sábado, 12 de maio de 2012

Make up forever or never?

Hoje fui falar a um seminário e como sempre nestas ocasiões, faço a bela da maquilhagem para eventos públicos. Coisa simples: um pouco de corrector de olheiras, pó solto, sombra clara ou lápis dos olhos e rimel! E foi assim que fiz esta minha make-up no dia de hoje... mas qual não foi o meu espanto, quando andei o dia todo a esfregar os olhos, com comichão nos mesmos, com ardor e desconforto, como se fosse a primeira vez que usasse maquilhagem. Eu sei que já há algum tempo não uso maquilhagem, então nas comunidades é mesmo para esquecer... mas daí até me esquecer de como é que uma pessoa se "comporta" quando tem maquilhagem, vai um grande passo! E ainda mais eu, que vivo desde os meus 18 anos com maquilhagem diária, chegando a uma altura na minha vida em que me maquilhava até para ir deitar o lixo fora, usava rímel à prova de água para ir à praia e mudava de maquilhagem duas vezes ao dia, consoante a roupa e o evento.

Ora aqui está uma foto da minha pessoa há coisa de 3 anos! Na versão maquilhagem extensa para um evento de fado e na versão maquilhagem de praia. No mesmo ano, na mesma altura, com a mesma idade! Estou um bocado diferente, não?

Mas perguntam vocês: "Como é que deixaste de usar maquilhagem totalmente e começaste a sair à rua de cara lavada?" Ora bem... houve dois acontecimentos importantes na minha vida para que isso acontecesse. 

Primeiro, durante 2 anos fiz teatro na Academia de Santo Amaro e as minhas personagens levavam uma maquilhagem tão grande,  que demoravam mais de 1 hora e eu até me chamava de "traveca"... lololol... Eram mais do que duas ou três bases e pré-bases, vários correctores, vários pós para dar definição ao rosto, sombras de várias cores, lápis, eye liner, vários rímeis (isto quando não levava as belas das pestanas postiças), brilhantes e purpurinas, baton, gloss, spray de fixação de maquilhagem, etc, etc... Depois de cada sessão de teatro, desmaquilhava-me e como tínha um lanche partilhado com os actores e alguns espectadores, voltava-me a maquilhar de uma forma mais simples, mas com a bela da base, do pó, das sombras, dos lápis, do baton, etc etc para me sentir apresentável e o pior de tudo, para me sentir bem comigo própria! (Como se precisássemos de uma data de "tinta" na cara para nos sentirmos bem connosco próprios). Ao longo do tempo, e ao longo deste meu ritual, comecei a verificar que a minha pele estava seca, gasta, cansada, as minhas pestanas mais pequenas, os olhos a arder... e por muito que me custa-se tinha mesmo de deixar de me maquilhar depois das sessões do teatro e aceitar que os outros me vissem desmaquilhada! A partir daí comecei a ir desmaquilhada para o trabalho, a sair à rua sem maquilhagem... aos poucos e poucos!

Tudo ficou mais claro, quando no meu segundo casamento, o meu marido me pedia para não me maquilhar. Primeiro porque não havia necessidade disso, eu era mais bonita sem maquilhagem, depois porque não era ecológico e depois porque era um gasto desnecessário, já para não pensar nos testes da maquilhagem que são feitos nos animais. A bem dizer, sempre que não me maquilhava sentia-me mais perto dele e mais nova! (Isto porque a nossa diferença de idades é algo de considerável... eheheh)

Hoje, percebi que deixar de usar maquilhagem já não é uma necessidade para o meu corpo (pele seca, pestanas pequenas, etc etc) como na altura do teatro, nem uma questão de amor como no meu segundo casamento... hoje senti o meu desconforto com a maquilhagem, como uma questão pessoal... parecia que a maquilhagem já não fazia parte de mim, de mim enquanto pessoa. 

"Se vou deixar de usar maquilhagem definitivamente?" - perguntam vocês. Não sei... acho que vou usar quando me apetecer, quando tiver de ser, sem ser fundamentalista para um lado ou para o outro. Porque afinal a vida é feita disso: fluídez e diversão!

Viva a moda da beleza... da beleza portuguesa... http://www.youtube.com/watch?v=al21Vtlsg4A&feature=related


10 comentários:

  1. PERMITA QUE LHE DIGA, DUAS COISAS FUNDAMENTAIS,:

    ..PRIMEIRO, É FUNDAMENTAL QUE A " MENINA" SE SINTA BEM EM QUALQUER DOS CASOS, COM OU SEM !, ENTENDA-SE MAQUILHAGEM ..eheheehhehe..

    SEGUNDO, QUE SE MANTENHA NA SUA DITA FLUIDEZ E DIVERSÃO PELA VIDA, SEM FUNDAMENTALISMO, QUE É O QUE POR VEZES, ESTRAGA MENTALIDADES

    POR MIM, ADMIRO-A PELA SIMPATIA E ENERGIA QUE CONSEGUE TRANSMITIR.



    Já agora, a "Menina" fica bem de uma forma ou de outra é linda !!eehehhee

    peço desculpa, pela " Menina " foi uma forma de brincar consigo, e por favor mantenha-nos com a sua alegria de viver.

    Parabens pelo projecto motivador !!


    * anonimo passível de ser believeMan um destes dias quem sabe, ehehehehehe...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, promissor de believeMan! Ahahahha... gostei do nome!
      Grata pelos elogios... sabem tão bem! :)
      E adorei "o" menina!
      Grata*

      Eliminar
    2. De nada, foi um gosto.. tambem receber a amabilidade da sua resposta.

      * anonimo passível de ser believeMan um destes dias quem sabe, ehehehehehe...!

      Eliminar
  2. Andressa,
    Gostei imenso deste post. Eu tenho 23 anos e não uso maquilhagem, só se for em caso de me fantasiar ou algo assim. :) Apenas uma vez me maquilhei para sair. Há quem tenha gostado, mas eu não. Também não quero ser extremista, mas com maquilhagem não me sinto eu. Gosto de sair à tua de "cara lavada". Além disso, saber que estou a utilizar maquilhagem que foi testada em animais é algo que me transtorna. Por isso, fico-me pelo meu creme diário e muitas vezes apenas por um sabonete, hehe. :) Sinto-me bem assim e isto é o mais importante. :) Fica bem Andressa! :) Beijinhos dos Açores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Sefa... são escolhas! E desde que nos sintamos bem com as escolhas que fazemos, isso é que interessa!
      Beso grande*
      P.S. Adoro os Açores e ainda não há um Believe in Açores... :(

      Eliminar
  3. With or whitout eu prefiro ver-te com make up e ficas como naquela foto. Extremamente atraente

    ResponderEliminar
  4. Olá Andresa,
    Gostaria de manifestar a minha profunda admiração e respeito pelo que fazes, é uma verdadeira lição de vida. Adorei a entrevista que deste á sic, para quem tem a visao para perceber o verdadeiro alcançe dessa filosofia, é uma verdadeira inspiração. Pode ser que o teu exemplo dê origem a um vrdd movimento internacional, no qual gostaria de fazer parte pois sempre tive vontade de fazer algo parecido, pelos vistos o dificil mm é começar, depois cm percebi com a tua experiencia td vai fluindo :))) um abraço e obrigado por esta revelação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pelas suas palavras!!!
      E sim... vai ocorrer um movimento nacional, mas aquele que é o mais verdadeiro possível: o movimento interior do nosso coração!
      Besitoooooooooo :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.