sexta-feira, 30 de março de 2012

Já não há tomates como antigamente!

Desde que comecei o projecto, ainda não comi tomates. Nem na salada, nem em refogados, nem em doce... nada de nada!

Se era coisa que nem notava antes de viver de trocas, o que é facto é que o facto (passo a redundância) de nunca receber tomates das hortas nas minhas trocas, me começou a fazer um certo mistério na minha mente.

Em todas as feiras pedi tomates para troca e nada... nem um comentário, nem ninguém a dizer-me que tinha uns tomatinhos que me poderia disponibilizar e trocar. Nada de nada! E fui ficando a matutar, a pensar, a reflectir... hummm...

Um dia quis fazer um jantar cá em casa com umas pizzas e tal e percebi que não tinha tomates para fazer o molho e foi aí que ao pedir e desabafar com uma amiga que não tinha tomates e que nunca mos trocavam, ela me disse: "Ora, não são o tempo deles?!"... "Não são o tempo deles....?!?!?" - pensei eu - "Como raio não são o tempo deles se sempre os comprei o ano todo, de vários tamanhos e feitios?!... Muito estranho."

Ao ler o meu Almanaque, verifiquei que existe uma secção onde fala da época da fruta e dos legumes e qual não é o meu espanto quando verifico que os tomates só devem ser colhidos entre Junho e Setembro. Fiquei de boca aberta... "Então eu só posso comer tomates no Verão?" "Sim" - é a resposta. Deve ser por causa disso que "A Tomatina" em Espanha é em Agosto... e é um desperdício. (ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=Lvfvx1looLk&feature=related)

O que faz de nós seres de equílibrio pleno com a natureza é comer os alimentos na época deles, da zona onde vivemos (logo nada de comer mangas, abacaxis e outras frutas maravilhosas) e sem serem provenientes de transgénicos e outras coisas "manhosas e falsificadas". Os macrobióticos, por exemplo, dizem que o tomate é considerado o "alimento do diabo" devido a ser desíquilibrado no yin e no yan. Mas outros alimentos também são desiquilibrados a esse nível, como: batata, pimentão, berinjela, banana e o abacate.

...

Eu adoro tomate... e percebi, que realmente não sabia minimamente o que andava a comer (coisas fora da época... loolol) até me acontecer isto! É verdade e concluo: já não há tomates como antigamente (quando os comprava), mas pelo menos agora sei o porquê!

Mas não acham que precisamos cada vez mais deles (dos tomates) no nosso país? ;)
http://www.youtube.com/watch?v=us9dIcLjfKM




4 comentários:

  1. Concordo contigo, Andreza, por isso mesmo lançámos esta iniciativa, o que achas ?

    http://ilc-democraciaparticipativa.org/

    ResponderEliminar
  2. este post faz me sentir muita velha. Pois eu ainda me lembro da altura em que só comíamos as coisas na época delas.
    Mas o facto de comermos coisas fora da época será assim tão mau? Têm menos sabor, isso é verdade, mas tenho a pancada da história da cozinha e da alimentação e quando vejo as fomes que as pessoas passavam antigamente, até agradeço termos coisas fora de época. Não que não haja fome agora, mas parece me ser mais por má distribuição da riqueza.
    Pois, eu sei, eu sou a cínica de serviço... È que isto às vezes me parece problema de primeiro mundo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Pois, eu acho que há vantagens e desvantagens: o facto de termos sempre comida é bom! Mas o facto de termos comida porque ela está condicionada e a crescer "depressa" não é lá muito bom!
      Qual cínica qual carapuça, é a sua opinião, ora! :)
      E grata*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.