sexta-feira, 25 de outubro de 2013

...eu não vivo sem dinheiro!

Outro dia apareceu uma notícia na RTP, no Telejornal, sobre a minha vida de trocas, nomeadamente a minha troca com a horta.

Em rodapé apareceu como título que eu vivo sem dinheiro, o que não é verdade! É verdade que vivo com muito pouco dinheiro, menos de 100€ por mês.... mas ainda não consegui viver totalmente sem dinheiro!

Neste momento, as minhas trocas são as seguintes:
. passe social - troco com a CP em troca de trabalho. Ajudo os turistas a comprar bilhetes nas bilheteiras, durante algumas horas por mês.
. comida - colo autocolantes semanalmente num supermercado de alimentos biológicos à troca de produtos e pontualmente, numa empresa de produtos alimentares específicos.
. roupa, calçado e adereços - faço trocas individualmente com amigos e conhecidos.
. comida para os meus animais, produtos de higiene ou outros produtos que precise - fiz o mês passado, trabalhei como hospedeira para um evento de uma empresa e em troca, fui paga com vouchers de um grupo empresarial com cadeia de supermercados, livrarias e lojas
. prestação do meu carro e seguro - neste momento está emprestado a um amigo, que precisava de se deslocar num carro a gasóleo e ele gere as despesas do mesmo. Continuo a tentar vendê-lo, mas não tem sido fácil!
. despesas da casa (gás, água, luz e condomínio) - são pagas por uma amiga que está no meu quarto (eu durmo na sala). Ela não me paga renda, paga apenas as despesas mensais, o que para ela é muito vantajoso também!
. produtos ou bens pontuais - tento sempre trocar directamente com o serviços, como por ex. massagens, bricolagem, etc...
. shampôs e gel de banho - tenho recebido uns vouchers de uma perfumaria onde me inscrevi como cliente. Contudo, um amigo meu faz uns produtos ecológicos muitos bons e às vezes consigo obter alguns... A ver se um dia só troco com ele! :)
. produtos de papelaria - tenho ainda alguns pontos da BP, pelo que consigo trocar algumas coisas na Staples, que tem parceria nesta coisa dos pontos! :)

Bem... contudo, diariamente, o dinheiro ajuda facilmente a serem obtidos produtos ou serviços de forma mais rápida e dá alguma segurança! O dinheiro agiliza, torna tudo mais rápido e mais universal... é aceite em todo o lado, é mais rápido e é a forma mais fácil de trocar! :) Para mim, o dinheiro é um meio de troca... quando bem usado, é super inteligente! :)

Há coisas que diariamente preciso, e que para tal necessito de dinheiro. Por ex. bilhetes de metro ou de autocarro, alguma bebida quando saio com amigos, alguma coisa para a minha casa, alguma comida que acabou... Agora por ex. preciso de um caixote do lixo prateado para a minha wc ou um guarda-chuva... E às vezes, consoante a urgência do produto ou do serviço que preciso, vejo se preciso ou não de dinheiro... se preciso rápido, tenho de ter dinheiro... se preciso com algum tempo, posso demorar mais tempo a conseguir e por isso, fazer trocas. Uma coisa que uso sempre dinheiro, é em pão!!! Ainda hei-de de deixar de comer pão... um dia.... um dia... :)

O que se passa é que neste momento, com tantos projectos que tenho a decorrer... não tenho muito tempo para fazer trocas para tudo, caso elas necessitem do meu tempo. Se for para trocar um produto por um produto ou por um serviço, é mais fácil, mas se eu preciso de "gastar" o meu tempo para trocar um produto ou serviço, nem sempre isso é viável... vai depender do tempo que tenho na altura...

Nas trocas... o tempo é o nosso melhor amigo... e inimigo!!! :) Aqui o ditado: "Tempo é dinheiro" é mesmo muito VERDADEIRO!

Por falar em troca, não se esqueçam de ir à feira de trocas Believe no próximo domingo, em Sintra: https://www.facebook.com/events/660144970662424/?fref=ts

E já agora uma musiquinha para vocês: http://www.youtube.com/watch?v=8zJHO-jK_ek

4 comentários:

  1. Olá. Quanto ao não viveres sem nenhum dinheiro, eu já tinha notado. Era bom que muitas pessoas tivessem a coragem de fazer aquilo que tu fazes. Por exemplo, acho que as grandes empresas, que ganham rios de dinheiro, é que deviam de começar a aderir a esse sistema. Ofereciam os seus produtos em troca da tua publicidade gratuita. beijos e um bom fim de semana. espero que estejas bem

    ResponderEliminar
  2. Ola
    Guarda—chuva, e o balde ...tenho... algo mais?

    anabelacarneiro@gmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.