sábado, 11 de fevereiro de 2012

Como são feitas as minhas trocas?

Foto by Paulo Pereira
Ora bem, muitas vezes me perguntam como é a minha vida, como faço trocas, como arranjo pão, como faço compras, etc. Pois bem, o post de hoje é sobre a bela da minha vidinha.

Ora cá vai:
. Renda de casa: não pago, porque tenho casa própria
. Contas mensais (água, luz e gás): ainda pago. É a única coisa que pago, mas a ideia é fazer uma troca com estas entidades. Em troca de formação terei as minhas mensalidades pagas.
. Seguro do carro: vou tentar a mesma troca com a formação a empresas.
. Estacionamento: tento sempre estacionar em lugares que não têm pagamento e se há um sem abrigo/arrumador de carros, em vez do usual euro, dou um queque de chocolate que tenho guardado no meu carro para esse fim.
. Mensalidade do carro: nos ajustes de contas do meu pedido de despedimento, a minha empresa em vez de me pagar os valores de subsídio de Natal e férias, mensalmente transfere o valor da prestação do meu carro, durante o período do projecto.
. Gasóleo: faço trocas. Dou boleia, empresto o meu carro, limpo espaços, faço perfis de facebook em troca de gasóleo.
. Comida: faço trocas. Faço cv's, troco por livros, dou abraços, faço trocas com bijuteria que tenho. Ou seja, essencialmente troco com o que a pessoa que me dá comida precisa que eu troque.
. Selo do carro: vou propor uma troca ao Ministro das Finanças, mas se não conseguir já tenho uma pessoa que me contactou que quer fazer uma troca comigo.
. Café e tabaco: não consumo
. Pão: não compro. Na melhor das hipóteses, ofereço o conduto (que arranjo nas trocas) e o pessoal traz o pão para o lanche. Neste momento estou a pensar em fazer pão com a farinha que me deram... Pão, não! Chapatas, porque não tenho fermento!
. Refeições fora: nem pensar. Proponho jantares e almoços partilhados em casa de alguém ou espaços públicos, onde cada um leva o que quer e tem a mais.
. Saídas fora: só se forem sem consumo obrigatório.
. Comida para os animais: faço trocas, tal e qual como com a comida. Já fiz uma troca por exemplo, que ao ir tratar de um gato de uma amiga, ela me deu comida para os meus gatos.
. Roupa: não compro. Precisei de um casaco e de uns chinelos e troquei com uma amiga por uma tarte de maçã!
. Internet: troquei a palavra passe de uma vizinha por livros culinários e sempre que possível vou a sítios onde há wireless.
. Telefone e canais de TV: não tenho. No telefone fixo, se preciso, uso no local onde faço voluntariado, porque foi assim a troca. E na TV, uso a Tuganet, se precisar!
. Telemóvel: aderi aos tarifários que quando me ligam ganho dinheiro e troquei uns cartões de publicidade de algumas redes, que dão 7 dias de chamadas no valor de 10€. Então gasto os cartões até ao fim e depois mudo de número. Sempre que possível, peço alguém que tenha Moche, Extreme ou E, para me deixar ligar para os mesmos tarifários em troca de um sorriso!

Julgo que é tudo! Acham fácil? Complexo? Rotineiro? Monótono? Pois, nada disso: é díficil, simples, uma surpresa e uma animação!
Díficil: porque tenho de ser criativa e muito imaginativa diariamente, sobretudo, a pensar a quem poderei propôr as trocas, sem que ninguém fique prejudicado.
Simples: porque adapto-me. Não posso pôr-me a pensar em organizar o meu almoço de amanhã se não sei que comida amanhã terei. Tenho de ser flexível, fluída e confiar que amanhã vai sempre haver exactamente o que preciso.
Surpresa: porque nunca sei o que me acontece. Não sei o que vou comer, onde vou, como me vou divertir, que prendas consigo oferecer nos aniversários dos meus amigos... isso depende sempre da boa vontade dos outros, daquilo que aparece, daquilo que oferecem para trocar... é uma surpresa constante!
Animação: a quantidade de pessoas diferentes que tenho conhecido... coisas que tenho aprendido... locais onde tenho ido... bem... nestes dois meses, quase que me atrevia a dizer que aprendi mais do que na minha vida... e ainda faltam 9 meses! Que grande "criança" que vai nascer! :)

Tenho aprendido muito:
- que quando estamos dependentes dos outros, temos de nos sujeitar e que isso não tem de ser necessariamente mau, porque os outros estão sempre a tentar dar-nos o melhor possível
- que quando confiamos, o melhor para nós aparece e por vezes, ainda melhor do que pensávamos
- que se precisamos de algo, a única forma de a ter, é dizermos que precisamos e admitir essa nossa necessidade. As pessoas não conseguem adivinhar se não pedirmos!
- que se formos genuínos, verdadeiros, honestos e solidários o mundo tentará dar-nos tudo o que precisamos e muito mais!

É assim a minha "vidinha" de trocas: uma benção! Faço tudo isto voluntariamente e com muito gosto! Grata todos*

http://videos.sapo.pt/2ZYrMQWECaN6iSS0Du1V

2 comentários:

  1. que não seja por falta de trotil, posso ensinar a fazer hidromel em casa.
    também faço montes de coisas com lixo, principalmente paletes.
    mas o melhor de tudo é a horta, que é toda com material reciclado, e que se traduz em comida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... bem que preciso de hidromel... porque estou de carraspana de molho em casa... :(
      Pois, acho que vou ter de ter uma horta em breve... :)
      Grata pelas dicas*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.