terça-feira, 29 de maio de 2012

Coisas que nos (di)facilitam a vida!


Não sei se é por causa do projecto e das poupanças, ou se é porque realmente estou a crescer e a tornar-me um melhor ser humano, que começo assim "por dá cá aquela palha" a pensar em tudo de forma muito profunda! Hoje ao acordar fui abrir os estores aqui da casa da minha afilhada e estes estores são daqueles que têm dois botõezinhos um para cima e outro para baixo, para subir ou baixar os estores, querendo dizer que só tenho de os carregar para baixar ou subir, sem o mínimo esforço, com a ajuda da nossa amiga electricidade. E foi aqui que o meu pensamento congelou!

Ora, preciso de electricidade para baixar e subir os estores para não ter o mínimo esforço... preciso também de electricidade para entrar no prédio e ouvir a bela da rádio tocar e a entoar uma bela música que me acompanha desde a porta da entrada até ao elevador... preciso também de electricidade para descongelar e aquecer a comida no microondas só porque não me apeteceu pôr a comida a descongelar no dia anterior e porque é mais fácil do que estar a sujar mais loiça levando a comida ao fogão... preciso de mais electricidade para pôr o duche de massagens a funcionar, mesmo que não seja muito prático, porque como não tem cabo para lavar a banheira, é maravilhoso porque faz bolhinhas de mil e um feitios... preciso de electricidade para clicar no botão da torneira que tem um temporizador e que me diz que tenho de lavar as mãos em "x" tempo, sendo que se precisar de mais tempo, preciso de "2x" e não o tempo que verdadeiramente preciso... preciso de electricidade para... para... para... para... Pára tudo! Parece que estou na casa do futuro? Será que já estou no futuro?!? (http://www.casadofuturo.org/

Nunca cheguei a visitar a dita Casa do Futuro e que achava espectacularmente espectacular por tirar uma data de trabalho ao nosso dia-a-dia doméstico. Sim, porque aquela casa, toda computorizada baixa os estores com a luz do sol, o frigorífico faz as compras quando falta alguma coisa porque está ligado à net, a toalha da mesa da cozinha tem mil cores e design's funcionando de forma informatizada, tem uma câmara que envia mms ao dono a dizer o que se passa dentro da casa, os vidros das janelas mudam de cor dependendo da quantidade da luz do sol, tem quadros virtuais com imagens computorizadas, etc etc... Bem... mas depois pus-me a pensar se tudo isto é de facto importante, tal como os estores que são eléctricos e não manuais!? Uns simples estores que ajudam a aumentar a conta da electricidade, que nos retiram algum exercício diário, para que depois nos façam pagar mais uma mensalidade no ginásio para exercitar aquilo que no dia-a-dia todo o conforto nos deu, nem que seja no raio de puxar para cima e para baixo os ditos estores, em mínimos segundos!

Começo a não entender para quê toda esta tecnologia, que à partida parece uma coisa super boa, vantajosa, interessante, mas no fundo, no fundo é um ciclo que nos faz ter outros gastos. Trabalhar mais, para depois pagar mais e para depois não termos na realidade tão boa condição de vida, ao nível da alimentação e da saúde e que por sua vez, nos faz novamente tomar precauções com a saúde ou com a alimentação, ou com o corpo ou com isto ou com aquilo. Por exemplo, há cada vez mais variedades de chocolates e de sobremesas e de doces maravilhosos........ para que depois tenhamos de fazer dietas caríssimas, ou exercício, ou massagens ou operações para colmatarem essas pequenas gulas diárias e ingénuas, para que futuramente possamos novamente voltar a cometê-las.... Contra mim falo! Mesmo... mas pelo menos já dou por mim a pensar... e pronto, isso já vale o que vale! Digo eu!... 

E por falar em tecnologias, electricidade e coisas muito à frente... Aqui vai... ehehehe... http://www.youtube.com/watch?v=a0csJ59gH3E

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.