segunda-feira, 15 de julho de 2013

... quando os comboios fazem chorar!

Sempre adorei andar de comboio! Quando era mais pequena, especialmente quando ia de Lisboa para o Fundão no regional e quando havia aqueles compartimentos para seis pessoas! :) A minha avó dava-se ao trabalho de levar uma grande marmita, tipo pic nic, para ir picnicando ao longo da viagem. Como era giro! Também levávamos cartas de jogar e passávamos a viagem toda nisto! :) Divertidissimo!!! A minha avó tinha cá uma paciência!!! Ui... 

Outra memória que tenho dos comboios é a estação do Rossio quando eu tinha menos de 6 anos e quando em todos os Carnavais ia vestida a rigor e desfilava por aquele corredor comprido... Adoro a estação do Rossio! Agora ainda mais, porque tem do lado esquerdo (como quem está de frente para Sintra), una azuleijos da fábrica Constância e do autor Lima de Freitas sobre Portugal! Muitíssimos interessantes!

Muitas são as recordações que eu tenho dos comboios e das estações de comboio que fui frequentando ao longo do tempo. O que eu não imaginava é que ia ter, recordações de trabalhar na empresa dos comboios, ou seja, na CP. A verdade é que continuo a trabalhar algumas horas por mês à troca do meu passe mensal e tem sido muito interessante.

Situo-me na estação de Cais do Sodré, estação esta que precisa de mais ajuda na compra dos bilhetes das máquinas, uma vez, que está cheiinha de turistas e por isso, são eles os mais necessitados para conseguirem comprar os bilhetes para a praia... Em dias de praia, as filas são mais que muitas! Portugueses e estrangeiros, há mesmo de tudo... e tudo quer ir apanhar sol! Já me aconteceu estar mais de 2 horas e meia sem parar, a dar indicações para compra dos bilhetes... É uma coisa que não se imagina... parece que sairam todos de uma manifestação e vieram todos ao mesmo tempo! :)

Eu gosto de os ajudar... apesar do meu inglês continuar muito enferrujado, lá o vou treinando e sinto-me útil a ajudar e a desenrascar uma data de vezes... :) Tive outro dia um turista que ficou tão contente de o ter ajudado que só me dizia, gesticulando muito: "Muito obrigado, muito obrigado. Não sei o que seria de mim sem você aqui!!!" Repetindo uma data de vezes... até parecia que me queria dar um beijo na testa!!! :) Ehehehe... 

Este fim-de-semana estive a ajudar a comprar os bilhetes para o Optimus Alive... 7 horas em cada dia a ajudar a comprar bilhetes... meus ricos pezinhos... o que me doeram no final do dia! Mas adiante... hoje pude aperceber-me de como há tanta gente diferente pelo mundo... e tanta gente bonita... e gente simpática... e gente mal disposta... e gente apressada... e gente em paz... e gente e mais gente que até dá vontade de chorar!!! Sim, hoje vieram-me as lágrimas aos olhos uma mão cheia de vezes, pelas pessoas bonitas e simpáticas e com sorrisos genuínos que apanhei! Pessoas que olham de igual para igual e ficam sensibilizadas apenas e só, porque as ajudamos a comprar um mero bilhete de comboio.

Gente de todos os modos e feitios... gente com tatuagens, gente com cabelo cor-de-rosa, gente que leva os netos para ir à praia, gente que usa florzinhas no cabelo tipo musa, gente que sorri, gente que tem phones 24 horas por dia e nem percebeu que eu estava ali ao lado a querer ajudar, gente que estava tão apressada e zangada de ir para o trabalho, que diz: "logo que vi que havia concerto... não há paciência, quer uma pessoa comprar bilhete para trabalhar e vai esta gente para o concerto." Enfim... gente para todos os gostos e feitios!!!

E quanto mais gente conheço... mais gosto dos meus "colegas" da CP! Gente com muita paciência... gente que trabalha há mais de 40 anos no mesmo serviço e que ouve as mesmas pessoas e as mesmas reclamações e os mesmos tipos de pedidos... Mas sobretudo gente mesmo muito simpática que me acolheu e me ajuda sempre com toda a paciência do mundo e com um grande sorriso nos lábios... independentemente das filas, dos maus humores dos clientes ou das greves dos maquinistas.

É um facto: cada vez gosto mais de gente... e de todos os tipos! :)

3 comentários:

  1. Olá. és do Fundão? Eu também adorava e adoro andar de comboio. Adorava andar de transportes, razão pela qual não queria a carta de condução. Hoje adoro conduzir. Desde cedo, ia sempre para o Marco de Canaveses, de comboio ou de camioneta...sabia muito bem. As pessoas da Cp são boas pessoas, pelo menos aqueles que conheço. a menina, está bem? kiss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não sou do Fundão, mas passava lá as férias com os meus avós e as minhas lembranças são mesmo daí!!!
      Andar de comboio é assim melancolicamente romântico!!! :)
      Besito

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.