terça-feira, 20 de março de 2012

O amor também se troca?

Hoje foi um dia em cheio! De manhã fui a uma escola secundária apresentar o projecto Believe e a minha forma de vida, depois tive uma entrevista na RDP África e por fim, duas reuniões.

O que vos quero falar hoje foi desta minha ida à escola! De regresso à escola, foi como me senti!

Já disse aqui muitas vezes que o emprego da minha vida foi quando fui psicopedagoga numa escola profissional. Adoro o trabalho com jovens... poder dar-lhes alternativas e mostrar o valor que têm dentro deles. E hoje voltei à escola, com turmas de alunos entre o 10º e o 12º ano... as minhas idades preferidas! :)

E foi tão bom... encontrei alunos com caras alegres, outras tristes, outras sofridas, outras desmotivadas, outras descrentes... encontrei alguns irrequietos, faladores, com olhos tapados, tímidos, carentes, sorridentes... encontrei mais uma vez, apenas e só, pessoas! E à medida que ia falando, cada vez mais, ia obtendo a atenção deles, a motivação deles, a crença de que o mundo poderia mudar e ficar azul, se todos fizéssemos a nossa parte.

Foi muito bom... ver uma turma faladora, cabisbaixa e "descrente" transformar-se numa turma motivada, com perguntas pertinentes e comentários construtivos!

Tenho um amigo meu que diz que eu sou uma selenita. A selenita é uma habitante da Lua. Mas também é uma pedra energética, que segundo a Cristalogia (ciência que estuda os cristais) é das pedras energéticas mais límpidas e transparentes do reino mineral e que limpam as energias menos boas! Às vezes sinto-me assim... :) E hoje senti-me assim!...

... No fim da apresentação do projecto, fiz uma troca: tinham de me dar um abraço, à troca de uma surpresa que indicava a sua "missão" de vida! E recebi tantos abraços... foi tão bom! Num dos abraços um dos alunos olhou para mim com um grande sorriso e disse: "A stôra é uma g'anda maluca... mas no bom sentido!" E eu respondi: "Sim, chamam-me de louca saudável!"

Depois, já no fim, pedi para escreverem num papelinho as impressões acerca do projecto e também alguma sugestão que achassem pertinente. Recebi "coisas" gírissimas, como: fazer teatro à troca de sorrisos, distribuir panfletos do projecto nas paragens de autocarro, trocar aulas de dança, etc, etc... mas as respostas que mais gostei foram:
"- Estou embelivado" (Isto porque expliquei que andava a inventar uma nova categoria de palavras que surgiam do Believe)
"-  E só uma pergunta: O amor também se troca?" O amor... SÓ se troca! Diria eu...

E por isso, fica uma das minhas músicas preferidas, que não tive oportunidade de passar na entrevista de hoje.... http://www.youtube.com/watch?v=QW0i1U4u0KE

2 comentários:

  1. Os jovens estão fartos do ensino tradicional e querem mudança. Gostaria que houvesse mais professores que sabem motivar ao invés de impor.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... também eu! Um dia... um dia tudo será assim!
      Eu belivo! *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.