domingo, 14 de outubro de 2012

"É nas dificuldades que o ser humano, se revela como ser humano!"

Ora bem, este fim-de-semana foi quase um teatro de variedades. Não parei um bocadinho. "Ele" foi encontros de silêncio, palestras, bailado e por fim, hoje, um dia inteirinho no campo, numa comunidade ali para os lados de Palmela, onde eu queria já ter ido há muito tempo!

Para dizer a verdade, já andava a ressacar da cidade e de viver num apartamento T1 ,metida no betão de uma cidade da linha de Sintra, depois de 11 fantásticas semanas distribuídas por 11 fantásticas comunidades. Por isso, tenho-vos a dizer que matei (algumas) saudades do campo, da natureza, da permacultura e de gente bem disposta que vê cada vez mais, o mundo a melhorar!!! 

Pois é, estive na Biovilla! (ver mais em http://www.biovilla.org/ ou em https://www.facebook.com/biovilla.sustentabilidade?fref=ts) A Biovilla "pretende fomentar o desenvolvimento social, económico e ambiental de forma integrada e equilibrada através de práticas e modelos empresariais inovadores que coloquem a Sustentabilidade no centro da sua actuação." E neste domingo, a Biovilla fez uma actividade intitulada "Dia Activo" onde teve diversas actividades, afim de que o público em geral, pudesse conhecer o espaço da Biovilla. E o dia foi mais ou menos assim:

10h - Yoga
11h - Palestra "Super Alimentos"
12h30 - Permacultura em Acção
15h - Almoço
16h30 - Passeio pela natureza

A palestra dos "Super Alimentos" foi muito interessante, porque fiquei a saber que há umas plantinhas (no geral, que vêm da "Conchichina") que são super energéticas e que valem "milhões" no nosso corpinho. Valem tanto, mas tanto, que podemos andar um dia inteiro a comer só meia dúzia de coisas daquelas, que não temos necessidade de comer o que quer que seja, porque têm por exemplo, 250 vezes mais vitamina do que a vitamina dos brócolos. Não é super? Os nomes delas são muito engraçados. Temos, as sementes de Gogi, as sementes de Chia, a Spirulina, o Agave, a Clorela, o Mesquite... entre outras. Podem fazer umas belas receitas, como por exemplo, a barrita que vos coloco na foto deste post que é muito saborosa e que tem cacau e tudo, hém? Todos estes produtos podem encontrar no site da Iswari (ver mais http://pt.iswari.net/Home.aspx). 

Achei muito interessante esta nova forma de alimentação (se quisermos, claro), porque se eu for a ver é sempre tão complicado ter uma data de ingredientes diversificados para ter a minha alimentação equilibrada, que com isto seria muito mais simples!! :)

No workshop da "Permacultura em Acção" falámos das camas elevadas e das casas-de-banho secas e tenho-vos a dizer, que a conversa foi deveras interessante!!! :) Quem lá esteve, sabe bem do que falo e para vós, que não sabem o que é.... só vos posso dizer que foi muita conversa acerca do que deixamos nas casas-de-banho secas e do seu belo tratamento! ;)

E com isto só vos tenho de dizer que estou realmente uma velhota... e que me sinto mesmo velha, porque o Yoga de manhã e a caminhada de 2 horas à tarde, deram cabo de mim... ai que não estou mesmo habituada, hém!?!?? Mas a caminhada valeu muito a pena... do alto da montanha de São Luis, conseguimos ver o Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, Palmela, Setúbal e Tróia... e foi tão bonito, que nem vos sei explicar. Ora vejam a imagem de Tróia, aqui no meu post!

Foi um dia e pêras... longo... variado... e com animação e motivação a dar com um "pau"... (isto é expressão, ok?) Foi muito bom... muito bom mesmo... e sentir os pulmões com ar fresco e saudável, valeu por tudo!!! Valeu muito também, o grupo de pessoas com quem passei o dia... foi tão animado e inspirador que até me armei em poeta e disse a frase, que vos coloquei no título deste post, assim, "como dá cá aquela palha" (outra expressão)! Saiu-me de dentro de mim... porque é verdade, quando o ser humano está em dificuldades é mesmo aí que se revela como um verdadeiro ser humano... até a esse momento apenas é um ser! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.