quarta-feira, 11 de julho de 2012

Onde anda o dinheiro, afinal?

Outro dia fui a uma palestra sobre as cidades actuais e sobre o estado do mundo. E obviamente, sobre a crise! :) 

Como o palestrante era inglês ele referiu que a crise que existia, era a crise dos três F's: Fuel, Food e Finance. Ou seja, traduzido por miúdos, a crise actual não é só financeira, mas também é uma crise de alimentos e uma crise de petróleo. E nós podemos continuar a andar "descansadinhos" a pensar que nada nos afecta, mas o que é certo é que a comida está a acabar, porque não há terreno útil para cultivar, as sementes estão cada vez mais alteradas e não há comida disponível a ser distribuída de forma equilibrada para todos e por fim... quer queiramos ou não, o petróleo mais dia menos dia vai acabar! Podem estar a pensar que este meu post pode parecer mais "negro e menos azul" do que o costume, mas a verdade, verdadinha é que esta é a mais pura das verdades, estamos mesmo com uma crise de F's... ehehehe... Mas isso não é uma má notícia! Porque a boa notícia é que precisamos de começar a ser criativos e a encontrar estratégias! :)

E por falar em estratégias, este palestrante que vos falei, esteve a apresentar um tema super interessante que é: "Onde anda afinal o dinheiro?"... Poderíamos estar aqui a encontrar mil e uma razões, mas a razão "fundamental" que este palestrante referiu foi que cada vez mais existem moedas complementares... e estimam-se que no total, em todo o mundo, já estejam a circular mais de 6000 moedas complementares que servem de troca monetária em várias comunidades e que se transformaram a partir do tal dinheiro que anda "desaparecido". A mais conhecida neste momento é Banco das Palmas (ver mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Palmas) do Ceará!

Cá em Portugal, começa-se a dar os primeiros passos em moedas complementares e neste momento, a que eu conheci é a chamada Ecotrocas. (ver mais em https://www.facebook.com/pages/EcoTrocas-Sistema-Comunit%C3%A1rio-de-Trocas/193167147448630 ou  https://www.facebook.com/groups/SMIST/?ref=ts)

O Ecotrocas é um sistema que utiliza a sua própria moeda de troca, utilizando um site para o pedido de trocas www.ecotrocas.com (ver mais em http://www.ces.org.za/exchparams.asp?country=PT). Utilizando apenas este site, todos podem colocar serviços ou produtos dando um valor unitário a cada proposta que é apresentada aos elementos da comunidade onde estamos inscritos.

A ideia é muito interessante... e se formos cada vez mais, cada vez mais teremos a possibilidade de viver numa comunidade baseada em trocas, com uma moeda complementar que não estará dependente de juros.

Bem... eu vou para as minhas trocas... comecem as vossas, boa? Grata*

Deixo-vos uma inspiração... http://www.youtube.com/watch?v=h8YLFKr7lZs

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.