quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Solução para as greves: um cavalo!

Foto by Carlos Dâmaso e Nuno Gervásio
Pois... hoje foi dia de me deslocar a Lisboa para reuniões e entrevistas que começam a ser uma constante no meu dia-a-dia belivador. Por enquanto tudo bem. No final do dia, tinha ensaio do meu grupo de teatro e estava com uma certa expectativa porque precisava mesmo de espairecer e em estar em ambientes ditos "normais".

Como sabem esta semana emprestei o meu carro à troca e por isso, ando a transportes públicos, E qual não foi o meu espanto, quando uma colega minha do grupo de teatro me diz, que na 5a feira havia greve e por isso, os transportes deixavam de funcionar hoje, 4a feira, a partir das 22h. "Mau" - pensei eu - "Então se a greve é 5a feira, como é que não há transportes na 4a feira?" Ora aí está um assunto que cronologicamente falando que não percebo, ora se a greve era dia 2, 5a feira, como também havia greve, dia 1, 4a feira?... Não entendo... é só uma questão de informarem o povo, que afinal a greve é dia 1 e 2! Simples... Porque afinal de contas o povo é que fica prejudicado, pois pelo que me parece, os ministros e deputados têm o seu transportes próprio, certo?

Eu não sou nada contra greves, nem a favor delas... aliás eu acho que nunca fiz greve na minha vida, nem assinei uma petição ou entrei numa manifestação, eu sou mais, como diz a minha "Agenda do Desenvolvimento Sustentável" uma seguidora da desobediência pacífica (que significa: "responsabilização em não nos escudarmos atrás de regras e de leis ou de "alguém que nos disse para fazer ou para não fazer"), como era o Gandhi.

Eu acho que cada pessoa tem o direito e o dever de fazer as greves que quiser, de ir às manifestações que entender e assinar as petições que achar. O que eu penso mesmo, é que pouco ou nada vale tais movimentos, porque a "minoria" que o faz não é suficiente e para dizer a verdade, o que eu vejo cada vez mais é o mundo a desagregar-se! E que fazer? - perguntam vocês. Para mim só há mesmo uma coisa: sermos um exemplo de nós próprios e deitarmo-nos todos os dias de consciência tranquila que fizemos o melhor para nós para o mundo! Fácil? NADA! Eu consigo-o sempre? NEM POR ISSO... Mas pelo menos tento e tentar já é um passo (de cavalo lusitano)!


P.S. Amanhã estarei em directo ao vivo e a cores, no programa da "Querida Júlia" na SIC, entre as 10h30 e as 13h e será a minha primeira entrevista. Digo, a primeira entrevista que vou falar um pouco de mim e da minha vida de belivadora convicta! Não percam! ;)

2 comentários:

  1. isso de não haver transportes na noite de dia 1 tem a ver com as mudanças de turno. Os trabalhadores que entram no turno da noite começam a greve logo no início do turno deles e não à meia noite (ou qualquer coisa do género).

    V.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.