domingo, 7 de outubro de 2012

Sem papel não há fritos!

Cá em casa, há muito tempo que não uso: guardanapos, rolo de cozinha, toalhitas de limpeza (vidros, madeira, multi-usos), toalhitas corporais, toalhitas auto-bronzeantes, lenços de papel, toalhitas desmaquilhantes, toalhitas de limpar o chão com esfregona apropriada, toalhitas de papel para ter na sala se caísse alguma coisa para o chão, toalhitas para limpar sapatos ou demais materiais derivados do papel para limpeza da casa ou de higiene pessoal! Como já disse num post anterior, a única coisa que ainda por cá prevalece é mesmo o "Senhor" papel higiénico! Mas tem os dias contados... assim espero!

Ora bem, isto tudo para vos dizer que eu, no meu antigamente, era uma viciada em todos estes produtos derivados do papel, que vos acabei de descrever e por isso, viciada também em não ser nada ecológica, nem poupada, nem saudável, nem sustentável! Percebi que com a minha vida a caminhar para a simplicidade, pode-se usar na maior parte dos casos, um tecido para todas estas coisas! E o tecido pode pura e simplesmente lavar-se de seguida! Claro que há coisas que deixei de usar totalmente, como as toalhitas bronzeantes ou as de limpar o chão, ou para limpar sapatos ou para me desmaquilhar! Bem........... a quantidade de coisas que foram inventadas só para gastarmos dinheiro, não? Digo-vos, das coisas que me dava mais prazer a comprar, eram mesmo este tipo de coisas de usar e deita fora, de "fast-uso", de "pensamento-bloqueado" para a ecologia... Adorava ir a hipermercados e ver o corredor da parte da higiene para casa, só para trazer uma data destas coisas para experimentar... sem contar também com os cheiros que se colocam 24h na ficha eléctrica de mil e um aromas! Algo que hoje, nem o cheiro consigo suportar, nem a suportaria a conta da electricidade com esse gasto acrescido!

Bem, mas isto tudo para vos dizer... que como a falta de papel (e não só a falta de papel - cheta) nesta casa abunda, quando dou por mim a meio de fritar uns calamares, tive a seguinte clarividência: "Não tenho papel para os ensopar, e agora?" Pois é!... A única solução era o belo do papel higiénico!... Não foi preciso, porque a minha colega de casa deu-me um guardanapo dos dela... mas eu fiquei a pensar naquilo... "Ora faço fritos, preciso de papel de ensopar... contudo, frito não é lá muito saudável, nem muito ecológico né? E isso alia-se a ter de comprar o papel que também não é muito ecológico nem poupado, né?..."

E foi com este pensamento, que me pus a matutar, que tudo está ligado!!! Não podemos querer ser ecológicos, sem sermos poupados... ou saudáveis sem sermos ecológicos... ou poupados sem sermos saudáveis... tudo está mesmo, misteriosamente e deliciosamente misturado! E isso é bom... começo a perceber, que quando se muda uma parte, todas as outras vêm por arrasto... pois só assim, se muda de forma integral! 

Os fritos vão terminar nesta casa... ai se vão! É que o alimento importa mesmo... e a forma como é feito também! http://www.youtube.com/watch?v=i8FyLcj0d2I&feature=related

6 comentários:

  1. Os fritos entopem as canalizações, as nossas e as da casa, aumenta o gasto de água e de detergente. bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abaixo os fritos... já não os comia há muito tempo... e qualquer dia é de vez! :)

      Eliminar
  2. Olá Andresa!
    Que lindo exemplo tu dás, para não falar na inspiração...

    É mesmo verdade, está tudo tão interligado, é como toda a vida na Terra.

    beijinho GRANDE e abraço looooooongooooooo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... a inspiração está a nascer-me, eu também não era assim, nem percebia nada disto... enfim, fui acordando e despertando... um dia de cada vez!
      Grata*

      Eliminar
  3. Olá, boa noite
    Apenas gostava de lembrar que os óleos que usamos para fritar devem ser colocados num "Oleão" ou, se não tiver um próximo de casa, vertidos para uma garrafa e colocados no lixo. Nunca devem ser vertidos pela pia abaixo. Os óleos, se forem recolhidos e tratados, podem ser usados como biocombustível!
    E não é necessário banir os fritos. Deixo aqui uma ideia que aprendi em Peniche: utilizar o papel dos sacos de pão das padarias como papel absorvente. Já experimentei e funciona razoavelmente!
    Até breve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... é verdade!!!
      Essa dos sacos das padarias é muito giro!! :) Adorei! Se eu arranjar alguma padaria que me troque o pão, tenho o problema resolvido!
      Besito*

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.