segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Adoro o Opinel!

Sinto-me em casa! É isso! E não sou só eu que me sinto em casa... a minha cadela Azeitona também, que pela primeira vez desde que iniciei o projecto, consegui trazê-la comigo nesta minha vivência em comunidade! Vê-se nos olhinhos dela o quanto feliz está, pela forma descontraída que está no campo, como se tivesse vivido assim a vida toda, a forma como se deita na sombra dos bambús ou a forma descontraída como trocou o seu bebedouro azul pela água do balde disponível para pássaros e cães da zona. Ninguém diria que a minha cadela é uma cadela de casa, excepto no momento do dormir, que se enrosca a mim, na tenda que me emprestaram! :)

A vista da tenda é um horizonte cheinho de luzinhas das ventoinhas eólicas que se avistam e que há noite parece mais uma base de naves espaciais e ovnis. (Logo que conseguir captar uma foto nocturna perceptível da minha máquina, aqui colocarei.) O acordar faz-se sem alarmes ou despertadores, sem barulho de carros ou buzinas, pura e simplesmente pelo nascer do sol e pelo calor que circula dentro da minha tenda!!! Fantástico! :) Bem, há um outro pormenor que é o Chico (cão aqui da zona, que faz lembrar o negativo do cão do Tim Tim, porque é preto, claro) que pela manhã vai cumprimentar a minha cadela.

E aqui estou eu, na comunidade de Simplicidade Voluntária! :) Uma comunidade onde um casal está a iniciar a sua vida da forma mais simples possível, mas ao mesmo tempo mais vivencial possível... Pois, porque quando somos simples, temos tempo e quando temos tempo, vivemos! Para saberem mais sobre a simplicidade, vejam o blog pessoal  http://caminhada2010.wordpress.com/o-que-e/. Aqui podem perceber que há uma ligeira diferença entre viver na pobreza ou viver em simplicidade. A diferença é que viver simples é uma escolha, para se ter mais tempo para viver! :) É fantástico!

Hoje o dia foi suave... leve... bom... de manhã fui buscar água à fonte municipal, fazer compras (uma vez que a horta ainda não está a funcionar na perfeição, devido ao pouco tempo que tem), fazer almoço, dormir a sesta à tarde, apanhar algumas folhas e pauzinhos para o compostor, fazer o jantar e descansar!!! Vida boa!!!

Em todos estes passos tenho-vos de dizer que me rendi ao Opinel... Eu não o conhecia, mas quando o conheci fiquei verdadeiramente babada e rendida por ele... Foi amor à primeira vista, que profissional, prático e interessante que ele é. Ainda por cima, é para toda a vida, é prestável e francês! :) Estou a falar de um canivete/faca que corta fantasticamente bem... vejam mais em: http://www.commerciol.com/Navalhas-e-Canivetes/Opinel Julgavam que estava a falar de quê, hém?

O tempo aqui rende... além de render, é como se aqui o tempo não existe... ou se existir servi-mo-nos dele e não é ele que se serve de nós, como na cidade... Aqui o tempo é o que é... 60 segundos de 1 minuto e não 60 minutos de 1 hora que passa a velocidade luz e que não nos deixa fazer nada de nada... a não ser correr contra ele. Aqui há vida! Aqui há gente! Aqui vive-se!

E deixo-vos um vídeo de outras pessoas que trocaram de vida... e agora, vivem! http://www.youtube.com/watch?v=lfaxkZBw9m0

2 comentários:

  1. É interessante! Já estou a divulgar.
    Ainda hoje estava a pensar: porque é que tem de haver pessoas a viver no luxo? Podíamos viver todos confortavelmente! Apesar de levar a vida o mais normal possível: casa, carro e emprego, procuro sempre, que seja o mais simples possível. Tenho familiares que me invejam por ser simples, mas eu não me importo com isso, apenas acho esquisito.
    Um exemplo de simplicidade são os holandeses. Se entrar na casa de um cidadão holandês, verá compartimentos quase vazios, apenas com o essencial e eles vivem bem!
    As coisas mais belas da vida, são as mais simples.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.