sexta-feira, 16 de março de 2012

TDR


Outro dia recebi esta imagem num email que uma amiga me enviou... isto ao falar de trocas e de vida grátis e tal...

Achei genial! Ainda colocaria mais umas coisaitas de borla, de graça e grátis, mas talvez seja melhor não dar exemplos, que o meu blog também é lido por crianças e adolescentes.. LOLOLOL...

Bem, isto tudo para dizer, que é verdade... as verdadeiras e melhores coisas da vida, não são mesmo pagas! É tão bom receber sorrisos, abraços, beijos, risos... é tão bom!!!! Que dinheiro compraria isto?

Mas pûs-me a pensar, cá para os meus botões, que nem toda a vida consegui receber de braços abertos um abraço, um sorriso, um riso, um beijo... ou pura e simplesmente um elogio. Para mim, sempre foi muito díficil receber! Dar é fácil, trocar nem sempre foi fácil, receber sempre foi muito díficil... Não sei se é uma questão de mentalidade do povo português ou se é herança de família, mas o que é facto é que o acto de dar sempre foi muito enriquecedor para mim... dar uma prenda que alguém sonhava à muito tempo, pagar um jantar a um amigo, comprar uma roupa a uma amiga que a andava a namorar... o dar para mim sempre foi fácil!

Quanto às trocas, é uma novidade... nunca fui muito de trocar... porque o acto de trocar implicava ter algo usado que não era meu e nunca vi com muito bons olhos usar algo que já tinha sido usado por outrém... e aqui começa a dificuldade em aceitar algo do outro, ainda por mais usado! Trocar para mim, nunca foi uma prática! Nem com as amigas da escola trocava roupa ou assim!

Quanto ao receber... ui... receber ajuda de alguém, um elogio, um abraço, um almoço pago... muito, muito díficil para mim! O acto de receber parece que implica uma situação inferior face ao outro, porque ficamos "a dever" ao outro, algo que precisamos...

Hoje em dia... dou muito menos do que dava... passei toda a minha vida a dar! Troco muito! E recebo muito... e sempre que recebo, emociono-me porque fico grata de ter quem mo dê... de quem se lembre de dar... mesmo que sejam coisas usadas, restos ou passadas de moda ou validade! Hoje... já sei receber um abraço! Porque há uma técnica própria para receber e dar abraços, sabiam?! O meu primeiro abraço verdadeiro foi aos meus 28 ou 29 anos com um colega de equipa de um projecto. Senti-me desconfortável com aquele abraço, mas por outro lado, grata por ter tido essa experiência que apesar de nova e desonfortante era boa... no fundo... no fundo...

Dizem... que encontramos a nossa alma gémea, na diferença do abraço... e eu tenho a certeza que é dessa forma!


Legenda: T - TROCAR    D - DAR   R - RECEBER

P.S. Hoje recebi uma ajuda de um mecânico do grupo Troco 1 hora, que me trocou a lâmpada do médio do meu carro... e não quis nada em troca... disse que logo se via... um dia! Levou-me a lâmpada, deslocou-se até ao sítio onde eu estava, deu-me o seu trabalho... e sorriu!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.