sábado, 11 de fevereiro de 2012

Devia haver um curso para descascar romãs!

Como sabem trouxe do jantar Freegan uma romã novinha em folha que hoje descasquei para sobremesa do meu almoço. Enquanto a descascava, as memórias vieram-me à mente quando me lembrei dos momentos em que via o meu (último) ex-marido de forma calma, serena e metódica a descascar romãs na minha cozinha.

Era um dos rituais que mais me encantava ver cá em casa! As mãos dele delicadamente a desfolhar a casca da romã, os dedos que separavam as sementes das "peles", o cuidado e o olhar metódico com que fazia o procedimento ao descascar imensas romãs, para depois nos deliciarmos os dois a comê-las à colherada! Era divinal! Ele, sem dúvida, tinha um curso de descascar romãs! ;)

Julgo que foi num desses dias que o "apanhei" a descascar uma romã e que ao olhar para a parede da minha cozinha (a foto que hoje aqui posto) vejo escrito um poema nos azulejos. Nunca tinha visto tal coisa e nunca tinha sequer me lembrado, que os azuleijos da cozinha poderiam ter uma forma tão bela de exprimir sensações e sentimentos, como que de um mural se tratasse!

O que ali estava escrito, era um trecho de um livro que ele andava a ler e dizia: "Quem, ao menos uma vez, não creu na existência dos anjos revelada nos profundos vestígios dessa existência impressos num coração de mulher? E por que não seria ela na escala da criação um anel da cadeia dos entes, presa, de um lado, à humanidade pela fraqueza e pela morte e, do outro, aos espíritos puros pelo amor e pelo mistério? Por que não seria a mulher o intermédio entre o céu e a terra?" (Alexandre Herculano) *

Hoje, esses azuleijos estão tapados com um móvel e não têm palavras... as coisas mudam... mas hoje, comi romãs, não tão bem descascadas como as de outrora, mas recheadas de memórias vivas que me fazem sorrir de alegria por ter sido abençoada com momentos destes!

E pronto... tudo isto para dizer, que hoje cozinhei o almoço mais saudável desde que comecei o projecto, todo com trocas: limonada, esparregado de couves, legumes salteados com queijo derretido e romã descascada, com algumas peles e caroços! ;) Bem bom!

2 comentários:

  1. Sei de um método pra descascar romã mais rapidamente :D
    Parte-se a romã ao meio, pega-se numa metade com a parte cortada virada para baixo, e com uma colher bate-se na parte que ficou virada para fora da romã! Isto tudo com uma tigela por baixo da mão que tem a romã.
    Com as pancadas da colher, os bagos da romã vão começar a soltar-se e a cair para a mão e depois para a tigela :)
    Experimentem!
    Beijocas ********

    Sónia Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiii... quando tiver uma nova romã, experimentarei de certo! Grata pela partilha*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.