domingo, 20 de maio de 2012

Feira de Trocas azul e espanhola

Hoje foi a feira de Trocas de Maio, Believe in Family, que decorreu em conjunto com a Lx Market na Lx Factory. Esta feira não foi no último domingo do mês, como que de costume, porque a TVE quis fazer uma reportagem sobre o Believe, mostrando como Portugal está a dar a volta à crise. Ao que parece, foram escolhidos alguns projectos portugueses (eu julgava que eram só dois, mas acho que foram muitos mais) que estão a tentar fazer algo para não entrarem na depressão da crise e sim, pensarem que a crise também é uma altura de oportunidades para fazer diferente, com criatividade e positivismo.

A feira foi super interessante, até porque o espaço da Lx Factory é super giro! E pela primeira vez, a feira foi aberta ao público em geral, uma vez que estava a acontecer ao mesmo tempo a feira do Lx Market, que é uma   feira que se realiza todos os domingos, com coisas usadas, mas também com artesanato. O facto de haver duas feiras ao mesmo tempo, foi super interessante, porque houve quem conseguisse com a Lx Market fazer também trocas, ou seja, convidando as pessoas que estavam a vender, a visitar os produtos à troca na feira de trocas, Believe. Eu por exemplo, troquei este quadro azul, claro está, que me fez lembrar o dia do lançamento do meu projecto na Fábrica Braço de Prata. Adorei os quadros deste artista, tudo com material reciclado e cheio de ideias originais. (ver mais em https://www.facebook.com/nunoalexandrecalado)

A feira de trocas Believe além de ter a possibilidade de trocar produtos que as pessoas já não necessitam, teve pela primeira vez, a presença da Horta Biológica do Clube Nacional da Natação, a Horta do Monte e o Ecotrocas que levaram muita hortaliça para a troca! Este também presente o Freecycle, o Vida Grátis, o João sem medo, a Rede Convergir, a Terra dos Sonhos, a Futuragora, o Ser Vivo com ateliers de construção de chaves de sonho, a Associação Sorrir com o Smile Dance e umas belas massagens com taças e gongos tibetanos! Bem........... que dia! :)

Começa a ser cada vez mais completo e intenso o dia das feiras de trocas... tudo se troca: boa disposição, voluntariado, ateliers, saberes, produtos, serviços, amizades, sandes de queijo e até farturas! Sim porque a senhora que vende farturas na Lxmarket disse-nos que se levássemos os ingredientes nos fazia farturas à troca... e assim foi, comi uma data delas, nada que ajude a emagrecer os meus 11 kilos!!! :(

Quanto à reportagem da TVE, pelo que a jornalista me informou só sairá para o ar, lá para Setembro... mas quanto a feiras, temos todos os meses, e este mês ainda temos a feira de trocas Believe in Family, nos seguintes sítios:

Believe in Porto (26.05.2012) - https://www.facebook.com/events/217334525048020/
Believe in Coimbra (27.05.2012) - https://www.facebook.com/events/284302921663604/
Believe in Setúbal (27.05.2012) - https://www.facebook.com/events/211064595677301/ 

Quem vai trocar, hém? Vá lá... Só se vive uma vez! http://www.youtube.com/watch?v=LxrUkFQHYpg

2 comentários:

  1. Gostei muito de participar.
    O meu sobrinho trocou brinquedos por livros, livros por bola e boné, ...
    Aprendemos a fazer trocas em triângulo e comemos farturas em troca de 1 garrafa de óleo. Pagar a entrada com uma resma de papel ou com 1 hora de voluntariado também foi uma experiência interessante. Um dia que não se esquece! E vou estimar muito o crachá Believe! Obrigada Andresa :-)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Clarisse! Venha sempre! E traga as suas coisinhas da horta, vai ver que vai trocar ainda mais! Beso grande e grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.