quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Antigamente é que era!

Nas arrumações, limpezas e demais acabamentos, o mais engraçado de tudo foi ir encontrando, à medida que ia abrindo móveis, gavetas e caixinhas, determinados objectos que me foram remetendo à infância, claro está, a um passado não muito longíquo. Ehehehe... Já se passaram mais de 20 anos, desde a altura em que eu era criança e é engraçado verificar como o mundo mudou, evoluiu, cresceu... Por exemplo, no que toca à electricidade o número de coisas novas que foram aparecendo foi sem dúvida, fantástico! Fantástico não é, contudo, o valor que pagamos de electricidade e a dependência que temos dela, tornando-nos totalmente dependentes dela. Se formos a pensar, nos dias de hoje quase que não conseguimos “viver” sem a dita cuja.

Antigamente tudo era diferente... Imaginem, sem electricidade como faziam as seguintes coisas?
- Costurar à máquina
- Pôr o relógio a despertar
- Ouvir rádio
- Fazer waffles (que aqui na minha terra chama-se Talaças... e ponha o dedo no ar, quem sabia que este era o outro nome para as waffles, hém?!)
- Fazer o queimado do leite creme

Pois é, pensem lá um bocadinho e vejam se hoje, sem a electricidade conseguiam fazer pelo menos uma destas coisas... bem, talvez ouvir rádio, possam no carro! J

Ao andar aqui a dar volta às tralhas, encontrei coisas muito curiosas. Uma máquina de costura da Singer a pedal, para fazer as ditas costuras sem electricidade. Um relógio despertador a corda. Um rádio dos antigos! O ferro para fazer as belas das waffles na lareira e o utensílio para o leite creme, também usando o fogo da lareira! Ah pois é! Afinal no passado, fomos muito mais sustentáveis do que agora, pelo menos no que diz respeito à electricidade, não é verdade? Será que no nosso presente, conseguiremos juntar o melhor dos dois mundos?

P.S. E já viram a lâmpada azul à Believe que encontrei?!?! E mas gira ainda está num casquilho com ficha tripla! O máximo, hém?

http://www.youtube.com/watch?v=IJ-5gOw3hUw

2 comentários:

  1. dedo no ar! na minha terra também se chamam talaças e lá por casa da minha mãe ainda há um ferro desses! e uma máquina de costura dessas também!
    estou deliciada com o blog e com o projecto! muitos parabéns! vou seguir :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau........ fantástico!!! Já não me sinto sozinha no mundo! Porque quando digo "talaças", fica tudo com cara sei-lá-de-quê a olhar para mim!!! :)
      Boas leituras e boas trocas!!! *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.