sábado, 25 de abril de 2015

Dia da Liberdade: com e sem trocas

Costumo dizer que tenho 3 vidas... Primeira vida no meu primeiro casamento, segunda vida no segundo casamento e terceira vida: projecto de viver de trocas durante 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto com 1111€. Pois acho que a partir de agora vou começar a minha 4ª vida: trocas e dinheiro.

Comecei este mês um estágio na minha editora, remunerado. Nem se pode considerar bem remunerado, porque a remuneração não é muita, mas é o que temos... Contudo, se já consegui viver quase sem dinheiro, e com 50€ por mês... viver com 5 vezes mais do que isso, já é uma benção!

...Tenho andado caladinha, desde que editei o meu livro. Sobretudo tenho dado palestras um pouco por todo o país, fazendo trocas com os meus livros e meramente, a minha vida tem sido isso... além de um curso que fiz e que me deu oportunidade de fazer este estágio.

Ultimamente sinto-me muito cansada de fazer trocas e de viver sobretudo de trocas... Sinto-me presa por não poder ter possibilidade de escolha quando quero adquirir alguma coisa, ou um serviço. Isto das trocas é muito giro, mas o dinheiro dá-nos uma oportunidade de liberdade que nada mais dá... e sim, o dinheiro também é uma troca! Como eu costumo dizer, o que não torna o dinheiro menos saudável, é a forma como o utilizamos.

Posto isto, andei para aqui estes meses todos a pensar, o que fazer da vida! Sinto-me a acordar de um sonho, ou de um filme onde eu fui a protagonista... a protagonista que viveu de trocas, lutou pelas trocas e gritou aos sete ventos que o mundo com trocas seria muito mais feliz e humano! E sim, é! Mas não é lá muito livre! E por isso, acho que com este meu estágio termina o meu período oficial de trocas! Claro que não as vou deixar de fazer... e claro que ainda não tenho um trabalho que me consiga sustentar... e por isso, as trocas continuam a ter de ser feitas, mas estou cansada... e sim, ter umas moedas no bolso que me dão possibilidade de ter liberdade para adquirir o que me dá na real gana, é mesmo muito bom! Admito!

Resta saber o que vou fazer daqui para a frente... e já pensei em algumas hipóteses, mas se me quiserem dar a vossa opinião, terei mesmo muito gosto. Ora aqui vão umas ideias:
. encontrar um emprego a part-time para ter alguma sustentabilidade económica. Contudo, tem de ser algo dinâmico, na área da cultura, criatividade, comunicação, relações humanas... Algo que seja útil e que ajude os outros! Aceito propostas!
. escrever semanalmente para um jornal e/ou revista a dar dicas belivadoras, ao nível da economia, ecologia, sustentabilidade ou saúde
. ter um programa ou rubrica num canal de tv a sério. Tenho tantos projectos para entrevistar e tantas pessoas interessantes com quem falar!!!! :)
. criar uma plataforma de produtos e/ou serviços portugueses belivadores, por forma a partilhar o que de muito bom se faz no nosso país
. leccionar workshops ou fazer consultoria sobre "viver de trocas", ser mais económico e poupado e trocar as voltas à vida!

E pronto, por enquanto é o que temos! Aguardo as vossas ideias! :)

A música de hoje aqui fica: https://www.youtube.com/watch?v=_bdOTUocn5w

6 comentários:

  1. Todas as tuas hipóteses me parecem tão boas! Qual foi o curso de que falas?

    ResponderEliminar
  2. Olá. Tu és uma lutadora, uma menina de experiências. Não te conheço ao vivo, mas tenho orgulho em ti, porque não existem muitas pessoas a fazerem o que tu fazes. Creio que este mês, já li num blog ou numa revista do Jn, em que no final, dizia " ou até mesmo poder fazer uma troca e trocar isto por aquilo " e pensei logo em ti. Depois de tudo, o que passaste, no mundo das trocas, só falta um filme sobre isso, que retrate aquilo por que passaste durante estes anos. Não estou no Gozo, estou a falar a sério. Um abraço e muitos Parabéns pelo novo trabalho. Boa sorte para ti. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja pelo teu comentário e pela força que me deste! :) Realmente houve uma realizadora interessada em fazer um filme da minha vida, não sei se ainda continua... mas era algo que gostava de fazer!
      Continuação de boas leituras no meu blog e mais uma vez, grata pelas tuas palavras! :*

      Eliminar
  3. Sou a favor dos workshops e consultoria.. afinal de que serve o conhecimento se não for partilhado? ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.