sábado, 8 de fevereiro de 2014

É difícil ouvir dizer: "Confio em ti"

Quanto mais trabalho à troca, mais fico longe de tudo o que se relacione com lucro, valor, dinheiro, etc etc... Outro dia, ao falar com umas amigas sobre empresas e o valor/hora que os funcionários podem ganhar, cheguei a uma conclusão muito interessante: eu não sei quanto valho à hora! Melhor, eu não acredito em valores hora ou valores hora/por pessoa/por função! Fazendo uma retrospectiva nos meus mil e um empregos que tenho ultimamente à troca, não sei quanto valho, mas sei que valho bem e quando faço trocas geralmente as pessoas ficam satisfeitas e querem mais. Mas se eu valho 1€, ou 11€ ou 111€ ou 1111€ (lolo... que exagero... eu não sou futebolista, hém?) à hora, isso eu não sei! Actualmente tenho trabalhado nalguns sítios e por exemplo, num deles trabalho a 2€/hora para "ter" um produto que me é essencial e por isso, acho que é fantástico receber apenas 2€, se bem que sei que é muito baixo. Mas o prazer e a necessidade daquele produto compensa! Também trabalho por 5€/hora, para fazer "compras" numa determinada empresa. Também já fiz um site que me demorou um dia inteiro para pagar uma consulta de dentista e por isso, nem sei muito bem quanto ganhei à hora, mas precisei mesmo da consulta e gostei de fazer o site. Como diz uma amiga minha, geralmente o "importante não é o tempo, mas sim, o gozo que determinada coisa dá." Já tive bilhetes de espectáculos gratuitos, apenas por divulgar no meu blog e isso, sinceramente não sei o valor que tem, por isso, não gosto muito de fazer coisas à troca por divulgação... e geralmente não faço! 
Antigamente, o máximo que ganhei à hora em dinheiro foi 50€. Nos tempos "gorduchos" de formação, dava cursos de especialização a licenciados a 50€/hora e digo-vos que há por aí muito boa gente a ganhar muito mais... então quando se trata de coaching... ui!!! O que é certo é que muitas vezes, e a maior parte das vezes, ajudo uma pessoa com as minhas dicas belivadoras (poupadas, saudáveis, ecológicas, sustentáveis, humanas e felizes) e aquele tempo pode valer milhões!!! (looool) Tudo depende do que recebemos, do quanto precisamos e da satisfação que isso nos dá!
Geralmente, quando se trabalha para uma empresa à troca, a empresa tem sempre um valor/hora pensado e rever-te em valor de produtos... é o normal, porque como todos sabemos, tudo tem um preço! Contudo, quando se vive de trocas, independentemente desse preço há coisas que são muito valiosas e essenciais e que sem dúvida tem a ver com alimentação, deslocação e saúde. E nesse caso, para mim, mesmo que o valor seja baixo, compensa, porque me é essencial.
...
Ontem e hoje estive numa empresa, a trocar. E hoje aconteceu uma coisa muito diferente do normal das empresas que só pensam em valor, lucro, quantidades e dinheiro. Quando perguntei qual a quantidade de produtos que tinha direito pelos meus dois dias de trabalho a resposta foi: "Escolhe o que precisares. Nós confiamos em ti." Fiquei com um nó na garganta... e julgo que até com umas lágrimas nos olhos, que na altura achei que era a aragem quente de um radiador! E caíu-me no coração um sentimento evasivo, grande e profundo... de gratidão! Fiquei um pouco à toa! Confiarem em mim para trazer o que eu precisasse, sem dúvida era um grau de responsabilidade da minha parte. Não é nada fácil ouvir "eu confio em ti. conto contigo." E vindo de uma empresa, que como todas as outras é para gerar lucro, fiquei em paz, feliz e com uma responsabilidade acrescida. Daqueles sentimentos que nos fazem belivar, que sim... o mundo está a mudar e é para melhor!

"Let's get together and feel all right, As it was in the beginning (One Love!)" http://www.youtube.com/watch?v=vdB-8eLEW8g 

2 comentários:

  1. Saudações Andresa:)
    Agora é mais raro aparecer, pois ando mais atarefado...
    É bom saber que continua a belivar e que o Mundo está de facto a mudar para melhor.
    A propósito de mudança, suponho que já conhece o Movimento Zeitgest: http://www.zeitgeistportugal.org/capitulo/
    Pelo que soube, eles também pretendem criar uma sociedade onde não se utiliza dinheiro. Há alguns ponto em que não concordo, mas no geral parece interessante.
    O que pensa você deste Movimento?
    Um abraço:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... responde quando conseguir! É sempre um prazer lê-lo! :) E sim, conheço esse movimento, até já lá dei uma palestra e apesar de ter uma tónica boa (economia baseada em recursos) há umas coisitas que não concordo... mas o caminho é feito de todos!!! :)
      besito *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.