quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Teatro à troca... com amor e lágrimas nos olhos!

Há uns tempos fui a uma feira de trocas em Coimbra... Como não tinha dinheiro para viajar até lá, coloquei no facebook se alguém por milagre ia para lá e vinha no mesmo dia! Uma amiga minha, por incrível que pareça, ia! :) E ia a outra feira! Tudo bem... Dava-me boleia e eu acompanhava-a à feira dela e depois à minha! 
Assim foi, fui à minha feira e depois fui à feira dela. Na feira dela conheci uma rapariga que disse que já me conhecia através do meu projecto e que gostava do meu trabalho. Deu-me o contacto dela! Ela era fotógrafa (ver mais https://www.facebook.com/LieveTobbackFotografia?fref=ts). Ofereceu-se prontamente para ajudar a dinamizar a loja de trocas de Coimbra, a Be Shop. Até aqui nada de novo! Continuámos a falar no facebook e fui seguindo o trabalho fotográfico dela... que é maravilhoso!!! 
Até que vi uma foto de uma peça de teatro, de uma pessoa que conhecia aqui de Lisboa! Ela disse-me que às vezes vinha a Lisboa fotografar eventos e que essa peça de teatro, em específico, era mesmo muito boa, que eu não podia perder! Motivou-me para pedir um bilhete à troca! Assim, contactei com a tal pessoa da peça de teatro, que já conhecia de outras vidas (ou seja, na minha vida antes das trocas), e disse-lhe: "A Lieve disse-me que a tua peça de teatro é muito boa. Arranjas-me um bilhete à troca?!" De imediato, a Susanation (personagem que a Susana trabalhou para esta peça. Ver mais em https://www.facebook.com/pages/Susanation/621079771282898?fref=ts) disse-me que sim! Em troca, só teria de distribuir folhetos da peça de teatro... e por sinal, uns folhetos girissimos: uns origamis em forma de coração rosa forte! Um mimo!!! Uma vontade louca de distribuir aquilo e inundar de amor tudo e mais um par de botas!
E foi hoje que fui ver a peça: "Com amor, papel manteiga e marcador" (ver mais em https://www.facebook.com/events/262061187286862/?fref=ts) que infelizmente só está em cena, hoje dia 30, amanhã dia 31 de Janeiro e sábado dia 1 de Fevereiro, no Teatro Turim, em Benfica! Mesmo a não perder!
A sinopse diz assim: "Este espectáculo toca. Toca porque viaja nas emoções, porque faz do desejo de não estar só uma aventura tonta e naiffe. Quando Susanation chega e monta a sua casa, tudo se transforma num grande jogo e o seu universo de filme de animação leva-nos a sorrir e a humedecer o olhar. É como se ao entrar neste mundo não real, a realidade apresentasse-se mais crua, mas também mais poética. Com amor, papel manteiga e marcador, fala-nos de desencontros, da amizade e da solidão; mas principalmente fala-nos ao curação (de cura) com o riso que partilhamos em 50 minutos de poesia viva."
A minha própria sinopse, é que eu ri muito e também soltei umas lágrimas, lá mais para o final, principalmente por saber que a peça foi inspirada em cartas que foram escritas para a Susana acerca do amor, da dor, da solidão... cartas de pessoas reais... daquelas pessoas que sentem o vazio e a dor e o amor, no fundo do peito!!!
Esta peça, com uma só personagem de clown, mas um clown inteligente, sedutor e imprevisível fez-me pensar novamente no amor e tirar a conclusão, que depois do amor acabar só há um caminho a fazer: tentar reanimá-lo, chorá-lo, enterrá-lo... e se mesmo assim, a dor for tão grande... a solução passa por "engoli-lo" e tê-lo cá dentro junto do coração, mas bem digerido!
Foi preciso apanhar uma boleia e ir a Coimbra para ver uma peça que me pôs lágrimas nos olhos de acreditar, que sim... no meio de solidão, o amor anda por aí... pelo céu ou pelo inferno! :)

Não percam!

"I got life, I've got lives / I've got headaches, and toothaches, and bad times too like you"... http://www.youtube.com/watch?v=pefRCQrQA-g

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.