quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Panquecas em Marte

Os meus desejos iniciais deste projecto eram, que eu me tornasse uma pessoa mais ecológica, sustentável, saudável, poupada, humana e feliz! Ora bem, comecei a perceber que estes seis critérios estão em ligação todos uns com os outros, porque não se pode, por exemplo, ser poupada sem ser ecológica, ou ser saudável sem ser humana... Bem, parece que não é assim tão directamente, mas é! 

Desde que vim destas últimas comunidades, o meu voltar para Lisboa não tem sido fácil. Parece que tomei consciência de como na cidade é tão difícil ser-se tudo isso! De saudável pouco tem... ecológico, só o simples facto de sairmos de casa... ui... ui... sustentável, nem pensar... poupados, quase nada, precisa-se de dinheiro para tudo! Com tudo isto resta-nos muito pouco para sermos humanos e felizes! Ora pensem, quantas vezes dizem "olá" a uma pessoa que passe por vós na rua e lhe dão um sorriso? Ela por acaso é um objecto para ser lidada com tanta neutralidade e distanciamento? Não é pura e simplesmente um humano, como vós, uma pessoa?! Uma vez, logo no início do projecto, ao sair de casa, decidi sorrir para todas as pessoas que se cruzavam comigo na estrada... fiz aquilo duas ou três vezes e percebi que as pessoas me achavam verdadeiramente "maluquinha", porque não me conheciam de lado nenhum...

Tenho saudades de saudar todas as pessoas que se cruzam comigo, como numa aldeia!

Mas pronto, o que vos queria falar hoje é de panquecas! Como acho que já disse por aqui muitas vezes, sempre que tenho leite, ovos, farinha e mel, este é o meu doce preferido e também, é o responsável por muita falta de kilos não perdidos! E hoje fiz panquecas! Então pus-me a pensar nos ingredientes das maravilhosas panquecas e percebi que nenhum dos ingredientes se aproveitava, nem para a minha saúde, nem para a ecologia, muito menos para a minha felicidade. Vejamos os ingredientes:
- 150 gr farinha
- 200 ml leite
- 50 gr açúcar
- 50 gr manteiga ou margarina
- 1 ovo
- mel

Partindo do pressuposto que todos os ingredientes, apesar de terem sido conseguidos com trocas, são feitos de forma industrializada, acabei de consumir uma data de "coisas" muito nefastas à minha vida! Leite: cheio de hormonas... Açúcar: o pior "alimento" de todos, até tenho neste momento nas minhas mãos um livro que me vai abrir os olhos p'rá vida: "O livro negro do açúcar"... Manteiga: sem comentários... Ovo: cheio de hormonas também... Mel: feito de batata e açúcar... 

Esta é a verdadeira realidade dos alimentos que se compram nas grandes superfícies! Mesmo quando achamos que estamos a comer coisas "saudáveis", como uma fruta ou um legume, não temos noção da quantidade de "coisas" nefastas que adquirimos: o próprio plástico onde são embaladas, os químicos de conservação, o gasto de petróleo para os transportar desde as estufas até ao supermercado, os fertilizantes para ficarem mais bonitos e vistosos e todas as mil e uma coisas que nem temos noção!... Não, mesmo!

Sei de histórias de doidos... carne onde encontram vestígios de antibióticos, carne pintada de vermelho para ter um ar mais fresco, manteiga que tinha larvas e que era tudo moído para ficar mais cremoso, sumos de fruta com fruta podre... e mil e uma coisas, que não lembra ao Diabo e que nos faz pensar... quero desaparecer daqui para fora, ter o meu pedaço de terra e comer só o que ela der! Pronto... estou nesta fase... apetece-me fugir para Marte... sei lá!

8 comentários:

  1. Eu até ia jantar mas fiquei assustado eheheh
    Parabens por estares a chegar aos teus objectivos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, mas é mesmo para assustar... e é triste, porque ao tomar consciência começamos a ver que é melhor imigrarmos mesmo para Marte, senão vamos para a Morte mais cedo... Lololol... Foi só um trocadilho!
      :)

      Eliminar
  2. Olá Andresa,
    é dura a descoberta da realidade. Começei essa etapa há alguns anos e fiquei em choque com tanta coisa a que não fazemos perguntas e quase sempre existiram.
    Hoje, já equilibrada (nem sempre, é claro), mesmo neste real mundo, vou (com muito jeito) tentando alertar as pessoas que vou conhecendo.
    E tu, hás-de ir descobrindo tb, mas não por masoquismo, mas para ir mudando hábitos que não fazem sentido para quem os destrinça.

    E o que mais me chocou por eu não fazer idéia, foi principalmente a vida e morte dos animais que tanto somos dependentes para tudo e mais alguma coisa, desde a alimentação até à "diversão" e "conhecimento" . E a vida para eles, anda cada vez pior, dada a intensidade do consumo (e não falo só da alimentação).

    Se um dia quiseres mesmo saber, basta procurares pela net. É que para eles, não importa nada o que pensamos, importa mesmo o que fazemos. E para mudarmos tb estes hábitos, há que saber que o ser humano tem alternativas bem mais saudáveis do que estas e isto está mais do que estudado e comprovado. Mesmo quem não queira saber dos animais, deveria ver estes documentários.

    Vou-te enviar estes links para 2 documentários sobre a alimentação e saúde muito esclarecedores. Já há muito tempo (anos)que ando a investigar sobre isto, e claro que na internet aparece de tudo, por isso há que ser crítico e ver muita coisa para poder perceber o que é verdadeiro e falso. É que nestas áreas ainda permanecem muitos mitos apesar de tantos fazerem tantos estudos.

    São estes:

    http://www.youtube.com/watch?v=i8FyLcj0d2I&feature=related - O Alimento Importa

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2nbh4De-vqc - Forks over Knives Troque a faca pelo garfo

    Um beijinho e espero que tenhas tempo para vê-los.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... eu começo a "assustar-me" com tudo o que sei... a verdade é que este "susto" é importante para me responsabilizar uma vez por todas, que a mudança está em nós e que realmente o sistema, tal como existe, está a falhar em muita coisa... tanta que nem temos noção! Às vezes dá mesmo vontade de desaparecer.
      Vou ver os teus vídeos certamente... :)
      Muito grata... muito mesmo!
      Besito grande

      Eliminar
  3. Respostas
    1. O mel que eu como tenho eu a certeza que não é de batata e açúcar. Nos mercados compra-se bom mel, normalmente são pequenos apicultores que vendem.E não é mais caro que nos supermercados, mas até acho que é mais barato. E o mel é dos melhores produtos que se pode ter.

      Eliminar
    2. Quando faço panquecas, são mais panquecas à pazada como eu costumo chamar às minhas coisas. lol
      Eu só faço com farinha, leite e ovos. E não tenho medidas, faço a olho.

      Quando faço as massas para tartes é o mesmo é tudo a olho, e aí faço com farinha, ovo, azeite, um pouco de margarina, pitada de sal e água. E voalá.

      No caso das panquecas normalmente coloco mel e canela.


      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.