segunda-feira, 12 de agosto de 2013

11 dias luzidios!


O incoveniente das trocas é que não se pode passar férias de papo para o ar sem fazer nenhum! E às vezes, bem que uma pessoa precisa! Também é verdade que viver de trocas não tem um horário específico e por isso, não se pode propriamente dizer que se tem uma vida rígida para se precisar de férias forçadas, mas acreditem que as férias são sempre muito bem vindas... e a verdade, verdadinha é que já estava a ressacar!!

Mas pronto, em falta de melhor, vim passar 11 dias à Quinta do Luzio! (ver mais em https://www.facebook.com/quintado.luzio?ref=ts&fref=ts e em http://quintadoluzio.wordpress.com/)

A troca é viver na tenda de campismo e fazer as refeições principais na quinta, em troca de algum trabalho voluntário, mas mais a nível organizativo e burocrático.

Já lá vai 1 semana desde que aqui estou... e realmente, hoje que tive de ir a Lisboa, percebi mesmo em como a vida é diferente nos dois sítios!!! :( Acreditam que até vim a modos que enjoada com tanta confusão de metros e autocarros e buzinas e sei lá mais o quê?!

Por aqui, a quinta é muito bonita... tem uma casa muito interessante, onde vivem algumas pessoas e são albergados alguns woofers, tem uma zona de hortas, de estufas, um galinheiro e uma coalheira e a parte mais bonita de todas é mesmo uma casinha de pedra, que pode ser alugada. Aqui fazem-se eventos de permacultura, cinema ao ar livre, actividades para crianças e famílias, cinema ao ar livre, aulas de yoga, cursos de detox, entre outras temáticas! Diariamente chegam voluntários de todo o mundo, que alegremente querem contribuir nas actividades da casa e também nas actividades de reorganização e construção da quinta! Há sempre trabalho para fazer! Neste momento, está a ser feita a casa-de-banho seca que vai ter chuveiros e quarto de vestir! Finíssimo... como eu costumo dizer!!!

Na 4a feira já me vou embora... e vou com uma sensação do género "voltar para casa... nãooooooooooo... confusão de transportes, de poluição, de stress, de pessoas mal encaradas... nãooooooooo..." Enfim... decidi que em breve, me tornarei uma nova rural... mas para quando será essa decisão?

E aqui fica uma música que tenho ouvido muito por aqui, enquanto a comida se faz e se acende o forno a lenha!!! :) (Só um pormenor: hoje ajudei a fazer uma lasanha maravilhosa, com uma voluntária italiana... um must!!! E no forno a lenha............... uau!!) http://www.youtube.com/watch?v=uGNk_zHy4Mg

4 comentários:

  1. Olá. e mesmo que pudesses ter férias, irias estar sempre a pensar, a trabalhar, mesmo que ausente do local onde resides. A máquina está sempre a trabalhar. beijos e muita força para ti e que o teu projecto, te corra bem

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a pensar... se não usa dinheiro, como paga o telefone, água, electricidade?

    BIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... as contas da casa, tenho uma amiga que vive no meu quarto e paga as despesas da casa em vez do aluguer.. quanto às despesas de telemóvel, existe um tarifário que quando lhe ligam ganha dinheiro que pode fazer chamadas... também há forma de comunicar por skype ou mandar mensagens gratuitas pela net... há muitas variantes... até mesmo não ter telemóvel!!! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.