segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Passar ou não ficar passada...

Hoje foi dia de entrevista para continuar a publicitar o projecto Believe e neste momento, o único stress quando vou a estes sítios de comunicação social que pressupõe filmagens é: "O que levar vestido?!" Ora como sabem, tento ir sempre de azul ou azul e branco e tal... mas a minha roupita azul da epóca invernosa tem os dias contados... não sei se por ter "pouca" roupa ou por andar a ser convidada para muitos eventos públicos. Eheehehe...

Vai daí, levei a mesma roupita que vesti no lançamento pessoal, juntando com umas calcitas mais formais e as únicas botas de salto alto que sobrevivem no meu armário, dos tempos em que tinha reuniões com directores ou grandes chefias hoteleiras... (temos sempre de cumprir com o protocolo e boas maneiras).

Ora isto tudo para vos dizer que hoje, foi a primeira vez que passei a ferro desde que o projecto começou. E isto porquê? Porque pura e simplesmente EU NÃO PASSO A FERRO! :) E julgam que isto foi uma decisão fácil, tomada de ânimo leve? Nada disso! Esta minha decisão teve o seu tempo de mudança e de integração na minha mioleira, de que passar a ferro pura e simplesmente é uma aprendizagem e crença que fazemos desnecessariamente quando somos pequeninos.

Eu explico...
Venho de uma família que passava tudo a ferro... umas mulheres da minha família aceitavam esta tarefa como uma função feminina e por isso, pura e simplesmente era aceitável. Outras, que não gostando da tarefa em causa, juntavam "catrefadas" de roupa e aqui a "je" passava horas e horas nas suas férias de Verão a passar a ferro... aos 30 e 40 lençóis, etc etc... Tinha até mulheres na minha família que passavam peças de roupa na frente e no verso e outras que passavam lingerie. Toda a lingerie: cuecas, meias, soutien's. E até toalhas de banho e tudo e tudo...  Como calculam, passar a ferro não está dentro dos meus hobbies preferidos. Por este motivo e porque pura e simplesmente esta é uma daquelas tarefas que não interessa nem ao menino Jesus... quando a roupa volta a ser lavada, volta a ter de ser passada e por isso, é uma gradessissima seca!

Mas acham que cheguei a esta conclusão da não necessidade de passar a ferro, assim rapidinho?!!? Nada disso...

Foi no meu segundo casamento, depois de no primeiro ter uma senhora que me passava a bela da roupita toda, que o meu marido um dia "acordou" e disse-me: "Não precisas de passar a minha roupa. Não é ecológico, não melhora o mundo e sinceramente depois de eu vestir a roupa, ela fica ajustável ao corpo e totalmente passada." Quem ficou passada fui eu!!!... Onde é que já se viu não passar a roupa?! Ir para a rua com roupa por passar?! Uma mulher não ter a tarefa de engomar cuidadosamente a roupa ao seu marido!!!?!?

Por muito que eu odiasse passar a ferro, este foi um dos inúmeros motivos para discussão até fartar... COMO É QUE ALGUÉM NO SEU JUÍZO NORMAL, NÃO ANDA COM ROUPA PASSADA A FERRO POR CAUSA DO AMBIENTE? E como é que alguém no seu juízo normal, gasta luz até mais não, gasta tempo que podia estar a fazer alguma coisa de útil e fica preocupada com as posições marido-mulher por causa de uma treta chamada "passar a ferro"???

E foi aqui... no meio de todas estas interrogações, que comecei a verificar que a roupa depois de vestida e não passada, realmente se adaptava ao corpo... por magia parecia passada (excepto camisas e calças vincadas, óbvio)! E foi assim que fui experimentando... e foi assim que fui deixando de passar a ferro... e foi assim que quando comentava às minhas colegas do trabalho esta minha nova decisão, elas roíam-se de inveja e diziam: "Mas passar a ferro é um seca... mas... como consegue não passar?!... eu chego a casa depois do trabalho e estou sempre a passar a ferro, não tenho tempo para nada... " e eu respondia: "Deixe de passar... olhe lá para mim e diga lá se estou engelhada?" "Não está, está normal." Diziam elas. E eu dizia: "Então porque continua?"... Olhar delas de espanto para mim... e continuavam a passar a ferro!

É por estas e por outras crenças que nós não mudamos... até um dia experimentarmos mudar o sentido das nossas vidas... É por estas e por outras que continuamos sem tempo, a fazer coisas desnecessárias e fáceis de se resolver de outra forma... É por estas e por outras que casamentos acabam... É por estas e por outras que as pessoas ficam cada vez mais longe, porque não aceitam um dia, experimentar e mudar!

Hoje em dia, só passo camisas (só tenho uma, até calha bem) ou alguma roupa que fique mesmo muitoooooo enrugada... e lençóis... continuo com a panca dos lençóis. O bom que é deitar-me numa cama com lençóis passados. Mas esses, não os passo... peço para mos passarem à troca! :)

http://www.youtube.com/watch?v=Kee9Et2j7DA&feature=related

8 comentários:

  1. Idem! Praticamente não passo a ferro... há meses e meses que o ferro não sai do lugar, só mesmo o essencial como camisas/blusas muito amarrotadas… até as calças com vinco escapam muitas vezes... penduradinhas esticadinhas ficam 5*. Tenho o cuidado de estender a roupa de modo a que não fique amarrotada ou pontas esticadas... quando de seca, dobro imediatamente ao recolher e… penso em não engomar quando compro roupa hehe

    ResponderEliminar
  2. Ora aí esta uma coisa que ja faço ha anos... ou melhor, que ja nao faço eheheh foi uma das boas descobertas do divorcio ;-))

    Mas assim que lavo a roupa, dobro-a toda direitinha num monte, na bacia e deixo a ficar uma meia hora... so depois a estendo e fica direitinha.

    Camisa, nao uso que nao gosto.. mas tenho vestidos que precisam ser passados... esses, levo-os à engomadoria.. a 1 euro por passagem, se precisar de duas por mes... compensa amplamente heheh

    Experimentem que vale a pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheeheh... os divórcios têm sempre muitas aprendizagens associadas! *

      Eliminar
  3. Olá! Eu também não passo a ferro... A não ser, claro as camisas e as calças vincadas e como disseste e bem uma ou outra peça que tenha ficado muito engelhadida. Não me passa pela cabeça perder o meu tempo precioso a fazer algo que não traz nada de novo. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é tão libertador não passar a ferro...vamos formar um movimento... é tão mais ecológico :) nada como a bela passagem da mão entre o apanhar e o dobrar para ficar quase perfeito..lol...abaixo os ferros de engomar...vamos dá-los para a troca...lol bjs

      Eliminar
    2. Eu acho que sim... apoiado! Vamos pensar em criar o grupo: "Troco passar a ferro por viver" :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.