quarta-feira, 5 de junho de 2013

"Burrocracias" da vida!

Parece que esta semana é semana de me deparar com os "impeçilhos" burocráticos onde estamos metidos... :/

Hoje tive de ir à segurança social. Já lá tinha ido há uma semana e dirigi-me ao segurança da entrada a explicar o que precisava. Ele quase sem palavras foi buscar o impresso e deu-mo dizendo que depois teria de voltar. E pronto, não me disse nada mais!

Hoje volto lá, com o impresso e com a papelada solicitada. Felizmente moro perto da segurança social e por isso, não tive de estar nas filas desde as 8 da manhã. Mas adiante. 

Fui então atendida e o funcionário desata-se a rir em tom irónico dizendo: "Terá de entregar mais documentos que esses não são suficientes." Eu olho para ele um pouco admirada e disse-lhe: "Mas então, estou a entregar todos os documentos que o impresso refere." Diz-me ele: "Pois, mas faltam aí documentos. O impresso está desactualizado." Eu olho para ele, ainda mais admirada e digo: "Pois, mas o segurança deu-me este impresso e não referiu que era preciso mais documentos além dos mencionados." Ele responde-me novamente com a "maior lata do mundo": "Sim, mas o segurança, fez-lhe o FAVOR de entregar o impresso. Ele trabalha numa empresa externa e não tem de dar essas informações. Já lhe fez muito de entregar o impresso. Se a senhora quisesse saber mais, deveria ter marcado antes comigo para eu lhe explicar."

Pára tudoooooooooooooooooooooo... Passei-me um bocado!!!! Até compreendo que o segurança e tal é de uma empresa externa... Mas já não posso compreender que o impresso esteja desactualizado e que nada seja dito... :(

Melhor, não posso muito compreender que o segurança não pudesse dar essa informação. Bem sei que não é a função dele... mas enfim... o senhor passa o dia todo parado e quieto a ver se se passa alguma coisa... quando não se passa nada... acredito que dar uns impressos e umas informações seja a distracção mais interessante do seu dia de trabalho, não?! 

Fico mesmo passada... "possuída" mesmo!!!! Mais uma vez, como uma simples ajuda melhoraria e facilitaria tudo, não!?

...

Além disso, se nunca vos disse, tenho de vos dizer... há profissões que realmente são mesmo "desnecessárias". E sim... estou a falar dos seguranças, mas também dos revisores dos bilhetes do comboio, e dos polícias, e dos funcionários das portagens e dos funcionários da EMEL... E mais mil coisas... Mas a verdade, verdadinha é que todas estas profissões só existem por culpa "nossa", porque queremos que nos controlem... queremos que o vizinho do lado tenha o bilhete do comboio, porque eu também o comprei... Queremos ter um lugar à frente do ginásio, mesmo que o percurso de casa para o ginásio compensasse a mensalidade do ginásio e do dito bilhete da EMEL... e ah, é claro da gasolina! E quando nos vimos alguém que está a ser agredido ou roubado, queremos que haja alguém com o "poder" para lá ir tratar do assunto, porque na verdade, nós até finjimos que não vimos. 

E é assim a vida... meio mundo a controlar o outro meio mundo... E nós também a controlarmos o vizinho do lado... e o colega do escritório e mais a mãe e a filha e tudo e tudo... E nós...?!!? Sim, nós também nos controlamos a nós próprios... e à nossa mente, ao nosso coração, à nossa alma... nem que mais não seja, para nos deixarmos estar e não sermos nós próprios no meio da liberdade profunda que anseia sair cá para fora!!!

Soluções!?!??! Apenas e só mais consciência!!! Consciência profunda para perceber que metade da realidade que vivemos não é mesmo nada de nada importante e que as nossas vidas estão controladas até ao mais ínfimo pormenor... por nós!!! E porque nós assim o exigimos! 

12 comentários:

  1. Olá, como estás? tens toda a razão, e ainda por cima existem tantas pessoas, no desemprego, que seriam bons funcionários, melhor que essa senhora e que o segurança. Um amigo meu, ex-chefe das finanças, já disse " nas finanças de Ermesinde e Valongo, em cada uma delas, existem 2 ou 3 funcionários, que mereciam ganhar 5 mil euros mensais, porque são bons funcionários, porque o resto não dá uma para a caixa.." E tem razão...tantas pessoas incompetentes, atrás de uma secretária. beijos e uma boa noite

    ResponderEliminar
  2. Diria o outro da Tv com alguma graça :



    " Quero voltar prá ilhaaaaaaaa !!! "



    realmente só numa boa ilha com sol, praia e ao ritmo apenas das marés, para ficar livre destas
    típicas incompetências nacionais.


    depois do paraiso prometido, agora com o aperto da crise, vislumbramos a incognita do futuro...

    realmente, a ilha até que nem seria má ideia , ...eheheheh !!

    É sempre um gosto revisitar o seu blog Andresa,

    Beijos

    Anónimo*



    * Anónimo passível de ser um Belivador, um destes dias, quem sabe ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... eu quero é que Portugal se torne uma ilha parasídiaca!!! :)

      P.S. Nunca mais é belivador a sério!? :(

      Eliminar
  3. Andresa, Portugal já é uma Ilha de muita coisa,.. resta-nos olhá-la de outra forma, e melhorá-la ....mas não vai ser fácil ...

    mas está ai verão, esqueçamos as coisas menos boas...


    Quanto a belivar, qualquer dia revelo-me ehehehe

    cumprimentos

    Anónimo*


    * Anónimo passível de ser um Belivador, um destes dias, quem sabe ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sim, mas eu quero que ainda seja mais ilha... mas das parasídiacas!!! :)
      Hummm... afinal conhece-mo-nos?

      Eliminar
  4. Penso que não, mas seria um gosto, .. quem sabe isso não acontece ...
    : )


    cumprimentos



    Anónimo*


    * Anónimo passível de ser um Belivador, um destes dias, quem sabe ?!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem, é bom saber isso..
    apesar de não me ter tornado ainda num belivador,
    julgo não ser obrigatorio para simpatizar com a ideia.

    um optimo ponto de partida para quem sabe, um destes
    dias e a pretexto de um cafezito, nao trocarmos algo,


    pacotes de açucar ?! eehehe : )))) ja daria jeito para esse
    dito cafe, peço desculpa pela brincadeira, ehehehehe


    mas ao que julgo saber estamos um pouco longe..
    isso nao será impeditivo, apenas aguardar a oportunidade..


    cumprimentos



    Anónimo*



    * Anónimo passível de ser um Belivador, um destes dias, quem sabe ?!

    Responder

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... açúcar faz mal... melhor ser com mel! :) E eu não bebo café! :(

      Eliminar
    2. faz bem, e de facto tem toda a razão,... mel é bem melhor, urge uma mudança de maus, para habitos mais saudáveis da minha parte com tudo isto ja estou a receber boas prácticas para uma vida mais saudável, grato : ) believe me

      Boa Semana ! e já sabe verifique sempre se os impressos, já expiraram em 1975.... ehehhhh


      Anónimo*



      * Anónimo passível de ser um Belivador, um destes dias, quem sabe ?!



      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.