terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estamos todos ligados! Tipo macacos!

Hoje, uma amiga liga-me: "Andresa, não vais acreditar, mas há uma loja de trocas no Shopping ao pé da tua casa!" E pronto, eu não acreditei!!! E fui lá direitinha para ver a tal loja!

Pois é, de facto há uma loja "social" com ideias de fazer trocas de livros, de saberes, de roupa, onde as pessoas que têm tempo ocupam o seu tempo ajudando os outros, etc etc etc... :)

De facto parecia mesmo uma loja de trocas (ver mais em https://www.facebook.com/pages/Entre-La%C3%A7os/241198339308951), com todas as "minhas" ideias relativas às lojas de trocas, casas de trocas e feiras de trocas: troca de saberes, trocas de produtos, trocas de serviços (com um mural e tudo). Mas não é bem isso que está a acontecer, porque a população não aderiu assim tão bem ao facto de se fazer trocas. Contudo, o espaço serve para aprender a costurar, fazer algum tipo de costura, ou brinquedos de pano que são entregues a crianças institucionalizadas! Segundo a mentora da ideia, as pessoas não aderiram ao mural da troca de serviços e por isso, a coisa acabou por cair por terra!

O espaço situa-se no Agualva Shopping, mesmo mesmo pertinho de mim e faz parte do próprio centro comercial, sendo o espaço facultado pelo próprio shopping... uma coisa semelhante à minha loja de trocas de Coimbra!... Bem... mesmo mesmo parecido!

Quando lá estive a falar com a mentora, perguntei-lhe há quanto tempo estavam abertos, ao que me respondeu: "Março de 2012"... E depois perguntei-lhe o porquê, se se tinha inspirado em alguma ideia que tinha visto... (assim a pensar que talvez tivesse sabido do meu projecto) Ela respondeu-me: "Sou educadora de infância e vi as necessidades das pessoas daqui da cidade, é o bastante!" E eu fiquei a pensar nisto! Alguém me disse um dia, que há uma frase do Einstein, que diz qualquer coisa como "Como podem as ideias ser minhas se andam todas por aí à mercê de todos!?" (bem não é bem isto, mas se alguém ler isto e souber de que frase estou a falar diga-me)... e é verdade! Cada vez mais, se vê feiras, lojas, casas de trocas... e plataformas de troca de saberes e serviços... e o amor por Portugal e vontade de se ser mais sustentável e mais feliz e ajudar os outros e tudo e tudo e tudo... por isso, nenhum de nós se pode dizer inventor do que quer que seja!!! Eu acho que não fui inventora de nada, nem de trocas, nem nada de nada... acho que fui apenas e só a 101.ª macaca! :) 

Mas uma macaca belivadora! http://www.youtube.com/watch?v=XfuBREMXxts 

6 comentários:

  1. Quando o assunto me "cheira", cá estou eu:)
    Pois essa frase de Einstein não encontrei, mas esta também parece boa:
    "Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela."
    Também encontrei um livro em PDF do mesmo autor: http://bvespirita.com/Como%20Vejo%20o%20Mundo%20(Albert%20Einstein).pdf

    Quanto ao facto de estarmos todos ligados, eu sempre defendi isso e até escrevi um artigo relacionado: http://bussolaespiritual.blogspot.pt/2012/10/ascencao11.html
    É através da telepatia que sentimos melhor essa ligação, esse todo.

    Fique bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro sempre os seus pertinentes e contextualizados comentários!!! Adorei tudo!!! Vá-me sempre deliciando, sim?
      Fique bem, também! :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Torre Arnado: https://www.facebook.com/torre.arnado?fref=ts

      :)

      Eliminar
    2. Olá. Ao ler as tuas palavras, penso que ainda não devem de existir muitos sistemas de trocas. Tu vais tendo sucesso e contactos, porque tens um blog e isso expande aquilo em que tu acreditas. Se és procurada, se as pessoas te contactam é porque fazes o teu trabalho bem feito, porque te empenhas. E se fores uma mulher simpática, como eu penso que és, as pessoas começam a gostar da tua sinceridade, da tua simpatia e isso é meio caminho para alcançares os teus objectivos. Eu vejo aqui no Stand, que se as pessoas vierem uma segunda vez, uma terceira vez é porque gostaram da nossa simpatia, do facto de sermos genuínos. Não sei se me fiz entender. Eu sou tímido ao vivo, mas aqui falo demais. beijos

      Eliminar
    3. ... sermos simpáticos e genuínos é importante... mas também importante a humildade... e isso ando a aprender... como tudo na vida... nunca estamos perfeitos, mas podemos indo evoluindo!
      besito para si*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.