu forte... tenho as minhas limitações... mas continuo a tentar e não desistirei! Para a semana volto lá, quando já me conseguir voltar a sentar nas cadeiras sem usar almofada... lololol (depois conto tudo) :)

6 comentários:

  1. 5 horas!!!!!
    Deixa o medo em casa e aceita que não se aprende sem cair se uma vez ou duas. E em menos do que pensas estarás a pedalar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe.... pois... mas eu não tive medo... não tive mesmo... até me surpreendi! Mas pronto, nestas coisas sou sempre mais demorada! E admito, sem vergonha nenhuma!! :)

      Eliminar
  2. Muito bom! Ass: Movimento anti-normose:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Bora lá... hahahaah... já tenho um pedido para um movimento para não passar a ferro... e agora este de anti-normose... se bem que o passar a ferro pode incluir-se no anti-normose... eheheh...
      Grata*

      Eliminar
  3. Talvez todos precisemos de pelo menos alguns momentos de anormose... eu preciso... mas preciso também de muita loucura saudável para me sentir viva :) (:

    Dificilmente conseguiria imaginar a Andresa viver diariamente em estado anormose... mas tudo é possível hehe
    A sua espontaneidade, criatividade,sinceridade, alegria, energia positiva (e tudo o mais) cativam, fazem-nos acreditar num mundo melhor em que todos acreditamos... em nós, no próximo... Believe!

    Obrigada pelo contágio... ás vezes precisamos da faísca... tal como um fósforo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (agora sorri genuinamente ao lê-la, ao olhar para o écrãn)...
      Eu já tentei padecer de normalose sim... foi díficil, mas estava quase lá a chegar... mas andava perdida... acho que agora me achei... ou vou achando... e com isso, vou achando pessoas incríveis como a "Tucha"... um big big smile e um abreijo*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.