sexta-feira, 15 de junho de 2012

Simple and the Best

Eu e Chiara Lubich
Hoje o dia foi no campo a apanhar alperces. Os tais que na 4a feira fiz doce que nunca mais acabava. As árvores de onde os outros vieram continuaram carregadinhas e por isso, estava na hora de ir apanhar mais uns. Que me lembre só tinha apanhado duas vezes, fruta na vida: quando era miúda, as cerejas do meu avô, mas em pura brincadeira e na Aldeia das Amoreiras em Maio, as laranjas onde subi às árvores e que aqui vos contei. Bem, as laranjas também foi por brincadeira porque demorei uma meia hora... Mas hoje não, hoje foi a valer! Mais ou menos a valer, porque estivemos umas 3 ou 4 horas a apanhar os ditos alperces, o que não foi propriamente uma jornada inteira de trabalho. Por isso, foi meia jornada! E digo-vos para meia jornada, fiquei derriada... imagino quem anda mesmo nas jornadas inteiras, todos os dias da semana, de manhã à noite! É por estas e por outras que começo mesmo a dar muito valor a tudo isto... A agricultura dá mesmo muito trabalho e não é só o trabalho de ir ao supermercado comprar a embalagem da fruta X ou Y. É muito mais... Uma das minha (ex-)cunhadas por exemplo, que embala fruta em Espanha, um dia contou-me que ao embalar uvas, o patrão dela lhe descontava no ordenado cada vez que ia um bago podre no cacho... Acham isto normal? Ao que nós chegámos! :(

E pronto, hoje o dia foi todo assim... Cansativo, mas produtivo e como digo, um descanso para a mente e um cansaço para o corpo. Mas além disto, sobre os ditos alperces, quero é contar-vos um pouco do que é o Movimento dos Focolares, porque as focolarinas com que eu me dou diariamente não páram de falar de Chiara Lubich, a "mentora" do movimento. Só que elas não falam por falar... elas vibram, sorriem e os olhos expressam-se com tal amor, que pronto, tenho mesmo de vos contar!

Chiara Lubich na Segunda Guerra Mundial começou a "entender" que tudo tinha um fim... as casas podiam arder com a guerra, os amigos/familiares/namorados podiam morrer na guerra e por isso, começou a pensar qual era a única coisa que perdurava. Percebeu então que era Deus e começou viver o seu dia-a-dia à luz da palavra do Evangelho com algumas amigas, para buscarem forças para os tempos difíceis da guerra. Em pouco tempo, aproximadamente 2 meses, já havia 500 pessoas que seguiam o seu pensamento e por isso, todas as casas onde se lia e vivenciava o Evangelho chama-se Focolare (que vem de casa com fogo, com lareira, ou seja, com vida, com paixão, com luz). Chiara sempre associou o seu movimento a um movimento católico, mas nunca pensou que a Igreja o considera-se como fazendo mesmo parte dela, como um movimento católico. Contudo, o Movimento que tem por base, todos sermos um e espalharmos a alegria e a luz pelo mundo, rapidamente se propagou pelos vários países do mundo, nas mais variadas religiões. Por isso, hoje, apesar de ser um Movimento Católico, todas as religiões são aceites, desde que lutem pela união de um mundo melhor. Há, hoje em dia, Focolares nos Budistas, nos Mulçumanos, nos Hindús, pois a verdade e o desejo é que o mundo se una de uma vez por todas para vivermos em conjunto e em paz. É incrível onde esta mulher chegou... com a "necessidade" de se encontrar e de se confortar para além da sua vida, conseguiu inspirar homens, mulheres e jovens de todo o mundo e de todas religiões, tendo por base este sentimento de um mundo melhor, ou diria eu, azul! Acho que posso considerar que Chiara foi uma grande belivadora! :)

Não sei se é pela história ser verídica e até recente, ou por todas as focolarinas desta casa terem conhecido Chiara, que cada dia que falo com cada uma sobre ela, sinto um pouco de Chiara dentro delas. A inspiração de Chiara, a sua genuidade, humildade e entrega fez dela um ponto de luz que foi partilhado pelos 5 cantos do mundo, tendo um trabalho muito diversificado e de comunhão. Amanhã falo-vos de um termo que Chiara "inventou", chamado de Economia de Comunhão e que eu simplesmente, adorei!

Deixo-vos um vídeo de mostra um pouco da vida de Chiara e do Movimento dos Focolares (http://www.youtube.com/watch?v=Z8hyULiJUJQ&feature=player_embedded) e também vos deixo uma música que ouvi hoje no carro, a caminho da apanha dos alperces e que acho que fica mesmo bem neste post, oferecendo o título da música a Chiara: "Simple the best". :) http://www.youtube.com/watch?v=GC5E8ie2pdM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.