quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que deveria ter feito, agora que falta só 1 mês

Há pois é... E se hoje me dissessem: "O que terias feito diferente se começasses hoje o projecto?" Eu diria: "Muita coisa! Muita coisa mesmo!" Claro que foi feita muita coisa, muita coisa gira, engraçada, criativa, enriquecedora e motivadora, mas acho que se hoje fosse o dia D, o dia que inicia tudo, faria muita coisa diferente!

Claro que continuava com esta minha "missão" de mudar ou trocar as voltas a Portugal, mas acho que mais do que isso, tinha-me focado mais em mudar ou trocar mais as minhas voltas à vida... e tinha tido mais tempo para mim, para o meu projecto pessoal!

Por outro lado, em vez de andar preocupada a fazer feiras e feirinhas por aqui e por ali, tinha era feito um guia de feiras bem estruturado (que só foi finalizado em Junho) e posto ao dispor do pessoal, para começar tudo a organizar feiras um pouco por todo o lado e para eu não ter essa preocupação. 

Mais uma coisa que mudava, era o grupo do Troco 1 hora. Apesar de ter como meta os 11111 membros, tenho de admitir que apesar da teoria de bastar apenas 1% mudar para mudar o mundo, deveria ter percebido mais atempadamente que esse 1% pode muito bem não ser os belivadores que trocam, mas às vezes apenas e só os belivadores que partilham. Com o facto do grupo crescer de forma tão exponencial, o sentimento de comunidade foi-se perdendo e o que antigamente era interessante ao nível de trocas de contactos e de serviços, hoje em dia, com 13500 membros é surreal de acontecer. Deveria ter feito um grupo não usando os grupos do facebook, mas desenvolvendo por exemplo, uma aplicação de trocas.

Outra coisa que mudava, era o facto de ter ido a mais comunidades... Sem dúvida que essa foi a parte mais interessante, enriquecedora e cativante para este meu percurso de mudança de vida! Tenho cada vez mais saudades de estar com pessoas diferentes, em vidas diferentes, com modos de fazer, sonhar e viver... diferentes! Tenho saudades de dormir na tenda (apesar de agora estar um frio de rachar), de ter tempo para olhar para as estrelas, de acordar com o nascer do sol, de comer coisas muito saudáveis, de passear na natureza, de não estar ligada ao computador horas a fio, ou ter reuniões a toda a hora... Pequenas coisas que me fazem ter saudade do campo, da gente, das comunidades, das pessoas, da terra! Coisas simples que me fazem pensar cada vez mais, o que é que faço aqui no meio da cidade, numa cidade feita caixinhas de fósforos chamadas "casas", onde mal se conhece alguém!?!?! Bem... alguma coisa devo fazer por aqui, para ainda por aqui continuar... né?

Bem, outra coisa que devia ter tido mais atenção, era ter feito trocas, sobretudo de comida, que me dessem para mais tempo. Porque o facto de estar sempre a precisar de comida para mim ou para os meus animais, fez com que muitas vezes ficasse assim a modos que condicionada a ter de ir trocar a correr e a pular para me assegurar das minhas necessidades. Devia ter feito protocolos de trocas com supermercados ou hortas, ou proposto trabalhos nessas empresas/locais afim de que as trocas fossem mais duradouras. Devia ter tido mais em atenção a comida que troquei... ou trocar aquela que não deveria ter comido, principalmente aquela à base de açúcar e chocolate... 

Devia ter tido mais tino com a "dieta", com a minha saúde e alimentação... Isso sim!

Devia ter ficado cada vez mais maravilhada com o ser humano... com as ajudas que tive, com o facto de ter motivado pessoas, com o facto de tanta gente me motivar, inspirar e acreditar em mim... devia ter feito um momento de pausa, diário, apenas e só para observar estes pequenos "milagres" e ficar grata por tudo isto... Não é que não tenha feito, mas devia ter feito ainda mais!

Também devia ter treinado andar de bicicleta, para poupar o gasóleo que nos últimos tempos gastei, bem como os bilhetes de comboio, autocarro e metro. Pois, esta parte, foi mesmo "preguicite" aguda!

Devia ter sido ainda mais ecológica, lido mais coisas ligadas à ecologia, pelo menos ligadas à permacultura urbana. Devia ter feito o meu compostor e ter começado a horta aqui na minha praceta, no único pedaço de terra existente. Devia ter estado uns dias sem usar electricidade, apenas e só para experimentar a sensação. Devia ter feito cursos de permacultura, de ecologia e de sustentabilidade e de uma vez por todas, começar a usar detergentes e produtos de beleza totalmente naturais.

Devia ter feito tanta coisa... devia... mas pronto... o hoje é o hoje.... e estes 11 meses valeram o que valeram... e valeram muito a pena. Mas pronto, no fim de tudo... o que interessa é que até me senti bem... http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=OfJRX-8SXOs&feature=endscreen

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.