domingo, 8 de setembro de 2013

Eu sou um Banco do Tempo em tamanho "mini"!

Já não escrevo aqui há que tempos, mas para vos dizer a verdade, também tirei uns tempos de férias... precisava de estar assim sem pensar em projecto e trocas e tal... apesar de as fazer sempre a toda a hora.

Depois dos meus dias na Quinta do Luzio, decidi voltar para a minha casa e tratar dela, para depois tratar de mim! 

E como se pode tratar de uma casa? Com o Feng Shui! "O Feng Shui quer dizer vento e água e é uma corrente de pensamento que representa o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas num determinado espaço."

Pois bem, por causa das minhas trocas e tal... conheci uma pessoa que faz consultas de feng shui em casas (ver mais em https://www.facebook.com/AbreEspaco?fref=ts) e fiquei deveras interessada! Combinámos o dia e a hora e fiz uma consulta de quase um dia inteirinho à minha casa, com direito a plantas, questionários e conversas sobre o meu sentimento face à casa e também, face à minha própria vida! 

Muito rapidamente e assim para vos explicar tudo mais ou menos, tipo "Feng shui para tótós", todas as casas estão viradas para determinados pontos cardeais e consoante essa orientação é estudada a planta da casa, colocando em cima da planta da casa um Baguá (ver mais em http://www.sagradoespaco.com.br/images/bagua.gif) para perceber quais são as áreas da casa que cada divisão se refere. Claro que o Feng Shui tem mais informação e até outras formas de ser implementado.... através do baguá e por exemplo, através do Chi das 9 estrelas (ver mais em http://www.dragaodourado.net/nove-estrelas.php). E também há o Feng shui intuitivo que é nem mais nem medos, a forma como a consultora de Feng shui analisa determinados objectos, cores, etc nas divisões da casa. E é disso que vos venho falar. E por isso, vou falar-vos da minha casa-de-banho!

Ora, a minha casa-de-banho representa a área das bençãos e prosperidade. A minha casa-de-banho estava decorada em tons de castanho, tendo um cortinado da banheira mesmo muito castanho escuro e uma estatueta com uma boneca de madeira, com pernas cruzadas e mãos na cabeça (ver imagem do post do blog), tipo: "mulher à beira de um ataque de nervos". Também na casa-de-banho tinha uns bambus que ao longo do tempo estavam a morrer e que nunca floresciam! Mal a consultora entrou na minha casa-de-banho, disse-me que sendo uma área da prosperidade e bençãos, deveria ter tons de verde e não de castanho... e que a boneca de madeira não era uma boa opção, porque além de ter pernas cruzadas e mãos na cabeça, tinha umas feições de poucos amigos... Assim fiz! Troquei o cortinado, para um verde, tirei a boneca, coloquei mais uns objectos verdes e tal e sabem o que aconteceu?!!?!? Pela primeira vez, os meus bambus começaram a florescer... estão lindos e maravilhosos e enormes... não é esquisito!?!?!?

Bem... outra indicação da consultora, foi que deveria ter uma entrada para a minha casa, alegre e bem disposta, como que a dar as boas vindas à casa! Isto porque a minha entrada e corredor, representa a área do caminho pessoal e calro, que toda a gente quer um caminho pessoal airoso, certo? Assim sendo, há coisa de um mês, recebi um email de uma rapariga a dizer que tinha lido o meu blog de ponta a ponta e que me gostava de conhecer. Lá fui eu ter com ela! Conversámos um pouco e ficámos amigas, porque na verdade temos algumas coisas em comum! :) Ao falarmos, ela contou-me que fazia desenhos animados, pinturas, etc e que tinha muita vontade de pintar paredes! Voilá!!! Era o que eu precisava... e o resultado está à vista: uma árvore com dois passarinhos na entrada da minha casa! (ver foto do post e ver trabalho da Carina: https://www.facebook.com/CarinaBeringuilho?fref=ts)

