quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os 3 E's!

Engraçado esta coisa chamada "vida"! Hoje decidi que ia escrever sobre os 3 E's que me acompanham e pus-me à procura de uma imagem no google que se chama-se "3 E" e qual não é o meu espanto, quando me aparece uma oliveira, pois este símbolo pertence a uma página sobre o azeite onde diz que os 3 E's são: a excelência, a economia e a ética! E não é que a "oliveira" me tem perseguido tantas vezes?!?!? Ora vejamos: Azeitona (a minha cadela), Olive (a minha gata), Olivier (o meu gato), Oliveira (a minha melhor amiga)... bem... muitos mais exemplos vos podia deixar... eu nem sei bem porquê, mas o azeite é algo muito importante também para mim... tenho de descobrir o significado de tudo isto na minha vida... bem, adiante!

Isto tudo, porque vos queria falar dos 3 E's do meu projecto Believe. No início da preparação do projecto, falei com o meu (segundo) ex-marido para ele me dar umas dicas sobre o que ele achava do projecto e o conselho precioso que ele me deu é que as trocas podiam ser interessantes, mas a troca pela troca, não teria interesse, porque seria como que criar um sistema monetário alternativo e novamente uma economia própria. E é verdade! Ele falou-me que para que a troca surgisse efeito na mudança do mundo, a troca estaria de estar sempre ligada a uma componente ecológica e também espiritual (humanitária). Na altura, escrevi este conselho dele e reflecti... acho que não percebi (na altura) o que ele queria dizer-me, mas hoje isto é mais que óbvio! 

A troca pela troca, como economia é interessante e pode tirar-nos do sufoco da crise e da falta de dinheiro, porque digam o que disserem o dinheiro está mesmo a desaparecer... pelo menos dos bolsos de alguns! Contudo, o interessante da troca é a partilha e é aqui que entra não só parte espiritual como a ecológica. Se virmos que cada vez mais não precisamos de tanta coisa e que podemos partilhar coisas uns com os outros, usar até à exaustão um determinado objecto, quer seja trocando ou emprestando, o consumismo vai baixando e por isso, a ecologia entra aqui como um passo importante. Por exemplo, o que eu fui vendo ao longo do tempo é que mais de metade (para não dizer para aí uns 80%) das coisas que achava anteriormente como importantes e necessárias, não são mesmo precisas. Já pensaram a quantidade de coisas que têm na vossa vida e na vossa casa que não usam há anos?! Comecem pela roupa, depois pelos objectos da cozinha, depois coisas da despensa, coisas na casa-de-banho ou coisas que foram guardando ao longo dos tempos, coisa de infância, do tempo da faculdade, de quando estavam grávidas, dos vossos filhos.... Percebem como estamos rodeados de coisas desnecessárias e não fulcrais para o dia-a-dia? Isso pode ser um começo para sermos mais ecológicos e muito menos consumistas, logo, mais económicos também! Por outro lado, se emprestarmos e se trocarmos mais, a componente espiritual (ou humanitária) vem também ao de cima, porque estamos a partilhar, a ajudar, a socializar... e tudo isto são os 3 E's do Believe! (Se virmos a palavra Believe tem 3 e's.... eheheh...)

Por isso, quando vejo o meu grupo de trocas, vejo uma correria de trocas, muito consumismo ainda, muito na componente económica e até algo espiritual, mas muito pouco ecológico... porque ainda há a necessidade de muita coisa que sem dúvida não é necessária... pensem um pouco e vejam se precisamos de tudo quanto nos rodeia!!!... Verdadeiramente o que é preciso para VIVER?... 

2 comentários:

  1. a própria troca faz com ke algo ke a gente não ker seja utilizado e importante para outra pessoa dai não ir pró lixo ,portanto nesse aspecto é ecológico!boa...talvez se fechares os olhos e te perdoares a ti mesma ...respira fundo...está tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... sim... é um começo... respirar e perdoar... porque no fundo está mesmo tudo bem! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.