sábado, 28 de abril de 2012

Curiosidades "Tamerênces"

Bem.... talvez a "coisa" mais curiosa aqui em Tamera, são as casas-de-banho secas. Escusado será dizer que são comunitárias, ou seja, encontram-se na rua, como de "edifícios próprios" se tratassem, onde toda a comunidade se dirige para fazer as suas necessidades.

Mas o mais engraçado é mesmo serem secas, ou seja, não têm água, nem autoclismo, nem baldinho com água. Nada que se pareça. Têm uma sanita como todas as outras casas-de-banho e depois têm um pote com serradura e um copinho de alumínio, que se deve encher e colocar após se fazer as ditas necessidades. Na sanita existe o papel higiénico que é colocado também dentro da sanita e a ideia é que toda esta mistela, faça futuramente estrume para fertilizar as hortas. Na casa-de-banho também há álcool para desinfectarmos a sanita e uma vassourinha para limpar o resto da serradura.

Mas o mais engraçado destas casas-de-banho é o tecto, onde se encontram ninhos de andorinhas. Então é super giro, quando estamos na dita cuja, ouvir as andorinhas a cantar e a partilhar connosco este momento tão íntimo e por vezes, tão mal cheiroso! Eeheheheh...

...

Por falar em curiosidades, há muita coisa que vos posso contar, enquanto comunidade. Existem balneários femininos e masculinos, onde toda a gente deixa os seus pertences de beleza, as suas toalhas, etc. E qual não foi o meu espanto, quando ao entrar na secção do duche, percebo que eu sou mesmo a mais rudimentar de toda esta comunidade. Porque vejo, no duche imensos shampôos, amaciadores, cremes de corpo, pastas dos dentes e gel de banho (todos biodegradáveis, claro) e eu com o belo do sabão azul e branco, sabonete de aveia e pó de lavar os dentes feito de bicarbonato de sódio e ervinhas! Enfim... sou mesmo "primitiva"... eheheheh...

Além dos duches e das casas-de-banho, também há uma lavandaria comunitária, um espaço de sala de estar/refeitório onde toda a comunidade come e a cozinha, onde é feita comida para toda a comunidade. Diariamente há 3 equipas para fazer a comida (pequeno-almoço, almoço e jantar) e outras 3 equipas para lavarem a loiça e a cozinha depois das refeições. Contudo, cada pessoa, tem de lavar a loiça que sujou numa área também pública com vários lavatórios, tendo que seguir a seguinte ordem: 1.º lavatório: passar a loiça por água e detergente, 2.º lavatório: lavar a loiça, 3.º lavatório: passar por água. Quem chega de novo e não sabe o procedimento é logo informado por uma qualquer pessoa, porque aqui todos somos responsáveis. (fez-me lembrar um bocado, aquilo que eu queria que o Troco 1 hora fosse... lolol)

Bem, até à data não tenho descoberto muito mais coisas, porque limito-me a trabalhar no computador para o Believe (vamos ter um mega evento em breve) e a ir para a cozinha quando é o meu turno. Não tenho estado com o pessoal do simpósio e ainda nem assisti ao simpósio sequer, porque como vinha muito cansada de Lisboa, estou a usar esta minha estadia, como um retiro!

Bem, descobri uma outra coisa, mas talvez fale dela amanhã. Chama-se AMOR LIVRE! ;)

Hoje só me apetece esta música! Muito especial, para mim... mesmo! http://www.youtube.com/watch?v=MjXO_KncJT0

6 comentários:

  1. Que giro. Sempre tive curiosidade para saber na prática como se vivia na Tamera. E estes pormenores são deliciosos. Boa estadia...e vai contando tudo.

    ResponderEliminar
  2. Ui wc seco? Essa nunca tinha ouvido falar

    ResponderEliminar
  3. E nao da' para emagrecer com tao pouco dinheiro?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.