quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Por mais trocas que a vida dê, (às vezes) precisamos da nossa vida de volta!

Há já alguns anos que deixei de pedir ao Universo, a Deus, ao Menino Jesus, a Alá ou a que entidade seja, o que desejo. A verdade é que sempre que peço alguma coisa, na maior parte das vezes, realiza-se e depois verifico que não é assim tão bom como imaginava. Por isso, o melhor é não pedir nada e saborear aquilo que a vida nos dá.
Claro que há coisas que desejo muito, lá do fundo de mim e não acontecem e aí penso que senão acontecem é porque não é o melhor para mim.

Depois desta vida de trocada, de voltas, de troca de vida, com trocas e com graus e mais graus a rodar e a rodopiar... tenho a sensação, que de tanto trocar, troquei tanto, fiquei toda trocada e voltei ao meu estado inicial. Acreditem que nem sempre é fácil ter um sorriso na cara, estar feliz com as escolhas, com as adaptações que fizémos na vida, ou o que desejámos. Não falo propriamente das trocas. Sim, sou mais feliz agora... mas ainda não os 111% (será que um dia lá chegarei?!)!

Não tenho saudades da minha vida de antes... num escritório a trabalhar para os números: números de horas por dia, números de euros por mês, números de formandos, número de clientes, número de compras, número de kms por dia... números e mais números... Mas acreditem que viver de trocas também tem o seu lado negro (diria mais azul-escuro) da moeda!

É certo que tenho uma vida flexível, divertida, nada monótona, que conheço mil pessoas, que faço mil profissões, que ajudo muita gente com trocas e também inspiro algumas. Mas por outro lado, sinto-me cada vez mais dependente de toda a gente: de fazer trocas, de conseguir aquilo que preciso mesmo-mesmo-mesmo para a minha subsistência, de começar a engolir uns sapos de umas trocas que nem sempre são maravilhosamente bem sucedidas (pelo menos na minha parte), de ter o meu núcleo de amigos enraízado e não uma multidão de conhecidos... Conclusão: tenho saudades de ser eu e não a "menina das trocas"!

Claro que deste título nunca mais me livro, talvez um dia digam: "Lembras-te daquela menina que viveu de trocas durante 1 ano, 11 dias... e blá blá... agora, é uma senhora!" Só que esta menina precisa de começar a ser uma senhora, a pensar no que quer da vida, para onde vai, de onde vem, e de perceber se viver de trocas quase exclusivamente não é uma prisão, pior do que aquela de se viver com dinheiro exclusivamente.

Aprendi muito... tanto! Aprendi que há coisas que não se trocam... Aprendi que há coisas que precisamos mesmo de dinheiro! Outras que o melhor é trocar... nem que seja um olhar triste por um sorriso!

E é por estas e por outras, que tomei uma decisão, que há muito já devia ter tomado! Essa decisão passa por fazer uma página de facebook para a "menina das trocas", que afinal é "figura pública", não porque é VIP, loira e sai nas revistas cor-de-rosa, mas sim, porque realmente o público, ou pelo menos o público dos jornais, revistas e tv a conhecem. Assim está na hora de dividir o que é a "Andresa - menina das trocas", na "Andresa - que quer ser uma senhora" e por isso, decidi criar uma página de facebook que me possa distinguir. Aqui vai a página que se gosta de mim e quer continuar a seguir o que eu faço: faça LIKE! 

Eu vou continuar com o meu perfil pessoal, para os meus amigos, para quem realmente conheço e para quem está comigo dia-a-dia na "pessoa que quer ser senhora"!

(Desculpem o desabafo... há dias assim!)

8 comentários:

  1. Gabo-te a coragem até agora. Não deve ser NADA fácil. Aliás, já tinha pensado para comigo muitas vezes como conseguias, se realmente não era uma prisão maior do que simplesmente: trabalhar-receber dinheiro- gastar. Porque é para isso que ele serve: gastar no que é preciso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... ou ganhar para gastar no que não é preciso! A questão é que muitas vezes trabalhamos nem sabemos para quê e compramos sem precisar de quê... esse é que é o dilema!
      Adoro trabalhar com objectivos, ou seja, hoje trabalho o dia todo para comer... amanhã para as consultas dos meus animais... por aí a fora... quando trabalhamos e recebemos um ordenado, nem sabemos para que fazemos tudo isto! :(
      Enfim divagações!!!!...

      Eliminar
    2. Lá está... Eu considero que o que "não é preciso" também é necessário. Eh eh
      Por exemplo, eu só compro umas calças quando rasgo outras de tanto as usar. Mas compro um livro, ou uma ida ao cinema, que para mim são super necessários para manter a sanidade. =) mas acredito que com as trocas se dê muito mais valor às coisas.

      Eliminar
    3. ... sim, tudo isso é verdade! Há ganhos e perdas como em tudo! Há vantagens e desvantagens... mas pronto, em modo de reflexão para ver no que isto dá! :)
      Bem haja pelas suas palavras! *

      Eliminar
  2. Olá, Andresa!
    Sou daquelas que passei a conhecê-la através das notícias, media e redes sociais.
    Sempre a admirei muito, principalmente pela primeira das primeiras decisões! Sigo-a sempre com um sorriso mas às vezes de coração apertado. Se um dia pensei que seria, a vida, bem mais feliz, livre, vivida e sentida com maior sabor, actualmente parece-me impossível, de todo, viver só de trocas, porque como você mesmo escreve acima, há coisas para as quais precisamos mesmo de dinheiro.
    Neste momento, com a minha linda bebé a crescer bem e saudável, a ideia de ser eu própria dona ou patroa da minha vida acende todos os dias nos meus pensamentos, mas o desejo que nada lhe falte é maior que tudo mais. Apesar, de enfrentar uma etapa complicada, a nível profissional, sou mais uma nos números do desemprego, olho para a minha menina e dá-me forças para acreditar que os tais sonhos são possíveis.

    Adorei este seu texto. Porque como sei bem que há dias assim, senti-o muito!
    Com trocas ou sem trocas, faça o que o seu coração pede para ser feliz!
    Muitos beijinhos e muitos sucessos para os novos projectos. Boa sorte para o seu livro!!!
    MC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem hajaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... e força... temos de continuar a belivar... nem que seja 11% em vez de 111%! :) *

      Eliminar
  3. eu aprendi mt com as trocas mas n consigo de facto viver delas, tive d acrescentar uns tostoes com peças d artesanato.
    porque as despesas fixas do estado nao têm perdão e do banco tambem nao lol
    mas de resto evito ao maximo sujar-me com dinheiro. contudo, é inevitavel, temos q andar spr em contacto com alguem em busca de roupa, comida... e cansa, cansa muito. seria menos cansativo se todos fôssemos feitos da troca:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... espero que um dia viveremos de partilhas!!! A troca é sempre bem mais complicada! :/
      Boas trocas *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.