Bem... e com tudo isto, como foi de trocas?... Para vos dizer a verdade... as trocas são cada vez menos... o que se passa é que cada vez mais tenho mais contactos e mais pessoas com diversos conhecimentos e competências o que se torna cada vez mais fácil de usufruir dessas potencialidades... a maior parte das vezes, como no caso da consultora de feng shui e da Carina, as pessoas querem simplesmente ajudar e fazer o melhor que sabem pelo outro... isso é verdadeiramente belivador, não!? Mas pronto, no caso delas... a troca foi simples, além das refeições na minha casa, dei um casaco à Carina, porque ela precisava de voltar para casa quentinha e dei uns contactos profissionais para ela fazer alguns trabalhos da sua área! No caso da consultora de feng shui, além da comidinha, encontrei uma oportunidade de casa para ela... o que não deixa de ser cómico, ela ajuda-me na casa e eu arranjo-lhe casa!!! Ehehehe... 

Bem, isto tudo para dizer... que aos poucos começo com outro tipo de trocas, que não sendo as trocas de bens ou serviços, começam a ser as trocas de contactos, um verdadeiro networking, tipo Banco do Tempo, mas de forma personalizada!!! E se eu tenho esses contactos, porque não hei-de colocar esses contactos todos em contacto uns com os outros, para se estabelecerem mais e melhores redes de trabalho e de vivência?!!?...  :)

Bem... eu estou assim, a modos que um Banco do Tempo em pessoa (ver mais em http://www.bancodetempo.net/)... mas sem tempo pessoal!!!! :) 

12 comentários:

  1. olá, isso é interessante e o teu projecto também. Tu vais longe com isso, podes acreditar. é bonito fazer trocas de serviços. por vezes sinto isso, nomeadamente a um cliente que é Padeiro...eu levo-lhe o carro dele para fazer um serviço e depois torno a entregar e ele oferece-me um bolo em tom de agradecimento.. não é a mesma coisa mas sinto que existe que ainda tem pessoas que são capazes de dar, hoje em dia. Ainda existe agradecimento por parte de algumas pessoas. beijos e boa semana, boa sorte para esse projecto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... eu acho que esse exemplo é um bom exemplo também... é uma troca, oh se é! A questão é que é mais fácil do que imaginamos, fazer trocas diariamente para ajudar os outros e lhes dar satisfação... ficamos todos a ganhar! Força aí! :)

      Eliminar
  2. ha tanto tempo que nao vinha a este blog
    Beijos charmosos

    ResponderEliminar
  3. Eu também li o teu blog de ponta a ponta. És uma inspiração para mim!
    Como vai a escrita do livro? (Li num dos post que estavas a escrever um livro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhhhhhhhhhh que bom! Bem haja por essas leituras! O livro está revisto por uma amiga revisora, mas agora eu tenho de acabar de revê-lo... a ver vamos... uma coisa de cada vez!!!! :)

      Eliminar
  4. Interessante esse artigo!
    Já conhecia a pratica do Feng Shui e de alguma forma faço-o em casa, mesmo antes de ter conhecimento disso.
    A maioria das coisas faço-o de forma intuitiva, deixo-me levar pela corrente, ou como dizia o saudoso Agostinho da Silva, "boiar".
    Quanto mais "boiamos", mais nos apercebemos das coincidência significativas, ou seja, da sincronicidade.
    Voltando ao Feng Shui, nunca gostei de casas de banho sem janela. Actualmente tenho duas janelas e coloquei alguns vasos com plantas aromáticas, assim fica sempre cheirosa.
    Seria bom que todas as casas fossem feitas segundo os métodos do Feng Shui.
    Um abraço para você e que continue a "boiar", pois está a ir bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheehehh não conhecia esse termo do Agostinho da Silva... eu costumo dizer "fluir"... mas olhe... que eu acho que ultimamente não ando a boiar nada de nada... nem a fluir... ehehehe...
      Bem haja pelos seus comentários, é sempre um prazer lê-lo! :)

      Eliminar
    2. Bem... na verdade, nem eu. Estou numa fase em que não sei se estou a boiar, ou a afundar, só o tempo o dirá.
      Fique bem!

      Eliminar
    3. Eu acho que estamos nestes tempos para todos... hummm hummm... :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.