sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hoje fui às compras sem dinheiro...

... e percebi o que é o consumismo!

Ora bem, lembram-se que outro dia vos contei que tinha trocado um cartão da BP com 11000 pontos? Pois bem, hoje decidi ir às compras: comprar um telemóvel e mais algum material de papelaria!

Vai daí armei-me toda fresca e fui direitinha à empresa que tem parceria com os pontos da BP. Troquei 1500 pontos o que deu a quantia de 22,50€. Queria comprar um telemóvel (14€), mais cola, mais um afia, mais uma prenda para o meu afilhado que faz anos e 2 chocolates (porque ando a ressacar). Estava feliz e contente, quando a empregada me disse que não podia utilizar os 3 vales (cada um é de 7,5€ e só pode ser utilizado um vale por compra)... ou seja, para comprar o telemóvel a 14€, tinha sempre de colocar o restante do meu bolso e depois usar outro vale noutra compra! Que se chama a isto? INDÍCIO AO CONSUMISMO!

Bem, tirei as ideias de comprar o telemóvel, porque nem que fosse 1€ não queria dar dinheiro nenhum e pus-me a fazer as contas das restantes compras para chegarem aos 7,5€. Voilá, consegui a quantia de 7,48€ e diz-me assim a empregada: "Tem de comprar algo que ultrapassa-se o valor dos 7,5€, porque só é possível fazer compras de valor igual ou superior ao vale!" E eu disse: "Mas não há nada que se compre com 0,02€!" e ela respondeu: "Compre pastilhas, assim já ultrapassa!" Que se chama a isto? INDÍCIO AO CONSUMISMO!

Disse-lhe que não queria gastar dinheiro nenhum além do vale, pelo que prescendia dos 0,02€ que sobravam. Ela então disse-me que não era política da empresa, no que toca aos vales, haver valor de sobra, mesmo que ficasse a empresa a ganhar... Que se chama a isto? INDÍCIO AO CONSUMISMO!

Deu-me uma veneta de não "comprar" nada e virar costas... mas... virei-me para outra caixa e vi um cliente que estava a comprar envelopes e aproveitei para lhe contar a minha história e pedir-lhe que pagasse os seus envelopes com a minha compra, sendo que eu em troca lhe dava os meus 0,02€. Bemmmmm, conseguem imaginar a cara do cliente a olhar para mim?!!? Ficou com um ar de "desconfiança", não entendendo muito bem o que se estava a passar e porque raio alguém haveria de lhe oferecer o que quer que fosse. Mas sorrateiramente chegou-se ao pé de mim com os seus envelopes e o valor dos mesmos e sem retorquir palavra, sorriu timidamente e juntou os seus envelopes à minha conta! Eu dei um sorriso enorme e disse-lhe: "Olhe que ainda fica a ganhar 0,02€... não o estou a enganar, pois não?" - virando-me para a empregada, como forma de reforço. Esta acenou timidamente a sua cabeça, dizendo que eu tinha razão! E assim foi, lá "comprei" o que queria... (excepto o raio do telemóvel, que tenho de inventar uma forma de juntar os dois talões na mesma compra)

Vai daí pus-me a pensar, o porquê do consumismo... E que na maior parte das vezes não é pensado, não é reflectido, é mais um "vai na onda", porque tem de ser e não queremos ficar a perder, ou darmos a entender que somos "pobres"... ou uns coitadinhos que não têm mais 1 euro para obter em troca o tal vale, que já pagámos a peso de ouro quando pusémos a bela da gasolina! É assim que somos: INDÍCIADOS AO CONSUMISMO... de forma "escondida"!

Hoje o vídeo é sobre isto mesmo (escolhido pelo meu DJ rainbow): http://www.youtube.com/watch?v=2zf9HaWwaLI&feature=related  Um dia conto-vos qual é a minha pegada ecológica... que tem tudo a ver com este vídeo... eu, que quase não compro, sou poupada nas contas de casa, etc... gasto 2 planetas Terra e meio... agora imaginem quantos planetas já gastei eu antigamente?! A ficar a pensar, não?

P.S. O passatempo de ontem já foi entregue ao Humberto e à Ester, na fantástica oportunidade de se deliciarem com as batatas fritas à moda da avó e os belos dos ovos estrelados... mas que conste que tive umas 15 inscrições... qualquer dia, lanço outro passatempo! Vale?

1 comentário:

  1. Eu estou a espera e mais a espera e mais a espera para que a brasilaira do mercado livre me traga a colecao toda com o pacotte que vem do The Looney Tunes Show.Mas ela numca mais tras !Beijinhos de Matilde Ferreira Martins que sou eu.O meu e-mail e sapoposthoc@www.sapo.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.