segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Eu e o meu molho de grelos

Lembro-me muito bem, de quando era pequena fazer grandes birras para não comer verduras ou salada, ou fruta ou tal... Bem, tudo o que tivesse a ver com alimentação saudável. Bem, isto só até aos 6 anos de idade quando vivi com os meus avós e quando tinha a sorte (ou o azar) de escolher diariamente o que comer, baseando-se sobretudo em batatas fritas, ovos estrelados e bifes. Sem contar com os milhentos bolos, gelados e gomas. Enfim... o que é certo é que quando me mudei para Castelo Branco, para viver definitivamente com os meus pais, a coisa mudou de figura e passei a comer tudo e a gostar de tudo. Mas para vos dizer a verdade, grelos foi uma das coisas que nunca fui muito apreciadora, só para que saibam!

Lembro-me da minha família fazer grelos com tudo: na sopa, no arroz, em esparregado... Eu sei lá mais o quê... O meu avô, produtor de cerejas, tinha também uma horta e pelos vistos, os grelos eram bem abonados na zona. Mas grelos, nunca foi a minha "especialidade"... ehehehhe... Felizmente que a partir do momento em que comecei a viver com os meus pais, os meus gostos alimentares adaptaram-se mais e deixei de pura e simplesmente comer, aquilo que me dava na real gana. Os avós são maravilhosos para muitas coisas, mas também nos estragam com muitas mais. E talvez esta minha alimentação na infância não me tenha ajudado muito a me organizar na adolescência e fase adulta.

Mas pronto, isto tudo para vos dizer, que agora sou uma moçoila que gosta de tudo o que é verde, saladas, legumes, fruta e sei lá mais o quê... E tenho-vos a dizer também que ultimamente tem sido difícil angariar estas coisinhas, porque com a falta de tempo e excesso de trabalho que tenho tido, as trocas ficaram para segundas núpcias. Há já praí um mês ou mais, que não via verduras cá por casa, mas felizmente que fui dar uma palestra e a minha troca foi um cabaz cheio de comidinha verdinha e fresquinha! Fiquei tão, mas tão feliz... que vocês nem imaginam!

Feliz, também fiquei hoje quando fui passear a minha cadela ao sítio do costume, aqui perto da minha casa e vejo uma senhora, dona de uma pequena mercearia a dirigir-se para o lixo, para deitar fora 5 molhos de grelos! E eu pensei: "Pára tudo." E não só pensei como disse à senhora: "Vai deitar isso tudo fora? Mas estão assim tão maus?" E ela disse-me: "Nem por isso. Tome lá." E eu fiquei para ali a pensar no desperdício daquilo e a pensar como poderia alguma vez na vida, ficar feliz por levar 5 molhos de grelos para casa, ainda por cima, quando não sou apreciadora de grelos! Mas fiquei tão mas tão feliz de mais "verde" entrar na minha casa, que vocês nem queiram saber!

E foi assim... e foi assim que hoje fiquei feliz por me deliciar com uma bela sopinha de abóbora, cenoura e os belos grelos, que outrora fiz birra!

2 comentários:

  1. a felicidade é um estado de espírito momentâneo, os grelos frescos são sempre verdes :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.