quinta-feira, 26 de abril de 2012

Comunidade 1 - Tamera já não é uma quimera!

Em letrinhas pequeninas lê-se: "Tamera Biótipo de cura é uma comunidade de seres humanos, animais e plantas cujas relações são baseadas na confiança, na cooperação e no apoio mútuo."
Chegada a Tamera, dia 25 de Abril às 8 da matina!

Fiz a viagem com saída de Lisboa às 3h30 depois de ter participado numa performance do Teatro Imediato e de me ter reúnido com a "Andresa 2" para mais uns pormenores. Estava morta de cansaço na viagem e parei umas 3 vezes para dormir, nas bombas de gasolina!

Às 8h da manhã falei com a I. (portuguesa que vive em Tamera e que foi a minha interlocutora) para me dar alguns pormenores do dia! Ontem, fiquei a conhecer Tamera, inserindo-me numa visita de Permacultura com o Sepp Holzer (ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/Sepp_Holzer). De manhã, vi o lago de Tamera que foi "construído" com a captação das águas da chuva e à tarde, vi a cidade solar com uma data de maquinarias que faz electricidade e gás só com "cenas" naturais. No final do dia, fui ajudar a fazer camas elevadas... e não, não são camas para dormirmos no alto... lolol... são montes de terra em forma piramidal onde se cultiva tudo e mais um par de botas! E sim, as botas também se podem colocar nas camas elevadas para fazer altura, por debaixo da terra, como resto de lixo ou detritos. (ver mais em http://ser.sustentavel.com.pt/ecologia/permacultura-hugelkultur-ou-cama-a-sepp-holzer/) À noite, jantei uma comidinha vegetariana muito saborosa e fui lavar a loiça com uma equipa de mais 5 pessoas. Depois disso caí na cama quem nem "morta". Dormi numa tenda gigante para mulheres, tipo Marrocos feita de linho (mais ou menos isso) com umas 10 ou 12 camas de tijolos e barras de madeira e com colchões de espuma! Dormi com o saco cama das neves que me foi emprestado... e que além de ser mesmo muito quentinho, é azul! :)

Hoje, depois de 10 horas dormidas (sim, deitei-me às 22h... ehehehe) fui tomar o pequeno almoço fabulástico: pão quente de cereais escuro, humus - pasta de grão (que adoro), cereais, fruta, manteiga bem branquinha e chá! De seguida, fui falar com a chefe da cozinha, pois pelo que a I. me tinha dito era lá que ia trabalhar! Surpresas das supresas, ainda não precisam de mim hoje! Tenho o dia livre!!! :) Vim para o pc... claro! Tenho tanto que fazer! Tenho net gratuita e isso é muito bom... mas qual não é o meu espanto, quando vejo que me tinha esquecido do carregador da bateria em Lisboa!?!?!? Bem... olhei em volta e havia também um pc igual ao meu de um rapaz estrangeiro de olhos azuis, p'ra variar! E lá tive a lata de, no meu muito mau "english" lho pedir por momentos, até alguém trazer o meu de Lisboa, amanhã!

E é assim a vida... hoje, tenho o dia para mim... para acabar uns "afazeres" do Believe... para conhecer o espaço, tirar fotos (a ver se faço um álbum no facebook), conhecer pessoas (já encontrei aqui umas 5 pessoas minhas conhecidas e 2 ou 3 delas vieram ter comigo a perguntar se eu era a rapariga das trocas e do Believe porque estava muito sossegadinha... ehehehhe), etc etc...

Vida de comunidade é assim!* http://www.youtube.com/watch?v=L3HQMbQAWRc




4 comentários:

  1. Boa Sorte Andresa
    Estou contigo em pensamento. Boa estadia.

    ResponderEliminar
  2. Permito-me fazer-te um pedido, se estiver dentro das tuas possibilidades. Era se poderias recolher alguma informação sobre essas comunidades que vais conhecer (principios orientadores, regras, objetivos, condições de adesão,... o que puderes!)que possam ser úteis a alguém interessado em participar numa experiência semelhante. Obrigado Andresa! Que tenhas a companhia do Cosmos e que os poderes do Universo possam abençoar esta tua experiência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi! Sei que está a decorrer neste momento um curso "Aldeia Portuguesa", sobre como é que se pode criar uma comunidade de raíz, mais ou menos com estes princípios orientadores. Eu não estou a assistir ao curso, mas julgo que no fim da minha estadia nas 11 comunidades, te poderei dizer algo mais aprofundado, ok?
      Beso*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.