terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano novo, vida igual: a trocar

Têm-me perguntado imensas vezes, o que vou fazer no futuro agora que o projecto acabou dia 21.12.12. Pois bem... não vou fazer nada de diferente! Vou continuar a viver de trocas... pelo menos enquanto puder.

Tenho dito por aí, que este ano serviu basicamente para me dar ferramentas, estratégias, conhecimentos (etc e tal) para saber mais de alimentação, saúde, ecologia, sustentabilidade, economia, ambiente (etc e tal). Na verdade, apesar de ter mudado imenso, acho que ainda não fiz nem 10% das mudanças que poderia ter feito com tudo o que aprendi. Costumo dizer que este ano foi como estar na barriga da mãe, a preparar-me para nascer... Não sei muito bem se é este ano que vou nascer... ou se ainda vou precisar mais uns mesinhos (ou anos) no quentinho do útero, mas o que eu sei é que este ano sei mais do que o ano anterior e tenho muito trabalhinho pela frente. Sei também que não vou fazer as mesmas coisas que fiz no passado, tal como, as feiras de trocas, a gestão do grupo das trocas ou eventos de partilha de saberes. Talvez vá viver para comunidades uma vez ou outra... mas de resto, vou fazer muita coisa diferente. Neste momento já tenho uma agenda tão preenchida que já parece novamente que voltei a trabalhar, formalmente e burocraticamente falando.

Ora vejamos o que já está marcado:
- Ensaios da peça de teatro "a PortugueSa", com a companhia Eclipse Arte, a estrear em 27 de Fevereiro, no Teatro Orlando Ribeiro. Não vou ganhar dinheiro com as representações. A minha troca é assegurarem os transportes e a alimentação no dia dos ensaios e espectáculos. (ver mais em http://eclipse-arte.blogspot.pt/2012/12/a-portuguesa.html)
- Palestra e formação no Ciclo de Conferências de RH da Tap em Março, à troca de uma viagem a Moçambique
- 1 mês em Moçambique (Agosto ou Setembro), no projecto Laura Vicuña, em Inharrime. Em troca de trabalho, terei alimentação e alojamento (ver mais em http://amigosinharrime.blogspot.pt/)
- Reabilitação, divulgação e homologação do meu carrinho Be Car Blue a hidrogénio (ver mais em http://www.tecnoveritas.pt/pt/noticias.php?id=19). Depois de estar todo lindo e bonitinho, fazer o que sonhei: dar boleias por esse Portugal "a fora"!
- Ajudar na cozinha do restaurante dos meus tios à troca de comida, em Janeiro (ver mais em http://remediodalma.com/)
- Ajudar no Almaa Hostel de Sintra em Fevereiro, à troca de alojamento e de paz e descanso para reformular o meu livro (ver mais em http://www.almaasintrahostel.com/)
- Tratar da edição do meu livro, baseado no meu blog, mas à troca. Ou seja, não é vendido e sim, trocado! :) Aceitam-se sugestões para o nome do livro!
- Desenvolver um projecto entre empresas e instituições baseado em trocas com o João Sem Medo (ver mais em http://www.joaosemmedo.org/)
- Continuar no meu grupo de teatro Playback, Teatro Imediato com as muitas performances que este ano temos agendadas (ver mais em http://teatroimediato.weebly.com/)
- Uma sede/loja de trocas em Lisboa
- Fazer um documentário sobre o meu projecto
- Fazer um hino e um clip sobre o projecto. O meu tio já fez a música... só me falta a letra... e já tenho os produtores do clip! (ver mais em http://postcoop.org/postcoop_site/) (Se isto correr bem, estou a pensar editar um cd, que também seja à troca, com esta música e com músicas de todas as pessoas que têm grupos de música e que conheci no decorrer do meu projecto! :) )
- Coordenar um projecto já aprovado com uma câmara municipal, de uma casa cultural totalmente à troca. Com restaurante à troca, alojamento, eventos, workshops, palestras, loja, etc etc... 

Além disto, como objectivos pessoais... vou tentar viver de trocas, pelo máximo tempo possível e por isso, necessito de fazer trocas com grandes empresas para que me torne sustentável e mais ou menos independente, para poder levar a cabo todos estes projectos. Por isso, preciso de contactos com empresas para trocar: minha alimentação, ração para os meus animais, saldo no meu telemóvel, transportes ou deslocações... basicamente é só isto!

Posso assim, de forma muito resumida deixar aqui os meus 12 desejos/planos/sonhos para este meu ano, sem contar com aqueles que pedimos sempre... saúde, amor, paz, "dinheiro", trabalho, felicidade e tal... Ora aqui vão:
1. Sentir-me cada vez melhor comigo mesma... e mais livre. Como diz uma pessoa de quem eu gosto muito: "Dizer o que pensa e fazer o que diz."
2. Estar mais com a minha família e amigos chegados!
3. Dar mais abraços... tanto a desconhecidos como a conhecidos. (Às vezes é mais fácil dar a conhecidos, infelizmente!)
4. Passar mais tempo no campo... nas aldeias... na natureza!
5. Pôr em prática todas as medidas ecológicas que aprendi e que se adaptam ao meu apartamento.
6. Ter uma horta, dê lá por onde der. Nem que seja na praceta da minha casa!
7. Emagrecer (mesmo) e tornar-me uma pessoa saudável ao nível alimentar. De preferência vegetariana, com o máximo de crudívoro possível. E andar alguns kilómetros por dia! Ou andar de vez, de bicicleta diariamente!
8. Vender ou pagar o meu carro... para ficar sem "pagamentos fixos" no final do mês.
9. Dar mais liberdade e qualidade de vida aos meus animais.
10. Viver mais com o coração e menos com a mente.
11. Dar cada vez mais palestras e inspirar cada vez mais pessoas.
12. Ser feliz a cada minuto com aquilo que tenho, sinto e sou!

E não me vou esquecer de comer as 12 passas para realizar tudo isto! :)

http://www.youtube.com/watch?v=T_K__3OKkFg


6 comentários:

  1. Tu és uma inspiração. Até agora achava que já fazia muito "só" gastando 1000€ por mês entre duas pessoas, 3 gatos e 1 cão, sendo a renda a metade disso. Mas 1000€ (nem chegou a isso) num ano?!? És defenitivamente a minha nova heroina e inspirasme a querer ser melhor. Obrigada :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... não há heroínas! Só há pessoas que fazem diferente!!! Somos todos óptimos seres humanos, só que uns são mais "loucos-saudáveis" do que outros!!! Ehehehehe :)
      Força!

      Eliminar
  2. Parabéns.
    Descobri o seu blog hoje e depois de ler alguns posts(muitos, quase todos ...) tenho de confessar a minha admiração e (também uma pontinha de inveja) pela decisão que tomou e que colocou em prática de mudar de vida.
    Isto sim é o que se pode chamar mudar de vida.
    Partilho completamente as suas ideias ecológicas e anti-consumismo (apesar de ainda não as conseguir colocar em prática).
    Também sou um fã do sabão azul. :)
    Há alguma coisas com que não concordo (por exemplo acho que não se deve acabar com as vacinas, porque foram um avanço muito importante na saúde e permitem salvar a vida de milhares de pessoas).

    Mas são muitíssimo mais as ideias com que concordo que as ideias de que discordo.

    continue a belivar e um abraço. :)

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Uau........ é um grande número para quem tem um 40 no seu blog também!
      Grata!!!! <3

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.